Buscar

EDUCAÇÃO ESPECIAL AV1

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0068_AV1_201403184161 » EDUCAÇÃO ESPECIAL      
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201403184161 - RAFAEL MORAES ARANTES
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 1,5     Data: 02/10/2014 18:00:04 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 41950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conjunto de ideias que terminaram por definir o paradigma médico-assistencialista no campo da Educação Especial tinha como objetivo principal:
		
	
	o trabalho pedagógico em escola regular.
	
	pesquisar as melhores estratégias para educar crianças portadoras de deficiências sensoriais
	
	a inclusão de todos os alunos na rede regular de ensino.
	
	a integração do aluno com deficiência na rede de ensino, o mais próximo possível da escola regular.
	 
	o cuidar e proteger a pessoa com deficiência, sem ênfase na sua escolarização.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 41287)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Das alternativas abaixo, marque a única que representa a concepção que a Antiguidade tinha sobre pessoas portadoras de deficiência.
		
	
	Eram pessoas dotadas de uma inteligência sobrenatural, capaz de compreender o mundo das ideias.
	
	Eram entidades com poderes sobrenaturais e por isso, deveriam ser exorcizados pelos sacerdotes cristãos.
	
	Eram filhos de Deus e mereciam toda a atenção e cuidado de seus pais e comunidade.
	
	Eram provações enviadas pelos Deuses para purificar todos os que convivessem e cuidassem de suas deficiências.
	 
	Nem sequer eram considerados humanos, pois o ideal de homem era previsto como perfeito pela influência da cultura clássica.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 41313)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maurício possui sérias dificuldades de aprendizagem, seu desempenho acadêmico é inferior ao restante da turma. Em relação ao processo educacional de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem é correto afirmar que:
		
	
	Os diversos condicionantes orgânicos, sócio-culturais e psíquicos não influenciam no sucesso ou no insucesso escolar dos alunos.
	 
	Não pode ser atribuída exclusivamente ao aluno, isentando a escola e o professor de suas responsabilidades.
	
	O tempo para aprendizagem deste aluno deve ser semelhante a de toda a turma, sem a eliminação de alguns conteúdos não-essenciais.
	
	A genética representa o único elemento determinante do fracasso ou sucesso escolar.
	
	Maurício não realiza as tarefas de casa, assim a ação escolar não pode ser exercida sem a efetiva contribuição da família.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 41862)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em 1825, o Sistema Braille foi criado por Louis Braille e transformou o processo de domínio da linguagem da pessoa cega. Podemos afirmar que o Braille:
		
	
	é um código de leitura e escrita viso-gestual.
	
	é uma língua de sinais.
	 
	é um código de leitura e escrita que utiliza o recurso da escrita em relevo e da leitura tátil.
	
	é uma língua gestual.
	
	é uma língua cinestésica e universal para todos os cegos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 41985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em depoimento à Revista Inclusão n° 4 (MEC, 2007, p.46-47), uma aluna cega resgata sua história de vida escolar contando que: "a descoberta da minha deficiência iniciou-se com o aparecimento de minhas dificuldades, a partir da exigência de se copiar a matéria do quadro. Lembro-me de ter sido colocada em uma carteira perto do quadro para enxergar as letras. Mesmo assim, sentia dificuldades e acabava por ficar isolada das outras crianças e não queria ir mais às aulas. Devido a essas circunstâncias, passei o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar". Podemos concluir, a partir desse depoimento que:
		
	
	o trabalho de acompanhamento extra-escolar garantiu a inclusão da aluna na escola regular.
	 
	a aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
	
	a aluna esteve integrada na escola regular e recebeu apoio especializado.
	
	O isolamento da aula é um comportamento esperado pela escola em decorrência de sua deficiência sensorial
	
	a aluna recebeu as adaptações que a escola poderia oferecer e se beneficiou da inserção na escola regular.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 41288)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na Idade Moderna a ciência criou um discurso sobre a deficiência que era determinista e fatalista, pois preconizavam que a deficiência acontecia por influência genética e era determinante por toda a vida. Essa concepção trouxe qual prática para o atendimento e cuidado das pessoas portadoras de necessidades especiais?
		
