Buscar

Experimento 31 perguntas (1)

Prévia do material em texto

31 Corrente elétrica
Objetivo
Estudar o comportamento da corrente elétrica ao passar por dispositivos elétricos passivos (resistores).
Procedimento
1-Para iniciarmos o Virtual Physics é necessário clicar em Electric Current na lista de experimentos. O programa vai mostrar a bancada de circuitos elétricos (Circuits).
2-Neste experimento temos três circuitos montados no protoboard (matriz de contatos), um resistor simples, três resistores em série e um circuito misto. Inicialmente conecte a alimentação (gerador de função) ao circuito que se pretende estudar. Utilizando os instrumentos de medição, o osciloscópio e o multímetro, você irá medir a intensidade de corrente elétrica em diferentes pontos do circuito simples, e em seguida irá medir a corrente elétrica em diferentes pontos dos outros tipos de circuito.
3-Altere a tensão de alimentação (gerador de função) que está conectado ao resistor simples e está setado para 12 V DC, altere a tensão para 20V. Observe no protoboard que o cabinho amarelo está conectado ao polo positivo do gerador e o cabinho verde ligado ao polo negativo.
Resistor simples
4-Com a alimentação selecionada para 20V, aperte o botão verde (On/Off), observando que o multímetro está no modo de amperímetro (I DC) para medir corrente ampères (A) e se observarmos está conectado ao ponto 23C, do lado positivo do resistor. A corrente vai circular pelo amperímetro e então pelo circuito. Se considerarmos o sentido eletrônico da corrente elétrica, os elétrons saem do polo negativo e vão para o polo positivo, portanto preencha a tabela abaixo com os valores medidos da corrente.
5-Pegue as pontas de provas do amperímetro e mude para o outro lado do resistor, arrastando a ponteira vermelha para o ponto 20C. Preencha a tabela de dados abaixo.
	Resistor
	Corrente de entrada
	Corrente de saída
	100
	0,12
	0,12
Resistores em série
6-Mova o cabo amarelo do resistor simples (ponto 23A) ao conjunto de três resistores conectados no canto inferior da matriz de contatos (ponto 19F). Ele deve estar conectado ao lado positivo do gerador de funções e ao primeiro resistor da série. Mova o cabo verde (ponto 18A) para o último resistor da série (ponto 4F). Ele deve ainda estar conectado ao lado negativo do gerador de funções, retire as pontas de prova do amperímetro para poder mexer nos cabos.
					
7-Vamos medir a corrente que entra e a corrente que sai em cada resistor e preencher a tabela abaixo.
	Resistores em série
	Corrente de entrada
	Corrente de saída
	Resistor 150
	0,28
	0,28
	Resistor 180
	0,28
	0,28
	Resistor 100
	0,28
	0,28
8- Observando a tabela de dados qual é a conclusão?
R: Em um circuito com resistores ligados em série, a corrente que passa sob cada resistor é a mesma. Ela dependerá, naturalmente, da resistência total do circuito (no caso, a soma de três resistências em série) e da voltagem fornecida, mas, em todos os casos, a corrente “antes” ou “depois” de dado resistor é sempre a mesma para circuitos DC.
Resistores em paralelo
8-Observando a matriz de contatos, mova o cabo amarelo para o ponto 8A da matriz de contatos e o cabo verde para o ponto 2A.
9-Anote os dados da corrente elétrica que entra e a corrente elétrica que sai de cada resistor e preencha a tabela de dados abaixo.
	Resistores em paralelo
	Corrente de entrada
	Corrente de saída
	1 k
	0,012
	0,012
	200
	0,06
	0,06
	500
	0,024
	0,024
10-Qual o comportamento da corrente elétrica em resistores num circuito em série?
R: Na associação em série todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica. Os resistores são ligados um em seguida do outro, existindo apenas um caminho para a corrente elétrica.
11-O que acontece com a diferença de potencial em cada resistor num circuito em paralelo?
R Eles estão sujeitos à mesma diferença de potencial (ddp), mas são percorridos por correntes elétricas diferentes, que são proporcionais ao valor de cada um.
3- No circuito paralelo o que acontece com as correntes em cada resistor?
R: Eles são percorridos por correntes elétricas diferentes, que são proporcionais ao valor de cada um. como a carga não pode se acumular nem ser extraída, a corrente total deve ser igual à soma das correntes que passam nos resistores.
4-Podemos considerar um circuito formado de resistores como um único resistor?
	R: Sim, se tivermos apenas 1 resistor de resistência R submetido à mesma diferença de potencial
	
	
5- Na física, qual analogia podemos fazer do conceito de corrente elétrica com a hidráulica?
R: No caso de o circuito estar ligado em paralelo, a analogia correta seria a de uma bomba ligada a vários canos em paralelo, dando a todos a mesma impulsão, ao mesmo tempo. Logicamente a corrente será uma em cada cano, e seus valores serão dados pela maior ou menor dificuldade em passar por aquele cano. Assim, o que é igual para cada cano é a força propulsora.
 No circuito em paralelo, a bomba é a bateria ou fonte, e os canos em paralelo são os resistores. Obviamente cada resistor terá sua própria corrente.
6- Qual a diferença de corrente elétrica convencional e corrente real ou eletrônica?
R: Corrente elétrica é o movimento ordenado entre as cargas elétricas presentes em um condutor metálico. 
Essa organização de movimento acontece quando se cria um campo elétrico dentro desse condutor, fazendo com que seus elétrons livres desenvolvam um movimento ordenado. 
Esse termo, corrente elétrica, é originado de uma antiga concepção sobre a eletricidade ser um fluido capaz de se canalizar por condutores. 
Sentido da corrente elétrica 
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. 
Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo. 
OBS: O sentido convencional é sempre usado para análise da corrente elétrica.

Continue navegando