Buscar

Materiais Eletricas AV3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 160211)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em 1827, Georg Simon Ohm (1787-1854), professor da Universidade de Munique, publicou em artigo a relação que mais tarde levaria seu nome, a Lei de Ohm. Contudo, foi somente nas décadas seguintes que o estudo adquiriu relevância e gerou outros conceitos como a condutividade e a resistividade (MEYER HERBERT W., A History of Electricity and Magnetism . Connecticut, Norwalk, 1972, Chapter 4).
Entre as opções a seguir, determine a que melhor representa o conceito de resistividade:
		
	 
	V=R.i
	 
	V=R i.A/l
	
	F=m.a
	
	V=N.i.E
	
	P=U.i
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 99585)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Deseja-se construir um resistor com resistência igual 12,5 mΩ. Para isso será utilizado um fio cilíndrico cuja resistividade é igual a 2,6 x 10-6 Ω.cm e cuja área da seção reta é igual a 0,38 mm2. Determine o valor do comprimento deste fio.
		
	
	16,24 cm
	 
	15,26 cm
	
	19,12 cm
	
	20,15 cm
	 
	18,27 cm
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 582198)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma amostra de um determinado semicondutor a uma dada temperatura tem condutividade de 280 (Ω.m)^(-1). Sabendo que a concentração de buracos é de 2 x 10^20 m^(-3) e que a mobilidade de buracos e elétrons nesse material são respectivamente 0,09 m^2/V.S e 0,28 m^2/V.S, a concentração de elétrons é:
		
	
	541,05 x 10^19 m^-3
	 
	715,78 x 10^19 m^-3
	
	412,88 x 10^19 m^-3
	 
	618,57 x 10^19 m^-3
	
	140,25 x 10^19 m^-3
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 160289)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Semicondutores extrínsecos são obtidos através da inserção de elementos ¿impureza¿ na rede cristalina do Silício, originando portadores de carga na forma de buracos, presentes nos condutores tipo-p, ou elétrons, presentes nos condutores tipo-n.
(CALLISTER, WILLIAM D. Jr. Materials Science and Engineering ¿ An Introduction, John Wiley & Sons, USA, 1997, Chapter 19).
 
Considerando a figura a seguir, escolha a opção correta.
 
 
 
		
	 
	A figura mostra a rede cristalina de um semicondutor extrínseco de Silício do tipo-n.
	
	A figura mostra a rede cristalina de um semicondutor intrínseco de Germânio.
	
	A figura mostra a rede cristalina de um semicondutor intrínseco de Gálio.
	 
	A figura mostra a rede cristalina de um semicondutor extrínseco de Silício do tipo-p.
	
	A figura mostra a rede cristalina de um semicondutor intrínseco de Silício.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 160325)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Capacitores são dispositivos projetados para armazenar carga elétrica e que tem esta capacidade ampliada quando inserimos entre suas placas um material dielétrico, como mostrado na figura a seguir. Considerando-se que  a capacitância, C, de um capacitor é a razão entre a sua carga, Q, e a diferença de potencial, V, ao qual o mesmo está submetido, ou seja, C=Q/V, assinale a opçãocorreta que fornece a capacitância do capacitor mostrado na figura.
(CALLISTER, WILLIAM D. Jr. Materials Science and Engineering ¿ An Introduction, John Wiley & Sons, USA, 1997, Chapter 19).
 
		
	
	C=Q0 / V
	
	Q0 = C. V
	 
	C=(Q0 + Q´) / V
	
	0.
	
	C=Q´/V.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 595901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As aplicações de telecomunicações, equipamentos médicos e controle, instrumentação e sensoriamento de grandezas físicas são críticas e exigem resistores de alta precisão. A escolha de um resistor de precisão para uma aplicação não envolve apenas a observação de sua tolerância. Pode-se afirmar que vários fatores podem influenciar o valor de um resistor de precisão. Considerando os itens abaixo, assinale a opção com fator INCORRETO:
		
	
	alta frequência da corrente
	
	impurezas do ambiente
	 
	indutância
	
	umidade ambiente
	
	temperatura ambiente
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 86565)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os semicondutores intrínsecos são aqueles que:
		
	
	Possuem carga elétrica igual à zero
	
	Possuem carga elétrica negativa
	
	Não possuem resistividade
	 
	Possuem carga elétrica neutra
	 
	Possuem carga elétrica positiva
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 160620)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Algumas substâncias, como o niobato de potássio e o titanato de chumbo, são capazes de transformar deformações mecânicas em energia elétrica e também de realizar o contrário, transformar energia elétrica em deformações mecânicas. Esta propriedade lhes garante aplicações em diversos utensílios da vida moderna, tais como em microfones, em alarmes sonoros e em agulhas de toca discos (resgatadas a pouco tempo de uma quase obsolescência). (CALLISTER, WILLIAM D. Jr. Materials Science and Engineering ¿ An Introduction, John Wiley & Sons, USA, 1997, Chapter 19).
 
Com relação a este tipo de substância, podemos dizer que :
		
	
	Geralmente as substâncias que apresentam o comportamento descrito são diamagnéticas ou paramagnéticas.
	 
	Geralmente possuem estruturas cristalinas complexas e com baixo grau de simetria.
	 
	As substâncias que apresentam as propriedades descritas anteriormente não podem apresentar simultaneamente propriedades ferroelétricas.
	
	Com o tempo e uso contínuo, alguns cristais que possuem estas propriedades apresentam a perda de intensidade na manifestação das mesmas.
	
	Este comportamento pode ser aprimorado por meio do aquecimento acima da temperatura de Curie da substância, seguido de resfriamento até temperaturas criogênicas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 101479)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os Cabos Coaxiais se aplicam às características das linhas de transmissão voltadas ao mercado de telecomunicações, controle de processos industriais, automação predial e comercial, no que se refere a interligação dos vários equipamentos utilizados nestes sistemas se considerando os parâmetros que devem ser observados na aquisição dos mesmos visando a compra de produtos de qualidade. Das alternativas abaixo, qual aquela que se apresenta na forma totalmente correta quanto ao cabo coaxial?
		
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por dois condutores em paralelo evuma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos em eixos geométricos difrerentes. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	 
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de papel.
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, sem blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 100451)
	Pontos: 0,0  / 1,0Os diversos tipos de capacitores têm as seguintes características:
I. Os capacitores de mica são encontrados com valores altos de capacitância.
II. O capacitor de cerâmica suporta tensões elevadas até 3 kV.
III. O capacitor eletrolítico de alumínio é utilizado em fontes de alimentação.
IV. Os capacitores de polyester são capacitores caros que podem funcionar em altas frequências.
V. O capacitor eletrolítico de alumínio é um capacitor de alta capacitância e não suporta tensões elevadas.
Das afirmações acima podemos dizer que são verdadeiras as:
		
	
	b. As afirmações II e III.
	
	c. As afirmações I e V.
	
	a. Somente a afirmação V.
	 
	e. As afirmações II, III e V.
	 
	d. As afirmações I, II e IV.

Continue navegando