Buscar

AV1 DE FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9007/WE
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 31/03/2016 20:46:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201402164568)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Rouquayrol (1999) Epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. Enquanto a abordagem clínica se dedica ao estudo da doença no indivíduo, a Epidemiologia estuda os problemas de saúde em coletividades humanas. A Epidemiologia se constitui na principal fonte de informação em saúde e é considerada a ciência básica da Saúde Coletiva. Sobre as principais aplicações da Epidemiologia são feitas as seguintes afirmações: I A vigilância epidemiológica, estudos de situação de saúde, e avaliações dos serviços, ações e programas de saúde vigentes são importantes aplicações da epidemiologia. II A determinação de prognósticos e diagnósticos de Doenças Infectocontagiosas (DIC) e Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constitui uma importante aplicação da epidemiologia. III A investigação etiológica e a determinação de riscos são importantes aplicações da epidemiologia. IV O aprimoramento na descrição de quadro clínico consiste em uma importante aplicação da epidemiologia. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402165381)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No tratado de Ares, Águas e Lugares, Hipócrates discutiu os fatores ambientais ligados às doenças, surgindo, então, a Teoria Miasmática, que sustentava a ideia de que regiões insalubres eram capazes de provocar doenças. Através da Teoria Miasmática, Hipócrates defendia um:
		
	
	Conceito metodológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito social do processo saúde/doença.
	
	Conceito ideológico do processo saúde/doença.
	 
	Conceito ecológico do processo saúde/doença.
	
	Conceito filosófico do processo saúde/doença.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402165555)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ações de Atenção Primária à Saúde compreendem a aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde com objetivo de interceptar suas causas antes mesmo que atinjam o indivíduo. São exemplos de medidas de atenção primária à saúde:
		
	
	Aconselhamento genético e tratamento imediato.
	
	Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
	
	Proteção contra acidentes de trânsito e limitação da incapacidade.
	 
	Imunização e autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene).
	
	Autocuidado em saúde (alimentação adequada, prática regular de exercícios físicos, higiene) e limitação da incapacidade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402165535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o desenvolvimento do instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100 - World Health Organization Quality of Life) a Organização Mundial de Saúde criou um projeto colaborativo e multicêntrico que foi desenvolvido com a colaboração de 15 centros que trabalharam, simultaneamente, em diversas culturas. Sobre as principais características do WHOQOL-100 são feitas as seguintes afirmações: I O WHOQOL-100 avalia a qualidade de vida através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. II O WHOQOL-100 encontra-se disponível em vários idiomas. III O WHOQOL-100 resultou de um desenvolvimento transcultural. IV O WHOQOL-100 enfatiza a percepção do indivíduo sobre sua qualidade de vida. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmativa I é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402164643)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A saúde é um direito e um bem social. Dentro desse contexto, o estudo sobre os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) é imprescindível para o desenvolvimento de ações que reduzam as iniquidades sociais. Sobre o enfrentamento dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS) na perspectiva da integralidade dos direitos humanos são feitas as seguintes afirmações: I Os princípios de justiça social, equidade em saúde e direitos humanos e suas relações são valores fundamentais para a ação sobre os DSS. II A necessidade de um enfoque integral, intersetorial e participativo para a compreensão e ação sobre DSS é extremamente relevante. III A reflexão sobre os DSS, possibilita a elaboração de estratégias visando à diminuição das iniquidades em saúde e contribuíndo para o melhor exercício da justiça social e dos direitos humanos. IV Os DSS não exercem impacto no estado nutricional dos indivíduos. Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	 
	Apenas a afirmação IV é falsa.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402286111)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		
	
	Renda
	
	Saneamento básico
	
	Educação
	 
	Microbiologia
	
	Moradia
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402165958)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabendo-se que o coeficiente de mortalidade por tuberculose no Rio Grande do Sul (RS) para o ano de 2.000 foi de 51,5 por 100.000 habitantes. Estima-se que a população do RS no referido ano era 9.800.000 habitantes. Estime o número de óbitos por turbeculose no RS naquele ano.
		
	
	10321 óbitos
	
	2500 óbitos
	
	1254 óbitos
	 
	5047 óbitos
	
	3120 óbitos
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402163903)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A qualidade dos indicadores básicos para a saúde no Brasil não depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação como a frequência de casos e o tamanho da população em risco. PORQUE: É desejável que os indicadores possam ser analisados e interpretados com facilidade, e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, especialmente gerentes, gestores e os que atuam no controle social do sistema de saúde. Analisando as duas afirmações conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	 
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402164119)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Endemia.
	
	Infecção
	
	Pandemia.
	
	Surto.
	 
	Epidemia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402164125)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais,culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	 
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.

Continue navegando