Buscar

Questionário Unidade I - Perspectivas Profissionais em SS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questionário – Unidade 1
Perspectivas Profissionais em Serviço Social
1 - A política neoliberal é um ________________ no campo social. Marque a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente a lacuna:
c- Retrocesso.
Comentário: O neoliberalismo é uma política econômica que envolve vários aspectos que visam à minimização das ações do Estado, como: privatizações de empresas estatais, desresponsabilização da área social com redução de gastos e cortes nas políticas públicas e flexibilização das relações trabalhistas, ocasionando a precarização do trabalho, denominada de reestruturação produtiva. A política neoliberal é um retrocesso no campo social para os diversos segmentos minoritários da sociedade, pois fortalece a exploração, a acumulação capitalista e acirra as expressões da questão social com uma expansão constante da desigualdade e do desemprego estrutural.
2- Ao se tratar da crítica capitalista, qual teórico é utilizado para as reflexões no campo do serviço social?
d- Karl Marx.
Comentário: Quem estudou a sociedade capitalista de maneira crítica foi o pensador alemão Karl Marx (1818-1883). Para esse teórico, o trabalhador é bastante explorado no capitalismo.
3 - Com a industrialização, houve a separação das camadas sociais. Desta forma, temos de um lado, o empresariado, e do outro, o/a:
d- Operário.
Comentário: A Revolução Industrial consolidou duas classes antagônicas: de um lado, o empresariado (dono do capital, fábricas, máquinas, matérias-primas e bens produzidos); do outro, os operários, que vendiam sua força de trabalho aos empresários sem a justa remuneração.
4- Na Inglaterra, século XVIII, surgiu um movimento que iria transformar significativamente a sociedade. Marque a alternativa que contém tal movimento:
e- Revolução Industrial
Comentário: Com a Revolução Industrial (século XVIII), houve a transformação do meio de produção, que anteriormente era artesanal, para industrial. Desta forma, muitos tinham a esperança de que a vida seria melhor, uma vez que, com o dinheiro - fruto da atividade laborativa -, poderiam realizar seus desejos, adquirir produtos e serviços. Na verdade, isso não passou de um sonho que virou, posteriormente, pesadelo, porque a vida não seria tão simples assim, uma vez que a exploração e a exclusão eram as principais características desse sistema.
5 - Na dimensão do mundo do trabalho, o modo de produção capitalista revela com tenacidade sua característica central. Marque a alternativa que contém esta particularidade:
Acumulação
Comentário: Nessa dimensão do mundo do trabalho, o modo de produção capitalista revela com tenacidade sua característica central: a acumulação. Logo, torna-se imprescindível aos capitalistas a produção de bens e serviços em grande escala, conquista adquirida mediante a compra da força de trabalho humano e a exploração.
6 - No Brasil, o serviço social foi primeiramente implantado em:
e- São Paulo
Comentário: No Brasil, o serviço social foi primeiramente implantado em São Paulo, em 1936; depois, no Rio de Janeiro, em 1938. Segundo Lima (2001), as escolas de serviço social visavam formar profissionais a partir de uma personalidade cristã. Não era necessário somente técnica profissional, necessitava-se de profissionais com uma mentalidade cristã em relação ao homem e à sociedade, na perspectiva da justiça social e da caridade, por amor a Deus e ao próximo.
7- O _______________ nasceu com a característica central de compra e venda da _______________ humana. Marque a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas:
Capitalismo/mão de obra
Comentário: O capitalismo nasceu com a característica central de compra e venda da mão de obra humana, baseado num sistema de assalariamento; o trabalhador que antes realizava o seu trabalho de maneira artesanal e participava de todo o processo de produção passou a vender a sua mão de obra.
8 - À medida que o ________________ coloca à disposição sua força de trabalho para o ________________ em troca de um salário, seu trabalho passa a ser uma ________________. Marque a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas:
b- Trabalhador / mercado / mercadoria.
Comentário: À medida que o trabalhador se coloca à disposição do mercado para trabalhar em troca de um salário, ele se torna também uma mercadoria, ou melhor, seu trabalho passa a ser uma mercadoria, pois ele o vende: lembre-se de que o trabalho é um produto de compra e venda no capitalismo. Isto vale para qualquer tipo de trabalho, seja no campo, na cidade, na indústria, no comércio ou no setor de serviços em geral. 
9 - É um princípio fundamental contido no Código de Ética:
b- Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação/exploração de classe, etnia e gênero.
Comentário: As demais estão incorretas. Desta forma, a redação correta seria: defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo; defesa do aprofundamento da democracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida; reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais; compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional.
10 - É uma expressão da questão social:
Fome
Comentário: Concomitantemente à exploração da força de trabalho, o sistema capitalista provocou inúmeros problemas sociais decorrentes do crescimento exorbitante da população urbana, visto que as cidades não tinham infraestrutura adequada para comportar tantas pessoas. Assim, alastrou-se pela sociedade uma crescente pobreza, acompanhada de fome, doenças, moradias precárias, entre outros problemas. Todos eles são denominados de expressões da questão social.