	
	Uma luta anti-manicomial com o objetivo de humanizar as formas de tratamento e inserir o deficiente na sociedade de forma responsável.
	
	Criação de medicamentos poderosos que prometiam acabar com a deficiência a partir da utilização de drogas caras.
	 
	Criação de oficinas de Terapia Ocupacional para promover a produtibilidade dos deficientes e encorajá-los a administrarem a própria vida.
	 
	Criação de asilos, manicômios e instituições que segregassem os deficientes para lhes dispensar o tratamento adequado por serem anormais.
	
	Criação de escolas particulares para que esses indivíduos reforçassem o estudo sobre as ciências.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 41792)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação às legislações nacionais que asseguram a inclusão de pessoas com deficiências na rede regular de ensino, assinale a única alternativa correta.
		
	 
	A Educação Especial para ser oferecida na Rede regular de ensino precisa estar alinhada às Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	 
	Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, desta forma, a criança terá atividades diferenciadas em horário de escolaridade oposto ao seu para complementar sua aprendizagem e a construção de habilidades e autonomia nas Atividades de Vida Diária.
	
	A Educação Especial será ofertada apenas em pólos especiais nos quais haverá profissionais mais capacitados para a educação de alunos com deficiências mentais e sensoriais.
	
	A Educação Especial oferece um atendimento clínico especializado no horário posterior a escolarização. Neste, o deficiente pode ser consultado por especialistas e receber a atenção merecida dos serviços de saúde.
	
	Falar em Inclusão significa que as pessoas deficientes e com dificuldades de aprendizagens devem ser educadas nas salas de recurso ao invés de estarem participando das atividades junto com os colegas da rede regular. Esse cuidado vem sendo tomado para impedir que os alunos que apresentam deficiências possam não se apropriar dos conteúdos administrados pelo professor regente. A lei assegura a permanência da pessoa com deficiência na rede regular de ensino, desde que ela traga por sua conta e capacitação, um profissional que atue como mediador entre o aluno deficiente e seus demais pares de interação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 249988)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sabemos que o Atendimento Educacional Especializado é um direito, toda escola deverá oferecer esse trabalho para atender às necessidades do aluno com deficiência. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um objetivo que devemos trabalhar junto ao aluno com deficiência física:
		
	
	Disponibilizar os recursos que favoreçam o acesso do aluno ao currículo comum.
	
	Construir acessibilidade ao espaço físico da escola.Construir parcerias com toda comunidade escolar para a definição de estratégias pedagógicas.
	 
	Facilitar o trabalho com LIBRAS.
	
	Promover a participação em todos os projetos e atividades escolares.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 41314)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao longo da história, vários paradigmas influenciaram as concepções, crenças e atitudes relacionadas às pessoas com necessidades especiais. Em relação ao paradigma da Exclusão qual o modelo de atendimento pode ser esperado? Marque a resposta correta.
		
	 
	O atendimento clínico era sistemático e em parceria com as escolas e entidades governamentais.
	 
	Não havia atendimento, pois a sociedade se isentou de cuidar e tratar de pessoas com necessidades especiais.
	
	Havia tratamento psicoterápico e os deficientes eram enviados por suas famílias.
	
	Havia um tratamento alternativo que relacionava a cura à religiosidade cristã, desta forma, para se curar era necessário professar o cristianismo.
	
	O atendimento era feito com especialistas que utilizavam a ciência para excluir os diagnósticos incorretos e buscar uma identificação da necessidade especial para tratá-la.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 249990)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação( Art. 2o - Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011).
O trabalho desenvolvido pelo atendimento educacional especializado com o aluno com deficiência física, tem o objetivo de contribuir para :
		
	 
	o desempenho do aluno em relação à comunicação, mobilidade, interação social, construção de conhecimento, dentre outros aspectos.
	
	O desenvolvimento de processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.
	
	o aprendizado de atividades de vida autônoma, do sistema braille, utilização do sorobã, orientação e mobilidade.
	
	promoção e acesso do aluno ao conhecimento escolar em duas línguas: Libras e Língua Portuguesa.
	
	o aprendizado de comportamentos sociais adequados, como, por exemplo, estabelecer contato visual. Criar e estabelecer uma comunicação alternativa, que permite ser realizada em sala de aula.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando