Buscar

PATOLOGIA BASICA SIMULADOS AULA 06 A 10

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407828103)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 16)       Saiba  (0)
	
	Em relação à inflamação crônica pode-se destacar que dura dias ou anos além de ocorrer proliferação vascular e cicatrização, considerando também que há o acúmulo de:
		
	
	plasmócitos e macrófagos
	
	macrófagos e mastócitos
	 
	mastócitos e plasmócitos
	
	mastócitos e eosinófilos
	 
	linfócitos e macrófagos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407828097)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 16)       Saiba  (0)
	
	Em relação à inflamação aguda pode destacar a curta duração (minutos ou dias), o extravasamento de fluidos e proteínas e o acúmulo de:
		
	
	esosinófilos
	 
	linfócitos
	
	basófilos
	
	mastócitos
	 
	neutrófilos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407201217)
	 Fórum de Dúvidas (16)       Saiba  (0)
	
	Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: . Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³ Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações: I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice. II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso. III Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. IV Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
		
	
	As afirmações III e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	 
	As afirmações I, II e III estão corretas.
	
	As afirmações I e IV estão corretas.
	
	Somente as afirmações I e II estão corretas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407234231)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 16)       Saiba  (0)
	
	Sobre os tipos de inflamações agudas, julgue as premissas I- A inflamação serosa é caracterizada pela deposição de um fluído fino derivado do plasma ou de secreções celulares II- Bolhas na pele resultantes de uma queimadura é um exemplo de inflamação fibrinosa III- A inflamação supurativa, como no caso de formação de abscessos é caracterizada por formação de pus, formado por leucócitos mortos, tecido lesionado e bactérias mortas Assim a única alternativa verdadeira sobre as afirmações acima é:
		
	
	Apenas a II
	 
	I e III apenas
	
	I e a II apenas
	
	II e III apenas
	 
	Todas
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407195403)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 16)       Saiba  (0)
	
	Julgue as afirmativas a seguir: I) Calor, rubor, edema, dor e perda de função são os sinais cardinais da inflamação. II) O aumento da permeabilidade vascular levando ao extravasamento de fluido plasmático é uma característica fundamental da inflamação aguda. III) Na inflamação, o endotélio precisa ser ativado para permitir que ele se ligue aos leucócitos, o passo inicial para que depois eles saiam dos vasos sanguíneos através da transmigração. IV) A adesão leucocitária é regulada pela ligação de moléculas de adesão complementares no leucócito e na superfície endotelial mediante estímulo dos mediadores inflamatórios (quimiocinas e citocinas) que afetam esse processo modulando a expressão na superfície celular ou a avidez dessas moléculas de adesão. V) São exemplos de receptores de adesão celular as selectinas e integrinas. Assinale a alternativa correspondente à sequência dos itens considerados verdadeiros (V) ou falsos (F):
		
	
	F, V, V, V, V
	 
	V, V, V, V, V
	
	V, F, V, F, V
	
	V, F, F, V, V
	
	V, F, V, V, F
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407384502)
	 Fórum de Dúvidas (16)       Saiba  (0)
	
	Na inflamação aguda ocorrem fenômenos vasoativos com o objetivo de facilitar a diapedese dos neutrófilos. Estes fenômenos vasoativos ocorrem em decorrência do metabolismo dos fosfolipídeos pelas seguintes vias enzimáticas:
		
	
	Estreptoquinase e Uroquinase
	 
	Ciclooxigenase e Lipooxigenase
	
	Fosfoquinase e Lipooxigenase
	
	Fosfofrutoquinase e Ciclooxigenase
	
	Lipase e Amilase
	
	 1a Questão (Ref.: 201407400095)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Um motoqueiro após sofrer acidente deverá passar alguns meses imobilizado para a recuperação de uma severa fratura de fêmur. Uma das preocupações médicas a respeito das possibilidades de Distúrbios do volume celular é o desenvolvimento da:
		
	
	Hiperplasia
	 
	Atrofia
	
	Agenesia
	
	Hipertrofia
	
	Metaplasia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407941914)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Um homem de 69 anos de idade tem apresentado dificuldade para urinar, com hesitação e freqüência, nos últimos 5 anos. Um exame de toque retal revelou que a glândula prostática está aumentada à apalpação em cerca de duas vezes o seu tamanho normal. Uma ressecção transuretral foi realizada e a aparência microscópica que se obteve dos "fragmentos" de próstata foi a de nódulos glandulares com estroma interveniente. Qual dos seguintes processos patológicos é o que mais provavelmente ocorreu na próstata?
		
