Buscar

PROVA DE CIENCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

1.
		Dentre as áreas de conhecimento humano, marque a única opção abaixo que contempla o tripé teórico fundamental das Ciências Sociais. (Ref.: 201510768053)
		1 ponto
	
	
	
	
	história, sociologia e biologia
	
	
	antropologia, sociologia e biologia
	
	
	geografia, física e antropologia
	
	
	sociologia, ciência política e geografia
	
	
	ciência política, sociologia e antropologia
	
	
		2.
		Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que: (Ref.: 201510552050)
		1 ponto
	
	
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	
		3.
		Segundo o antropólogo Roberto Da Matta a pesquisa de campo leva o estudioso a encarar a sua própria visão de mundo, sua religião, seus valores morais etc. Devemos levar em conta seriamente essa noção para evitar interferir na pesquisa. Segundo Da Matta, nasce assim a dialética entre investigador e investigado. DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social É correto afirmar que: (Ref.: 201510787461)
		1 ponto
	
	
	
	
	A relação dialética entre investigador e investigado é uma relação que impossibilita a prática científica
	
	
	Nas ciências sociais devemos nos esforçar para trabalhar com neutralidade, mesmo sendo está quase inalcançável devido a complexidade dos objetos
	
	
	A relação é muito complexa e faz com que o investigador estude apenas outros universos sociais fora da sua experiência de vida
	
	
	Ao analisarmos os fenômenos mais próximos deixamos de ser cientistas sociais
	
	
	Os fenômenos sociais que estão bem perto de nós não devem ser analisados pelas Ciências sociais
	
	
		4.
		As Ciências Sociais nos ajudam a "limpar a lente" para enxergarmos melhor as diferentes realidades com que convivemos. Elas ajudam a identificar e compreender os diferentes grupos sociais, contextualizando seus hábitos e costumes na estrutura de valores que rege cada um deles. Neste caso, podemos dizer que:  (Ref.: 201511122892)
		1 ponto
	
	
	
	
	As ciências sociais abordam fenômenos simples, de fácil observação e que podem ser testados em laboratório.
	
	
	O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência. 
	
	
	As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais. 
	
	
	Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados diferentes e contraditórios. 
	
	
	A matéria prima das Ciências Naturais não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.
	
	
		5.
		Na aula 03 (A análise Antropológica da Cultura) de Fundamentos das Ciências Sociais, na tela 2, afirma-se: "Desde sempre os homens se preocuparam em entender por que outros homens possuíam hábitos alimentares, formas de se vestir, de formarem famílias, de acessarem o sagrado de maneiras diferentes da suas." A esta multiplicidade de formas de vida dá-se o nome de: (Ref.: 201511123103)
		1 ponto
	
	
	
	
	Diversidade Cultural
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Difusão cultural
	
	
	Alteridade
	
	
	Relativismo cultural 
	
	
		6.
		Sobre a cultura no sentido socioantropológico podemos dizer que: (Ref.: 201511210164)
		1 ponto
	
	
	
	
	A busca pela qualidade de vida apesar de ser contemporânea é uma constante nas sociedades e culturas humanas ligadas à luta pela sobrevivência e em estado de guerra.
	
	
	O consumismo é uma prática que visa à satisfação das necessidades criadas no estágio atual do capitalismo, e é incentivado pelos meios de comunicação. O desejo de consumo é biológico, tal como as necessidades de dormir e comer.
	
	
	A busca pela conquista do corpo belo e saudável está presente em várias sociedades. O que varia são as estratégias e os parâmetros para definir saúde e beleza ao longo do tempo e conforme as realidades sociais.
	
	
	As suas origens datam das civilizações grego-romanas e confere sofisticação e privilégios aqueles que a possuem.
	
	
	O nível de tecnologia de uma sociedade revela o grau máximo de cultura. 
	
	
		7.
		Segundo Christopher Hill, em seu livro Reformation to Industrial Revolution: a social and economic history of Britain (apud livro proprietário FCS), no começo do século XVI, um trabalhador inglês levava em média três meses para conseguir sustentar sua família pelo ano inteiro. No final do século XVIII, precisava trabalhar o ano inteiro, sem parar, para obter a mesma renda. A vida estava ficando mais difícil em termos econômicos: para o trabalhador médio, ganhar dinheiro tornava-se um desafio cada vez maior. De acordo com a perspectiva marxista, qual foi o fator decisivo para esta transformação desta realidade social? (Ref.: 201511159740)
		1 ponto
	
	
	
	
	O conhecimento das leis dos fenômenos dos três estados.
	
	
	A ciência que fornece ao homem o domínio sobre a natureza.
	
	
	A imensa transformação que a Revolução Industrial havia colocado em movimento.
	
	
	O surgimento de uma política liberal, com o decréscimo do capitalismo moderno. 
	
	
	A economia de mercado, com a ascensão do capitalismo moderno.
	
	
		8.
		Com o surgimento do Iluminismo, no século XVIII, a sociedade passa a ser cada vez mais abordada como uma problemática maior para os adeptos da "filosofia das luzes". A partir daí, estabelece-se importante discussão para a compreensão da vida em sociedade: a passagem do "estado de natureza" para o "contrato social". Um importante autor do iluminismo, que escreveu O Contato Social, foi:  (Ref.: 201511202862)
		1 ponto
	
	
	
	
	Max Weber
	
	
	Augusto Comte 
	
	
	Franz Boas 
	
	
	Jean-Jacques Rousseau
	
	
	Karl Marx
	
	
		9.
		Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile DurkheimeMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:  (Ref.: 201511140224)
		1 ponto
	
	
	
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europa passa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia. 
	
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais. 
	
	
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos. 
	
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	
	
		10.
		Comte dedicou-se ao estudo da Sociologia, palavra que criou para descrever a Ciência da Sociedade. Em sua proposta teórica ele afirma que a evolução histórica e cultural da sociedade passou por três estágios ou ou estados. São eles:  (Ref.: 201510774245)
		1 ponto
	
	
	
	
	Metafísicos, ideológico e positivo. 
	
	
	Dialético, positivo e racional. 
	
	
	Racional, metafísico e dialético. 
	
	
	Positivo, racional e teleológico . 
	
	
	Teológico, metafísico e positivo.

Continue navegando