Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS AP 1 solange

Pré-visualização | Página 1 de 1

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201307168936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, parte do pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda a experiência mental; esta teoria propõe que o ego protege toda a estrutura de personalidade contra a ameaça falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão tais distorções são denominados mecanismos de defesa do ego. Observe o relato abaixo, extraído de Fadiman, J. Teorias da personalidade. Ed. Harbra, 1986, e identifique o mecanismo de defesa que está em ação. ¿Até mesmo pessoas bem ajustadas respondem à ansiedade com comportamentos que visam desabafar. Fumam, embebedam-se, comem demais, perdem a paciência, roem as unhas, põem o dedo no nariz, quebram leis, falam como crianças, destroem propriedades, masturbam-se, leem estórias de mistério.... alguns desses comportamentos são tão comuns que são encaradas como sinal de maturidade¿. Pag 23
		
	
	Racionalização
	 
	Regressão
	
	Formação reativa
	
	Negação
	
	Sublimação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307168937)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O propósito da psicanálise é ajudar o paciente a estabelecer o melhor nível possível de funcionamento do ego, dados os inevitáveis conflitos que emergem do meio externo, do superego e as inexoráveis exigências do id. Dentro deste contexto podemos apontar como sendo tarefa do terapeuta:
		
	 
	Ajudar o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes de forma que a vida atual possa ser mais satisfatória.
	 
	Provocar a reestruturação cognitiva utilizando estratégias de embate verbal e inoculação da dissonância cognitiva.
	
	Realizar a analise experimental da queixa do paciente a fim de ajuda-lo a superar o problema apresentado.
	
	Avaliar o potencial de ação que o paciente possui para superar as adversidades encontradas em sua vida.
	
	Auxiliar na compreensão do lugar que o paciente ocupa no mundo e a reencontrar o caminho do desenvolvimento pessoa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307640262)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a psicoterapia humanista leia as frases a seguir e escolha alternativa correta. I- A relação interpessoal subjetiva é uma troca mútua entre terapeuta e cliente. II- É um processo que desencadeia possibilidades de encontros, ressonância e, reflexões. III- Nela encontramos um fluxo interpessoal que visa eliminar a autonomia.
		
	
	I e III estão corretos.
	 
	II e III estão corretos.
	
	I, II e III estão corretas.
	 
	I e II estão corretas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307168934)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A psicanálise, desenvolvida por Sigmund Freud, parte do pressuposto de que o corpo é a fonte básica de toda a experiência mental; esta teoria propõe que o ego protege toda a estrutura de personalidade contra a ameaça falsificando a natureza desta. Os modos pelos quais se dão tais distorções são denominados mecanismos de defesa do ego. Observe o relato abaixo, extraído de Fadiman, J. Teorias da personalidade. Ed. Harbra, 1986, e identifique o mecanismo de defesa que está em ação. ¿Uma mulher foi levada à corte a pedido de seu vizinho. Esse vizinho acusava a mulher de ter pego e danificado um vaso valioso. Quando chegou a hora da mulher se defender, sua defesa foi tripla: Em primeiro lugar, nunca tomei o vaso emprestado. Em segundo lugar estava lascado quando o peguei e finalmente, sua excelência, eu o devolvi em perfeito estado¿. Pag 20
		
	 
	Negação
	 
	Racionalização
	
	regressão
	
	Formação reativa
	
	Sublimação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307640280)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As diversas abordagens em psiocterapia possuem similaridades e diferenças. As similarades se baseiam em:
		
	
	Autenticidade
	 
	Realidade psíquica
	
	Elaboração de diagnóstico
	
	Transferência