	 
	Hiperplasia
	
	Alteração gordurosa
	
	Displasia
	
	Metaplasia
	
	Atrofia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407400087)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Um motoqueiro após severo acidente deverá passar alguns meses imobilizado para a recuperação de uma severa fratura de fêmur. Uma das preocupações médicas a respeito das possibilidades de Distúrbios do volume celular é o desenvolvimento da:
		
	
	Agenesia
	
	Hiperplasia
	 
	Atrofia
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407390891)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Em alguns indivíduos fumantes crônicos pode ocorrer substituição do epitélio pseudo-estratificado ciliado que reveste os brônquios para um epitélio estratificado pavimentoso, com o objetivo de promover uma maior adaptação do tecido ao processo de injúria provocado pelo fumo. Esse processo é denominado:
		
	
	Hipoplasia
	
	Displasia
	
	Aplasia
	 
	Metaplasia
	
	Hiperplasia
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407387412)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULARO HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	
	HIPERTROFIA
	
	APLASIA
	
	METAPLASIA
	 
	DISPLASIA
	 
	HIPERPLASIA
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407941866)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	O aumento de tamanho de um tecido em função do aumento do número de suas células é denominado:
		
	
	Anaplasia
	
	Displasia
	
	Metaplasia
	
	Hipertrofia
	 
	Hiperplasia
	1a Questão (Ref.: 201407196668)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
		
	 
	Adenoma
	 
	Carcinoma escamoso
	
	Adenocarcinoma
	
	Osteoma
	
	Neuroblastoma
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407295910)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	O aumento do esforço expiratório associado às crises de asma está diretamente relacionado com:
		
	 
	Vias aéreas hiper-reativas.
	
	Hipóxia.
	
	Aumento da permeabilidade vascular.
	
	Decréscimo da permeabilidade vascular.
	 
	Obstrução das vias aéreas por exsudato.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407196691)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	"Formação de uma nova lesão tumoral a partir da primeira, mas sem ligação física entre as duas. É uma característica marcante das neoplasias malignas e representa um prognóstico ruim à vida dos portadores destes tumores." O texto acima se refere a qual evento:
		
	
	Angiogênese
	 
	Metástase
	 
	Progressão tumoral
	
	Diferenciação celular
	
	Regressão tumoral
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407387420)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	PLEOMORFISMO, HIPERCROMASIA, MITOSES FREQUENTES E CÉLULAS COM 2 OU 3 NÚCLEOS REPRESENTAM QUE TIPO DE ALTERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO?
		
	 
	HIPERPLASIA
	
	HIPERTROFIA
	 
	ANAPLASIA
	
	DISPLASIA
	
	METAPLASIA
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407202696)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?
		
	 
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à necrose por ativação do gene p53.
	
	Porque a hiperemia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação das moléculas BAD e BAX.
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à ativação dos oncogenes.
	 
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
	
	Porque a desnutrição desencadeada pela ausência de vascularização induz à carcinogênese.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407926540)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	É um câncer (neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular. Para ser classificado como um de tal forma, as células não necessariamente precisam fazer parte de uma glândula, contanto que elas tenham características secretórias. Esta forma de neoplasia pode ocorrer em alguns mamíferos, incluindo humanos. O parágrafo refere-se a um tipo de neoplasia denominada de:
		
	
	Fibrossarcoma
	 
	Adenocarcinoma
	
	Lipossarcoma
	
	Angiossarcoma
	
	Leiomiossarcoma
	
	 1a Questão (Ref.: 201407926549)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 7)       Saiba  (0)
	
	É o processo de defesa do organismo em que atuam os anticorpos, moléculas proteicas encontrados no plasma sanguíneo, também conhecidas como imunoglobulinas. A sentença refere-se à:
		
	
	imunidade mediada por células
	 
	imunidade humoral
	 
	Inflamação
	
	Infecção
	
	hipersensibilidade tipo I
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407828379)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (0)
	
	As características que definem a imunidade adquirida são a grande especificidade para as distintas macromoléculas e a capacidade de "lembrar" e responder mais vigorosamente as:
		
	
	repetidas exposições a diferentes micróbios.
	 
	repetidas exposições ao mesmo micróbio.
	
	restritas exposições a diferentes micróbios.
	
	repetidas exposições à apenas ao mesmo tipo viral.
	
	restritas exposições ao mesmo micróbio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407828359)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	Consiste de mecanismos que existem antes da infecção, que são capazes de rápidas respostas aos micróbios e que reagem essencialmente do mesmo modo às infecções repetidas. A sentença refere-se à:
		
	
	Fagocitose.
	 
	Inflamação.
	
	Diapedese.
	 
	Imunidade inata.
	
