Buscar

DIREITO AMBIENTAL AV1 2016 NEW

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_201202082319 » DIREITO AMBIENTAL      
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201202082319 - ROLF PREBEN SCHMIDT
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
VIVIANI DE OLIVEIRA RODRIGUES
ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9068/CP
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0    Nota do Trab.: 0   Nota de Partic.: 2     Data: 22/03/2016 14:12:30 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 622757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão ambiental está relacionada aos valores éticos, políticos, culturais, históricos, econômicos, jurídicos e fatores sociais. Está relacionada à questão ética e consciente dos governos, das sociedades, de cada um de nós:
		
	 
	Defender e preservar o meio ambiente como direito.
	
	Estimular a urbanização e o consumismo.
	
	Defender a economia capitalista mundial.
	
	Estimular o consumismo e diminuir a industrialização.
	
	Incentivar o crescimento econômico do país.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 239148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	QUAL FOI A PRIMEIRA CONFERÊNCIA SOBRE O MEIO AMBIENTE, REALIZADA PELA ONU, E CONSIDERADA COMO MARCO INICIAL DO DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL?
		
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DENOMINADA RIO+20, REALIZADA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.
	
	A CONFERÊNCIA DO CLIMA REALIZADA EM VARSÓVIA, POLÔNIA.
	 
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O MEIO AMBIENTE HUMANO, REALIZADA NA CIDADE DE ESTOCOLMO, SUÉCIA.
	
	A CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A MUDANÇA CLIMÁTICA QUE OCORREU EM BALI, INDONÉSIA.
	
	A CONFERÊNCIA DO RIO DE JANEIRO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, TAMBÉM CONHECIDA COMO RIO-92, ECO-92 OU CÚPULA DA TERRA.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 158424)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Marque a alternativa CORRETA em razão da validação do princípio da proteção do meio ambiente em nosso ordenamento jurídico:
		
	
	adotar o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente.
	 
	decorrer da previsão legal que considera o meio ambiente como valor a ser necessariamente assegurado e protegido para uso de todos.
	
	resumir os esforços da esfera política na manutenção do equilíbrio dinâmico dos sistemas socioambientais passíveis de serem utilizados no processo de justa repartição da renda e de reforma agrária.
	
	apontar para a incompatibilidade irredutível entre o interesse público e a iniciativa privada, condicionando esta à discricionariedade daquele e distribuindo às camadas mais pobres da população, de forma equitativa, o acesso aos recursos naturais.
	
	fundamentar-se, no que se refere à defesa da desapropriação das terras e dos meios produtivos, na proteção ao patrimônio histórico, ao ambiente cultural e ao ambiente do trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 82589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
		
	 
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 66432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece:
		
	
	a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
	
	a competência concorrente da União, dos estados, do DF e dos municípios para gerenciarem o manejo sustentável das florestas, da fauna e da flora silvícolas, bem como para legislar, independentemente, sobre elas.
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
	 
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
	
	a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 229822)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O caput do art. 225 da Constituição Federal é a regra matriz que trata do reconhecimento do meio ambiente como direito fundamental, estabelecendo que "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Como direito subjetivo público, apresenta-se intrínseco para os interesses que afetam a cada pessoa, grupo social ou toda a sociedade. O texto do art. 225, caput, da Constituição Federal, inicia com a afirmação de que "todos têm direito", significando que:
		
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, aplicável aos brasileiros submetidos às normas constitucionais, para exercício exclusivamente individual do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público.
	 
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, sendo direito subjetivo público, garantido pelo princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais de cada pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma coletiva o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, como bem de uso comum do povo.
	
	Refere-se aos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana, nacional ou estrangeira, para exercer exclusivamente de forma individual o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo, portanto, direito subjetivo público decorrente do princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 702517)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dispõe o art. 17, caput, da LC 140/2011 que "Compete ao órgão responsável pelo licenciamento ou autorização, conforme o caso, de um empreendimento ou atividade, lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo para a apuração de infrações à legislação ambiental cometidas pelo empreendimento ou atividade licenciada ou autorizada.". Sendo assim, a LC 140/2011 deu prioridade ao órgão ambiental licenciador para o exercício do:
		
	
	poder jurisdicional.
	
	poder político.
	 
	poder de polícia.
	
	poder discricionário.
	
	poder vinculado.
		 Gabarito Comentado.8a Questão (Ref.: 613359)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(CESPE - 2011 - TRF 5ª REGIÃO - Juiz Federal) Considerando o conceito e a natureza econômica do direito ambiental e da PNMA, assinale a opção correta.
		
	
	Ao conceber o meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica que permite, abriga, e rege a vida humana, o direito ambiental ostenta índole antropocêntrica, considerando o ser humano o seu único destinatário.
	
	A CF estabelece regras mediante as quais a função social da propriedade urbana submete-se à necessidade de preservação ambiental, contudo, com relação à propriedade rural, o texto constitucional nada diz a esse respeito, embora disponha sobre a obrigatoriedade de existirem normas infraconstitucionais que estipulem critérios sobre o tema.
	
	Ainda que a CF não considere expressamente a defesa do meio ambiente como princípio que rege a atividade econômica, a livre-iniciativa somente pode ser praticada observadas as regras constitucionais que tratam do tema.
	 
	O direito ambiental é dotado de instrumentos que o capacitam a atuar na ordem econômica, e, nesse sentido, a PNMA visa, entre outros objetivos, assegurar adequado padrão de desenvolvimento socioeconômico ao país.
	
	As diretrizes da PNMA, dispostas na Lei nº 6.938/1981, orientam a ação do governo federal no que se refere à qualidade ambiental e à manutenção do equilíbrio ecológico, cabendo aos Estados, ao DF e aos Municípios, no exercício de sua autonomia político-legislativa, estabelecer livremente as normas e os planos ambientais por meio de leis próprias.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 141206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A empresa CXX requereu, ao órgão ambiental competente, concessão de licença ambiental, com vistas à instalação de um aterro sanitário. Para a elaboração do estudo de impacto ambiental foi contratada equipe técnica formada por profissionais da iniciativa, conforme exigência da Res. CONAMA 001/86. Assinale a resposta CORRETA sobre o Estudo de Impacto Ambiental:
		
	
	Independentemente de quem seja o empreender, a responsabilidade pelas despesas de elaboração do Estudo de Impacto Ambiental é do Poder Público
	
	deve ser dada publicidade ao Estudo de Impacto Ambiental e permitida a participação, em sua elaboração, por técnicos da coletividade local interessada
	
	para a instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação ao meio ambiente, é exigido, na forma da lei, o estudo do zoneamento ambiental
	 
	o estudo de impacto ambiental, necessários ao processo de licenciamento, deverá ser realizado por profissionais legalmente habilitados, às expensas do empreendedor
	
	o Estudo de Impacto Ambiental -EIA - é o instrumento compulsório da Política Nacional de Meio Ambiente a ser realizado em todos os casos de obras ou atividades de degradação ambiental
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 176669)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual documento ambiental é discutido numa audiência pública para o licenciamento de uma atividade poluidora?
		
	
	Plano de Controle Ambiental
	
	Relatório de Ações Ambientais
	
	Análise de Risco
	
	Estudo de Impacto Ambiental
	 
	Relatório de Impacto Ambiental

Outros materiais