Buscar

Gênero Comentário - Filosofia II - Robson Brito

Prévia do material em texto

FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
GÊNERO COMENTÁRIO
FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA
BELO HORIZONTE
2016
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS 
PUCMG
DIREITO – FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA – ROBSON FIGUEIREDO DE BRITO
PUC Minas
CURSO DE DIREITO
FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA
GÊNERO COMENTÁRIO.
IANN SOUZA MARTINS
ANA D’ARC NERY EVANGELISTA
BELO HORIZONTE2016
2016
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC MINAS
IANN SOUZA MARTINS
ANA D’ARC NERY EVANGELISTA
FILOSOFIA: ANTROPOLOGIA E ÉTICA
GÊNERO COMENTÁRIO.
Comentários sobre os textos “A importância dos jogos de linguagem na educação infantil” de Wittgenstein e “Problemas fundamentais do método sociológico da linguagem” extraído do livro “Marxismo e filosofia da linguagem”, apresentado ao Primeiro Período do Curso de Direito da Puc Minas para obtenção de pontos na disciplina de Filosofia: Antropologia e Ética pelos alunos IANN SOUZA MARTINS e ANA D’ARC NERY EVANGELISTA
Orientador Prof. ROBSON FIGUEIREDO DE BRITO
BELO HORIZONTE
2016
 COMENTÁRIO
IANN SOUZA MARTINS
ANA D’ARC NERY EVANGELISTA
SOBRE OS JOGOS DE LINGUAGEM
Wittgenstein afirma que existe um paralelismo entre dois mundos distintos, que são o mundo dos fatos e a estrutura da linguagem em si, se propondo a apresentar as diversas formas de linguagem, pesquisar e discutir os seus significados onde as variáveis formas de linguagens presentes no dia-a-dia, como consequência, ele desenvolve a teoria dos jogos de linguagem, conceituando os “jogos de linguagem” assim sendo um agrupamento de várias formas de significados das palavras que, apesar de não possuírem um único significado fixo, existe um movimento eterno e têm a finalidade de distinguir e designar uma expressão especifica em cada contexto. 
As palavras possuem diversos significados distintos de acordo com a inserção em cada frase, sendo que o seu significado será determinado de acordo com o seu uso, onde está inserido o sujeito e seu grupo social.
A cultura e o meio social em que está inserido o sujeito da fala, tem um papel importantemente forte para o entendimento e compreensão de cada tipo de jogo de linguagem, onde que apenas os indivíduos inseridos neste meio irão entender o seu significado. O próprio movimento da linguagem é responsável por definir e criar diversos outros novos “jogos de linguagem” e também colocá-los no esquecimento. 
O jogo de linguagem que é compreendido em uma cultura, é usado e dia-a-dia em seu cotidiano, mais em várias outras indeterminadas culturas, por questões ideológicas variadas, os mesmos “jogos de linguagens” serão reprimidos. Esses Jogos exprimem um lugar social do indivíduo, a partir de um conjunto de signos reunidos em um código de preexistente no meio social. As diversas formas de linguagem transcendem aos métodos de comunicação entre os indivíduos, onde a linguagem representa o lugar social que os sujeitos estão inseridos. Os textos que tratam da linguagem nos mostram todas as dimensões filosóficas que os englobam. Baktin, centraliza em sua tese o protagonismo do indivíduo, onde o mesmo expressa o que há em seu interior, a palavra funciona para ele como um funil, um campo comum de entendimento entre locutor e interlocutor.
A estrutura da enunciação é uma estrutura social, e sua enunciação só se torna efetiva entre falantes, portanto ato de fala individual é uma “contradictio in adjecto” ou seja, uma contradição em termos. 
BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Ivanaldo. Wittgenstein e a importância dos jogos de linguagem na educação infantil. EDUCAÇÃO & LINGUAGEM * ANO 11 * Nº 17 * 160-167, JAN, -JUN. 2008
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich./VOLOCHINOV, V.N. “Marxismo e a filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem”. 15ª. Ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo, Hucitec, 2009, 2003p (A interação verbal).

Continue navegando