Buscar

Simulado ENADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado ENADE: 2016.01
	
	
	 1a Questão (Ref.: 825271)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Cadernos de Atenção ao Pré-Natal de baixo risco (MS, 2013), o diagnóstico da gravidez pode ser feito pelo médico ou pelo(a) enfermeiro(a) da unidade básica. No início da gestação, as mulheres informam e(ou) identificam a presença de sinais conhecidos como presuntivos, de probabilidade e de certeza. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes, assinalendo a resposta correta:
		
	
	O aumento da frequência urinária e o aumento de náuseas da paciente são sinais de probabilidade da gestação.
	
	o exame B-HCG positivo indica sinal de certeza de gravidez.
	 
	São considerados sinais de certeza de gestação o coração fetal audível por meio do exame doppler, a palpação do movimento fetal e a evidência da ultrassonografia fetal.
	 
	Amenorréia, fadiga e alterações mamárias, se relatadas pela paciente, indicarão sinais de presunção de gravidez.
	
	Sinal de rechaço, contrações de Braxton Hicks e sinal de Goodell são considerados sinais de probabilidade de gestação.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 825275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A infecção do trato urinário (ITU) é a infecção hospitalar relacionada a procedimentos invasivos mais comuns, compreendendo mais de 40% de todas as infecções adquiridas em instituições. A simples introdução da sonda vesical causa, em 6,5% dos pacientes, bacteremia transitória. Das medidas de prevenção de Infecção do Trato Urinário, recomenda-se:
		
	
	O sistema utilizado no cateterismo urinário de demora deverá ser aberto ao meio ambiente e estéril.
	
	realizar manipulações diárias do cateter ou antissepsia do meato, com soluções antissépticas ou pomadas bactericidas.
	 
	A higienização das mãos deverá ser realizada imediatamente antes e após sondagem ou manipulação de quaisquer componentes do cateter urinário.
	
	A drenagem da urina da bolsa coletora deve ocorrer através da desconexão dessa com a sonda.
	
	Trocar diariamente o cateter vesical de demora, utilizando técnica asséptica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 825272)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A anticoncepção de emergência, também conhecida como "pílula do dia seguinte", é uma alternativa de caráter excepcional, utilizada apenas em situações de emergência, tais como relação sexual não planejada e desprotegida, uso inadequado de métodos anticoncepcionais, falha contraceptiva presumida e violência sexual. Até quanto tempo pode ser utilizado ess emétodo após o coito desprotegido?
		
	 
	72 horas
	
	12 horas
	
	48 horas
	
	3 dias
	 
	5 dias
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 825273)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Conforme Controle dos cânceres do colo do útero e da mama (BRASIL, 2013), para o rastreamento de câncer de mama, qual é a recomendação na faixa etária de mulheres entre 40 e 49 anos de idade?
		
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização anual do exame clínico das mamas e, nos casos alterados, a complementação com exame mamográfico.
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização semestral da mamografia e a ultrassonografia uma vez por ano.
	
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização mensal do auto-exame das e da ultrassonografia a cada dois anos.
	 
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nessa faixa etária é a realização anual do exame clínico das mamas e da mamografia a cada dois anos.
	 
	A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres nesta faixa etária é a realização mensal do auto-exame das mamas e da mamografia uma vez por ano.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 830373)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Mário, 40 anos, compareceu ao Pronto Socorro com queixa de cefaleia intensa e fotofobia. Na avaliação inicial, o enfermeiro mediu a pressão arterial utilizando um manguito com largura que correspondia a 40% da circunferência de seu braço e bolsa inflável de comprimento que envolvia 90% do braço. Durante a deflação do manguito o enfermeiro auscultou o primeiro som (Fase I de Korotkoff) no valor de 138 mmHg na escala do manômetro, porém os sons persistiram até o zero, com abafamento no valor de 88 mmHg. Considerando as circunstâncias descritas e as observações realizadas, qual o registro correto relacionado com os valores da pressão arterial?
		
	 
	PA = 138/88/0 mmHg.
	
	PA = 135/85/0 mmHg (manguito estreito em relação à circunferência do braço).
	
	PA = 135/85 mmHg.
	 
	PA = 138/88 mmHg (manguito estreito em relação à circunferência do braço).
	
	PA = 135/0 mmHg.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 825276)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Qual destas etapas consiste em um processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença?
		
	
	Avaliação dos resultados de enfermagem.
	
