Buscar

PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS - AULA 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula expositiva sobre SENSAÇÃO. A professora postou os slides no moodle, o texto base é o capítulo 5 do livro Ciência Psicológica, Mente, Cérebro e Comportamento, dos autores Gazzaniga e Heatherton. O áudio da aula está disponível neste link: https://passeidireto.com/arquivo/2143290/audio-da-aula-04-de-ppb---dia-17-10-2013
	Anotações:
Provocação inicial: “Como a informação dos estímulos do mundo é transformada em atividade neural do cérebro?”
Sensação – captação dos estímulos
Percepção – representação interna dos estímulos
Sensação e percepção são processos distintos, mas estão totalmente interligadas, não acontecem em um “passe de mágica”, e podem ser intensificadas ou prejudicadas pela atenção.
Transdução: Os estímulos físicos e químicos (inputs) são transformados em impulsos elétricos (não esquecer que somos seres eletroquímicos).
Todos os estímulos sensoriais (com exceção do olfato) chegam primeiramente a uma área do cérebro chamada Tálamo, em forma de impulso elétrico. O Tálamo é considerado uma “ponte”, uma “parada” de distribuição. Áreas específicas do tálamo são destinadas a receber determinados impulsos elétricos. O tálamo “sabe” para que área especializada do cérebro deve enviar o estímulo.
Cada sentido possui um estímulo, receptores e caminhos para o cérebro específicos.
As codificações sensoriais podem ser quantitativas ou qualitativas. Quanto maior intensidade, mais disparos elétricos acontecem e mais neurônios são acionados. Embora todos os sentidos sejam em parte qualitativos e em parte quantitativos, mas sempre são um mais que o outro. 
Codificação grosseira - quando um pequeno número de receptores responde a uma ampla gama de estímulos.
Psicofísica - Área que estuda a relação entre a intensidade de estímulos (físicos e químicos) e a experiência perceptiva.
Limiar absoluto – intensidade mínima de estimulação para a experiência de uma sensação
Limiar de diferença – quantidade mínima de mudança necessária para detectar uma diferença
A psicofísica estudar os estímulos mínimos para a percepção de um estímulo, por cada sentido, estudados a título de curiosidade.
Lei de Weber – é mais fácil detectar a diferença entre dois pesos leves do que entre dois pesos pesados. O limiar de diferença é tipicamente 2% do peso padrão.
Lei de Fechner – Todos os limiares dependes da magnitude psicológica de uma sensação. (Exemplo: 30-60-90 watts em uma lâmpada, onde a primeira mudança é melhor percebida do que a segunda). O importante é que fique claro que o que pode ser a mesma mudança pode ser percebido de formas diferente por causa do “psicológico”.
Lei da potência de Stevens: expoente que varia de acordo com a modalidade sensorial.
Adaptação sensorial: Com a frequência de um estímulo, a sensibilidade em senti-lo diminui. No livro está conceituado como: “Quando a sensibilidade do observador a um estímulo diminui com o passar do tempo”.
Importante: O sistema sensorial está sintonizado para detectar mudanças (seja quando o estímulo começa ou quando ele cessa).
UFPEL – CURSO DE PSICOLOGIA – DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS – PROFESSORA: CAROLINA �AULA Nº 04 – 17/10/2013�ANOTAÇÕES DA ACADÊMICA LARISSA DE OLIVEIRA PEDRA (ATP 2018)

Continue navegando