Buscar

resenha vende se em 30 segundos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vende-se em 30 segundos manual de roteiro para filme publicitário. Livro do autor brasileiro Tiago Barreto (SENAC, São Paulo 2004).
Tiago Barreto é bacharel em Publicidade e propaganda pela escola de comunicações e artes da USP. Estudou roteiro de curta e longa metragem na escola internacional de cinema e tevê (EICTV) em cuba. Barreto já possui duas obras, o livro ‘‘vende-se em 30 segundos; manual de roteiro filme publicitário’’, que foi um sucesso nas universidades de todo o país, por ser o único livro sobre o assunto, e também o livro ‘’ chapéu sem pé nem cabeça’’ que divide a autoria com Marta Neves. Barreto já participou de vários festivais com varias premiações, medalha de ouro como colunista no Festival de Gramado e no Voto Popular About. Medalha de prata no EI Ojo de iberoamerica 2005 (EI Ojo é considerado um dos mais importantes festivais mundo não-Anglo, o evento anual geralmente atrai centenas de jovens dedicados ao título.) Barreto também escreve contos e matéria sobre viagens.
'Vende-se em 30 segundos' falou muito sobre a questão de como começar e quem começar o roteiro, sendo criado pelo redator juntamente com o diretor de arte. Pois todo mundo que cria ideias, não importando a direção forma ou tendência, pode construir um roteiro. Seu roteiro nasce de sua criatividade, então não tenha medo de ter suas ideias. Podem-se ter quatro tipos de gênero, humor suspense drama e erotismo. Não existe regra para a escolha do gênero, não esqueça que sempre vai depender do produto, do target e que o importante é conquista-lo, independentemente de fazê-lo rir ou arrepiar-se com seu roteiro. Depois de todo um processo de conhecimento do cliente, leitura de briefing, o produto e seu publico alvo, começa a fazer um levantamento de ideias, vale tudo. É hora de criar. Relações, antíteses, metáforas, antônimos, imagens, palavras, sons, sentidos. Brainstorm. Com tudo já planejado, começa a montar sua sinopse, que seria praticamente sua ideia bruta, sem falas, sem separação de cenas, apenas a ideia principal. O seu principio é a síntese, mas para que o leitor compreenda a historia por completo é necessário ter quatro elementos: temporalidade, localização, percurso de ação e desfecho. Não se pode esquecer do tempo, sempre verificar se está menos de 30 segundos, passando disso, tente diminui-lo para que não seja cortado, um tempo ideal seria por volta de 27,28 segundos. Reservar alguns segundos para o packshot ou assinatura se no caso ele não estiver fazendo parte do texto. No final do livro, é enfatizado de como terminar seu roteiro de forma ideal para obter sucesso. Sempre tenha uma visão critica de como foi finalizado seu roteiro, verifique sempre as falas, as cenas, pois pode acontecer de uma mulher entrar em cena onde deveria estar uma criança. Um BG colocado em momentos errados. ’’ Um bom roteiro não perdoa ninguém. Atrai e conquista como um cruzar de pernas das musas de hollywood. Simples e rapidamente. Este é seu objetivo: seduzir. No fundo no fundo, todo bom roteiro tem a mesma conclusão, virar a cabeça do consumidor’’. 
‘’Vende-se em 30 segundos’’ está voltado para os alunos e para quem está começando a carreira, pois o livro me pareceu muito simples e de fácil compreensão, e isso contribui em um aprendizado mais rápido. O livro incentiva o leitor a começar a criar regras básicas de como ser um bom roteirista, te levando a pensar nas suas próprias ideias, e começar a desenvolvê-las. No final do livro tem um glossário das palavras usadas nos roteiros e suas respectivas definições, ajudando assim, o leitor a compreender melhor o conteúdo do livro. Recomendo a leitura para quem pensa em seguir a carreira de redator. É certo que em menos de trinta segundos você verá que ele é um guia muito instrutivo para levar embaixo do braço e consulta-lo sempre que as duvidas surgirem. ‘’O roteiro publicitário é a organização das ideias do criador, a representação do cenário de um sonho, feita para vender um produto. ’’ ‘’ pode-se dizer que a tevê é, junto com o cinema, o meio que tem a vantagem de misturar os dois tipos de propaganda: propaganda para ver e propaganda para ouvir. ’’

Continue navegando