	Hipersensibilidade.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407828371)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (0)
	
	Os componentes da imunidade adquirida são:
		
	 
	os linfócitos e seus produtos.
	
	os mastócitos e seus produtos.
	
	os eosinófilos e seus produtos.
	
	os monócitos e seus produtos.
	
	os macrófagos e seus produtos.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407828366)
	 Fórum de Dúvidas (7)       Saiba  (0)
	
	Os mecanismos de defesa mais altamente evoluídos são estimulados pela exposição aos agentes infecciosos e aumentam em magnitude e capacidade defensiva em cada exposição sucessiva a um micróbio particular. Pelo fato de que esta forma de imunidade desenvolve-se como uma resposta a infecção e se adapta a ela, é designada de:
		
	 
	imunidade adquirida.
	
	imunidade lenta.
	
	imunidade inata.
	
	imunidade imediata.
	
	imunidade tardia.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407391363)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 7)       Saiba  (0)
	
	A resposta imune corresponde à resposta das células pertencentes ao sistema imunológico frente à entrada de antígenos, ou seja, de substâncias estranhas como vírus e bactérias. A função básica do Sistema Imunológico reside em interagir com antígenos próprios e não próprios do organismo. A Resposta Imune pode ser determinada por mecanismos Inespecíficos (imunidade Natural ou Inata) e por mecanismos específicos (Imunidade Adquirida ou Específica). A imunidade inata está presente desde o nascimento, não altera a intensidade com a exposição e não é específica, ao passo que a imunidade adquirida corresponde à resposta específica, é adquirida a partir da exposição e aumenta a intensidade de resposta com a exposição. Quanto à imunidade inata é correto destacar que:
		
	
	há apenas a participação imprescindível da flora normal da pele e do trato gastrointestinal que podem prevenir a colonização de bactéria patogênica pela secreção de substâncias tóxicas ou pela competição com bactéria patogênica por nutrientes ou pela ligação à superfície da célula.apenas é notória a participação do sistema complemento que é o principal mecanismo de defesa humoral não específico. Uma vez ativado o complemento pode levar ao aumento da permeabilidade vascular, recrutamento de células fagocitárias, e lise e opsonização de bactéria.
	 
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras físicas e as barreiras químicas e bioquímicas, os macrófagos, as proteínas sanguíneas e a febre.
	
	Os componentes e os processos inerentes à imunidade inata são as barreiras químicas e bioquímicas, os linfócitos B e T, os macrófagos, as proteínas de fase aguda, a inflamação e a febre.
	 
	os elementos do sistema imune inato incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares. Associados a essas superfícies protetoras estão agentes químicos e biológicos.
	
	 1a Questão (Ref.: 201407295907)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	A rinite alérgica caracteriza-se por:
		
	
	Edema oral e vômito.
	
	Edema da faringe.
	
	Urticária.
	 
	Intumescimento e prurido da mucosa nasal.
	
	Edema da laringe.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407828398)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A reação pode envolver pele (urticária e eczema), olhos (conjuntivite), nasofaringe (rinorréia, rinite), tecidos broncopulmonares (asma) e trato gastrointestinal (gastroenterite). A reação pode causar uma variedade de sintomas desde inconveniências mínimas até a morte. A reação normalmente leva 15 - 30 minutos para o período de exposição ao antígeno, embora às vezes possa ter início mais demorado (10 - 12 horas). O parágrafo refere-se a um tipo de reação denominada:
		
	
	Hipersensibilidade tipo III
	
	Inflamação
	
	Hipersensibilidade tipo IV
	 
	Hipersensibilidade tipo II
	 
	Hipersensibilidade tipo I
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407942943)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	Em relação a hipersensibilidade do tipo I, é incorreto afirmar:
		
	 
	A reação sistêmica geralmente ocorre quando há injeção intravenosa do Ag ao que o indivíduo já foi sensibilizado;
	
	Pode provocar uma reação sistêmica ou local;
	
	As principais células são os mastócitos e basófilos e o principal Ac é IgE;
	 
	O estado de choque é produzido apenas depois de 24 a 48 horas, não havendo risco de óbito;
	
	É uma resposta excessiva com alterações teciduais;
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407942950)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A resposta inicial da Hipersensibilidade do tipo I é caracterizada por:
		
	 
	Todas estão corretas;
	 
	Vasodilatação;
	
	Secreção glandular;
	
	Permeabilidade capilar;
	
	Espasmo das células musculares lisas;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407942947)
	 Fórum de Dúvidas (5)       Saiba  (0)
	
	Em relação a Hipersensibilidade citotóxica anticorpo dependente tipo II, considere as seguintes afirmativas: I - É mediada por Ac diretamente contra Ag presentes na superfície de células ou outros componentes teciduais; II - Os determinantes antigênicos podem ser intrínsecos à membrana da célula ou podem ser adsorvidos à superfície celular, como metabólitos de drogas; III - Em qualquer caso, a reação resulta da ligação de Ac a Ag de superfície celular normais ou alterados. Conclui-se que:
		
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	 
	Todas afirmativas estão corretas
	
	Somente afirmativa I está correta
	 
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407942942)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Em relação a hipersensibilidade do tipo III , considere as seguintes afirmativas: I - Também denominadas doença dos imunocomplexos, em que Ac se ligam a Ag e ativam o complemento. II - As frações do complemento então atraem neutrófilos, que destroem o tecido pela liberação de enzimas lisossomais e formação de radicais livres tóxicos; III - Potencial patogênico dos imuno-complexo depende do seu tamanho. Conclui-se que:
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	 
	Todas afirmativas estão corretas;
	
	Somente afirmativas III está correta;
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;

Continue navegando