Buscar

AD2 _2016_1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD2
Período - 2016/1º
Disciplina: Análise das Decisões Gerenciais
Coordenador da Disciplina: Marcelo Alvaro da Silva Macedo
Data para entrega: até 01/05/2016
 
Aluno (a): .....Isabella Silva Poeys.....................................................................................
Matrícula:......12215060285................................................................................................
SOLUÇÃO: 
A decisão não programada é um dos tipos de decisão, o meu caso é real, é da minha empresa familiar, a chamarei de “X.”
O contexto problema foi que a empresa tem um limite orçamentário de 3% para ações do marketing, mas os concorrentes estão apostando em investimento ousados para mostrar que estão firmes mesmo perante as dificuldades que ambiente externo apresenta.
ENTÃO O DILEMA DA TOMADA DE DECISÃO É:
Fazer o que a concorrência está fazendo, extrapolando o limite e correndo o risco de não receber retorno??
 OU 
manter as mesmas ações e correr o risco de perder novos clientes??
Análise da situação de acordo com estudado no caderno didático:
Esse cenário envolve dois tipos de decisão:
a) Operacional: porque o problema afeta na estratégia de marketing, questão interna
b) Estratégico: o problema é agravado pelo ambiente externo da análise do comportamento dos concorrentes e também do cenário político econômico.
Logo será preciso reunir os funcionários do setor operacional e estratégico para encontrar uma saída, nesse sentindo como abordado no conteúdo do livro, a “estrutura segue a estratégia).
Definido os tipos de decisão e temos ciência que é uma decisão programada ou seja, a solução não está contida em normas, ou sistemas, necessário uma avaliação mais cuidadosa, pois são situações mais complexas de serem resolvidas.
1) Primeiro passo: Avaliação da Conjuntura 
a) Os objetivos da empresa: Obter lucro, através da matrícula dos alunos nos cursos de idiomas, oferecido pela empresa, assim como manter os alunos até encerrarem o período dos anos de estudo.
b) Poder da empresa: capacidade de atender necessidades básicas, junto com setor administrativo e pedagógico que fornece água, eletricidade, equipamentos e materiais pedagógicos e/ou administrativo para o funcionamento das aulas.
c) Elaboração dos cenários:
c.1) Análise da situação: O ambiente externo afetou o ambiente interno gravemente, gerando uma bola de nove em todas as esferas: regional, nacional e internacional. 
c.1.1) Internacional: No cenário do exterior, o preço do barril do petróleo caiu exorbitantemente, como um golpe estratégico do maior exportador de petróleo, a Arábia Saudita, para poder quebrar outros países e dominar o setor. 
c.1.2) Nacional: Como não bastasse a pressão negativa do exterior, o Brasil vem sofrendo com corrupção, mas teve um estopim, de 2015 a 2016, declarando oficialmente uma recessão no brasil. Com o “rombo” na Petrobras, motivo de orgulho do país, virou vexame, pois ela quebrou mediante a prática corrupta do gestores políticos. Como uma das maiores fontes geradores de dinheiro público esgotou-se, causou problema nos cofres públicos. c.1.3) Regional: Como consequência do âmbito nacional, despencou em todas regiões, mas principalmente, no estado do Rio de Janeiro, que se encontra nossa empresa “X”. Gerou abusivos atrasos nos pagamentos dos funcionários aposentados e dos ativos, porém menos grave, aumento da taxa de juros, logo aumento do nível dos preços, redução de custos, logo demissão em massa dos trabalhadores.
Variáveis afetaram a empresa “X”: 
- Pais aposentados, que não receberão atrasado e dos funcionários públicos que receberam seu salário fora do dia. 
- Pais desempregados, por causa da redução de gastos;
- Aumento dos juros obriga a empresa “X” a fazer concessões e aumentar os descontos, para ganhar cliente, afetado pela crise, direta ou indiretamente.
De acordo levantamento da empresa “X”, os alunos que desistiram de estudar foram 10% e os que estão com pagamentos das mensalidades, são 5%.
c.2) Os tipos de cenários: Há vários cenários, otimista, pessimista e provável, infelizmente, o que encontramos é o pessimista, queremos que vá para o provável, para uma possível melhora mesmo com a situação aparente. 
c.2.2) Pessimista: Os fatores externos afetam gravemente o objetivo da empresa, de conseguir matricular os alunos e mantê-los; mesmo com a necessidade de aprender novo idiomas, não há recursos financeiros por parte do cliente e os que tinha, não tenha mais gerando os desistentes; Ou umas das unidades paga o saldo negativo da outra ou não obtém lucro e sai no vermelho também.
c.2.3) Provável*: São 3 unidades, vender 1 unidade e salvar o investimento ali feito, pois o funcionamento só gera despesas e ainda perde lucro das outras para abater o prejuízo. As demais, saírem do vermelho. Os pais pagarem com atraso, mas dentro do mês, não sair nenhum aluno, “fechar a porta dos fundos”. Esperar que o estado pague dentro do mês, tanto dos aposentados quanto dos não, os funcionários públicos. E que os pais desempregados, consigam outros empregos. 
2) Segundo passo: Segundo tipo do planejamento
Analisado o tipo de cenário, sendo o caso do problema, é o pior, o cenário pessimista, por causa da economia do país estar em recessão desde 2015. 
Nesse planejamento, é feito a análise do poder decisivo, suas características que influenciam sua capacidade de decisão. No caso, é o Diretor administrativo, ele é paciente, detalhista, monitora as atividades operacionais mas tem dificuldade em tomar decisão racional, algumas vezes, por causa do lado sentimento dependendo da situação; Ex: Como dito no cenário provável*: 1 das 3 unidades, vem dando prejuízos altos a demais unidades, pois o lucro das outras unidades está sendo direcionado para pagar despesas dessa unidade; desde do ano passado era pra ter fechado, mas gestor quis tentar, e de novo, não houve melhoras.
3) Conclusão
Diante da análise cenário pessimista; avaliação do gestor e as alternativas de decisão, a solução virá da experiência de uma situação vivida no passado:
Outrora a resposta tem sido extrapolar o limite orçamentário de 3%, na tentativa de cumprir o objetivo da empresa com altos investimentos e marketing. Mas analisando os matriculados desse início de ano em relação as iniciativas de marketing, foram os gastos médios e pequenos que trouxe retorno a empresa, como indicação dos próprios alunos ou freelances, panfletos e telemarketing.
Logo a decisão do Gestor será parar de extrapolar o limite do orçamento de marketing e cuidar dos nossos alunos para eles continuarem trazendo mais alunos.

Outros materiais