Buscar

Resumo de História do Direito - PT 2, Contexto Histórico dentro de cada Constituição

Prévia do material em texto

Constituição de 1891 – Primeira Constituição Republicana no Brasil
Esta constituição fundamentou os princípios da república velha no Brasil, caracterizando um regime federalista, inspirado na carta magna norte-americana da época, com amplo domínio dos Estados de São Paulo e Minas Gerais no âmbito federal (pacto do Café com Leite), garantido pelo poder dos coronéis (pessoas de muita influência) nos municípios. Vale salientar que o regime político de proporcionalidade absoluta na representação dos Estados. Junto a Câmara Federal e o controle dos impostos de exportação pelos governos estaduais e não o governo federal, além do voto aberto, muito contribuiu para a perpetuação daquela política oligárquica com forte influência dos setores ligados a cafeicultura.
Constituição de 1934 – Primeira Constituição da Era Vargas
Esta Constituição representou um avanço muito importante para o estabelecimento dos direitos sociais e civis no Brasil. Muitos direitos trabalhistas como a jornada de oito horas, a aposentadoria, o descanso semanal remunerado e etc, estavam presentes naquela carta magna, também o voto secreto e extensivo às mulheres, a criação da justiça do trabalho e outros avanços.
Constituição de 1937 – Fundamentou a Ditadura do Estado Novo Varguista
O período posterior à promulgação da constituição foi bastante conturbado na política brasileira tendo ocorrido uma forte disputa ideológica entre forças fascistas (AIB) e liberais e comunistas (ANL). O plano Cohen deu a Vargas o pretexto necessário para continuar no poder lançando as bases do chamado Estado Novo que se caracterizou como sendo um período autoritário fundado numa constituição outorgada chamada Polaca.
A Constituição de 1946 – Elaborou as bases de uma República Liberal
A Entrada do Brasil na 2ª guerra Mundial colocou o governo Vargas em xeque, como explicar que milhares de vidas brasileiras se perdiam nos campos de batalha da Europa lutando contra ditaduras fascistas, se internamente vivíamos numa ditadura com tendências fascistas?
Vargas foi destituído do poder pelos militares vindo a ocorrer novas eleições para presidente da república, para dar voz ao espírito liberal que imperava na época foi promulgada uma nova constituição que muito se assemelhava a de 1934, um dispositivo da constituição de 1946 que deve ser lembrado é aquele que definia a realização de esforços a fim de transferir o capital do Brasil para o planalto central.
Constituição de 1967 – Buscou legitimar o governo autoritário dos militares no Brasil
O presidente da República Jânio Quadros renunciou ao mandato em agosto de 1961, foi feita uma emenda constitucional instituindo um regime parlamentarista no país, assim, João Goulart assume a presidência com poderes diminuídos.
Em janeiro de 1963 foi realizado um plebiscito em que a população decidiu-se pela volta do presidencialismo, levando a João Goulart a defender a implantação da chamada reforma de base, os setores dominantes (multinacionais, burguesia, latifundiário) se articularam junto a oficialidade militar insatisfeito com a política governamental levando a eclosão do golpe militar de 1964.
O governo militar sob comando de Castelo Branco tomou uma série de medidas que restringiam os direitos civis no Brasil tais como:
AI – 1: Cassou vários mandatos políticos e reconheceu a posso de Castelo Branco na presidência da República.
AI – 2: Estabeleceu eleições indiretas para presidência da república e o bipartidarismo.
AI – 3: Estabeleceu eleições indiretas para governadores de Estado.
O Governo convocou os congressistas através do AI – 4 para discutir o projeto constitucional enviado pelo Executivo, a constituição foi posteriormente promulgada por um congresso “amordaçado”, daí dizer que na prática a mesma foi semi-promulgada.

Continue navegando