Buscar

Simulado de Antropologia

Prévia do material em texto

Simulado: CEL0466_SM_201409222161 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): TACIANE GRAZIELE SANTOS
	Matrícula: 201409222161
	Desempenho: 8,0 de 10,0
	Data: 20/04/2016 21:11:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201409869440)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Cultura pode significar cultivo do espírito, a criação de obras de arte e a criação de obras da ciência e da filosofia. Ao tomar como critério para definição de cultura a educação formal, o conhecimento científico e as chamadas "belas artes" é que as pessoas classificam umas às outras como "cultas" e "incultas".
No entanto, sobre essa proposição é correto afirmar que:
I. Não há indivíduo humano desprovido de cultura,exceto o recém-nascido porque ainda não sofreu o processo de endoculturação ou uma pessoa que foi privada do convívio humano por toda a sua vida.
II. Pessoas "cultas" são aquelas que tiveram acesso à boa educação, como intelectuais, cientistas e artistas, e pessoas "incultas" aquelas analfabetas ou semi-analfabetas.
III. A classificação de pessoas como cultas ou incultas é aceita em termos de senso comum, mas não tem fundamento em nenhuma teoria científica que mereça credibilidade.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	As alternativas I e II estão corretas
	 
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409867326)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos fatores que contribuiu para o desenvolvimento da Antropologia como ciência foram os relatos elaborados por viajantes, missionários e funcionários dos Impérios Coloniais na África e América no século XIX. A primeira geração de antropólogos formulava, portanto, suas teorias e grandes generalizações em seus escritórios, a partir de informações compiladas por terceiros. Predominava nesse período o paradigma evolucionista. O evolucionismo pressupunha...
I.A existência de uma história única para cada povo e civilização, não sendo possível considerar alguns povos como "primitivos" e outros como "civilizados".
II.Os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento, considerada uma linha de evolução rumo ao progresso.
III.A sociedade ocidental européia expressava o nível mais adiantado de progresso alcançado pela humanidade, enquanto os demais povos, do Oriente, África, América e Austrália, ainda estavam nos estágios inferiores da evolução.
Assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as alternativas estão corretas
	 
	As alternativas II e III estão corretas
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e II estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409477063)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Cf. UEL - 2003) O etnocentrismo pode ser definido como uma "atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. (...) Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo (WILLEMS, E. Dicionário de Sociologia. Porto Alegre: Editora Globo, 1970. p. 125.)" Com base no texto assinale a alternativa cujo discurso revela uma atitude etnocêntrica:
		
	 
	A existência de culturas subdesenvolvidas relaciona-se à presença, em sua formação, de etnias de tipo incivilizado.
	
	Os critérios de julgamento das culturas diferentes devem primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria a cada uma delas.
	
	As culturas podem conviver de forma democrática, dada a inexistência de relações de superioridade e inferioridade entre as mesmas.
	
	O encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	Os povos indígenas possuem um acúmulo de saberes que podem influenciar as formas de conhecimentos ocidentais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409867355)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O novo interesse pela história e pelo desenvolvimento social foi despertado pela rapidez e profundidade da transformação social e pelo contraste das culturas, que as viagens dos descobrimentos revelaram à atenção do Homem... (Bottomore - Introdução à Sociologia, 1973) 
Dois fatos contribuíram de maneira substancial para o surgimento da Sociologia.
Assinale a alternativa correta:
		
	 
	A Revolução Industrial e a Revolução Francesa
	
	A Revolução Francesa e a Revolução Chinesa
	 
	A Revolução Industrial e a Primeira Guerra Mundial
	
	A primeira e a segunda guerras mundiais
	
	A Revolução Chinesa e a Guerra do Vietnã
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201409867010)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O século XIX foi marcado por várias mudanças importantes. Uma delas é o fato de alguns pensadores, inclusive Émile Durkheim, terem se dedicado à fundação de uma nova ciência, cujo objetivo era dar conta das coisas da sociedade, abandonando a arte política e a simples especulação.
São principais aspectos da teoria sociológica de Durkheim, EXECETO:
		
	
	A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões (conceito de estrutura).
	 
	Os valores da sociedade onde vivem as pessoas não influenciam o processo de educação das mesmas.
	
	A sociedade é algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adota de valores e princípios morais.
	
	Na sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social.
	
	Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409840687)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Toda a teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais têm existência própria e independem daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular. Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento." Essa constatação está na base do que Durkheim chamou de:
		
	
	consciência de classe
	 
	consciência coletiva
	 
	alienação
	
	solidariedade social
	
	solidariedade orgânica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201409943288)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na sociologia de Durkheim, a educação pode ser definida enquanto:
		
	
	Ciência transmissora de conteúdos pedagógicos
	 
	A transmissão de valores de uma geração para a outra
	
	A divisão social do trabalho
	
	A ciência da humanidade
	
	Nenhuma das anteriores
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201409820878)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Durkheim, a educação é uma poderosa ferramenta de socialização metódica das novas gerações, que a facilita a incorporação das representações coletivas por parte dos indivíduos, que fazem parte de um determinado grupo social. Neste sentido, para o autor, uma das principais funções sociais da educação seria:
		
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados psíquicos, que permitam uma formação de qualidade, sobretudo no aspecto intelectual.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que a tornem apta ao desempenho de funções adequadas no mercado de trabalho.suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados morais e emocionais, que a tornem capaz de vencer num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
	 
	suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, que lhe exigem a sociedade e o meio moral ao qual ela se encontra vinculada.
	
	suscitar e desenvolver nas crianças determinados estados intelectuais, que permitam a ela ter uma formação integral em diferentes níveis.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201409867188)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A transformação de um tipo de sociedade para outro, ou de um modo de produção a outro, se dá por meio dos conflitos abertos entre a classe dominante e as classes exploradas num determinado período. Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
		
	
	conquistas libertadoras
	 
	Lutas entre as classes.
	
	lutas partidárias
	
	políticas públicas
	
	eleições democráticas
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201410023997)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência" (MARX. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo : Martins Fontes, 1977, p.23.)
 Com relação ao trecho acima, assinale a única alternativa correta:
		
	
	A transformação da base econômica não altera a esfera da superestrutura
	
	Na produção social de sua existência, a consciência dos homens não se altera ao longo do processo histórico, apenas as relações de produção
	
	Trata-se do princípio idealista que é fundamental para a perspectiva da história na teoria de Marx
	
	A infra-estrutura ou base material é determinada pelas ideologias
	 
	O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.

Continue navegando