	Diagnóstico de enfermagem
	
	Planejamento da assistência
	 
	Coleta de dados de enfermagem
	
	Implementação da assistência
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 825264)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de alguns aspectos da enfermagem, comunicados com o objetivo de descrever, explicar, prever e/ou prescrever cuidados de enfermagem, sendo esses o alicerce do caráter científico da Enfermagem. Vários foram os teóricos que contribuíram com a melhoria da assistência. Sobre esses teóricos, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Hildegard E. Peplau vvisualizou o fenômeno de enfermagem como um processo interpessoal cujo foco principal está centralizado na enfermeira e no paciente. Pretende identificar conceitos e princípios que dêem suporte às relações interpessoais que se processam na prática da enfermagem.
	
	Wanda Horta construiu sua teoria utilizando-se com base a teoria das necessidades humana básicas
	
	Nigthtingale defende que o enfermeiro manipula o ambiente do cliente para regular o nível adequado de ruídos, nutrição, higiene, iluminação, conforto e socialização.
	 
	Orem propôs a teoria transcultural com o objetivo de adequar os cuidados de enfermagem a cultura de cada paciente.
	
	King afirma que o julgamento da evolução do paciente deve se dar pelo alcance das metas traçadas, permitindo a avaliação da evolução e a redefinição de metas, quando necessário, com o paciente.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 825274)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O crescimento é conceituado como a multiplicação das células e aumento de tamanho, resultando em aumento de peso do todo ou de qualquer de suas partes. Com relação aos dados antropométricos e o crescimento da criança normal, é incorreto afirmar que:
		
	
	A altura no nascimento aumenta em aproximadamente 50% ao fim do primeiro ano de vida.
	
	No 1º ano a criança aumenta 25 cm, sendo 15 cm no 1º semestre e 10 cm no 2º semestre.
	
	RN perde 10% do peso de nascimento em torno de 3 a 4 dias e recupera em torno do 10º dia.
	 
	O perímetro cefálico deve ser avaliado em especial ao longo do primeiro ano de vida, pois seu aumenta cerca de 10 cm, sendo 1,0 por mês nos primeiros 8 meses e 0,5 por mês de 9 a 12 meses).
	 
	O crescimento linear ou altura ocorre como resultado do crescimento esquelético e é considerado uma medida estável do crescimento geral.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 825277)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao relacionarmos a produção tecnológica com a enfermagem, estamos nos aproximando das alternativas criativas quea equipe de enfermagem lança mão para superar suas dificuldades. Estas estão atreladas, na maioria das vezes, a circunstâncias de precariedade das condições de trabalho, qualquer que seja o espaço institucional aonde venha se desenvolvendo, ou a situações de determinados clientes que exigem mais do que as técnicas convencionais que a enfermagem oferece como alternativas de solução (KOERICH et a, 2006). Sobre o trecho acima, responda ao questionamento. Com relação aos tipos de tecnologias envolvidas no trabalho em saúde, marque a alternativa correta
		
	
	Quando a enfermeira Joana realizou o exame físico em Paula utilizou apenas tecnologias leves do cuidar, pois o estetoscópio, por exemplo, se constitui em uma tecnologia simples.
	 
	Para diagnosticar uma doença, Maria precisou utilizar várias tecnologias duras, como por exemplo, a tomografia computadorizada.
	
	Para a realização de uma punção venosa, o enfermeiro utiliza apenas o conhecimento dele, a saber, tecnologia leve-dura.
	 
	Ao conversar com o paciente João, o enfermeiro Marcos está aplicando uma tecnologia leve-dura, pois utiliza o diálogo e o prontuário do paciente
	
	Para construir um protocolo sobre exame físico o enfermeiro utiliza apenas tecnologia dura, pois precisará apenas do material, como folhas, para a sua elaboração.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 825267)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no País em um ano. Isso significa que mais de 308 mil pessoas faleceram principalmente de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).  A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com maior índice de mortes por doenças cardiovasculares." 
(DATASUS, 2011) 
Considerando que o enfermeiro atua em setores de alta complexidade, entre eles a emergência, analise as afirmativas abaixo:
I. A angina instável acontece geralmente desencadeada por estresse ou exercícios físicos, porém melhora com o repouso.
II. Para a confirmação bioquímica do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), o marcador de necrose miocárdica mais utilizado é a troponina I.
III. As artérias coronárias são supridas de oxigênio no momento da diástole ventricular pelo sangue que se encontra na Aorta através do refluxo. 
IV. Os pacientes com suspeita de Síndrome Coronariana Aguda devem receber a dose oral de aspirina de 100 mg.
Após a análise das afirmativas abaixo, marque a única opção correta:
		
	
	I, IV
	
	I, III, IV
	
	I, II
	
	I, II, III
	 
	II, III

Outros materiais