Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA 1º exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIÊNCIA 1º exercício
	1a Questão -Em qual das correntes estudadas a sociedade possui núcleos permanentes, tais como a propriedade, a família, o trabalho, a pátria e sobretudo, a religião e há uma visão continuista da história?
		
	 
	Fenomenolgia
	 
	Positivismo
	
	Marxismo
	
	Personalismo
	
	Teoria Social Crítica
	2a Questão-O que significa o Neotomismo?
		
	
	é uma corrente filosófica analítica que tem interesse pelas formas e pelos modos de funcionamento da linguagem.
	
	é uma corrente filosófica que trata da filosofia aristotélica bebendo somente em Aristóteles, para esclarecer e justificar racionalmente a revelação divina do cristianismo.
	
	é uma corrente filosófica que tem como interesse a consciência reflexiva ou pelo sujeito do conhecimento.
	
	é uma corrente filosófica nas quais as percepções recebem conteúdos da experiência e a sensibilidade os organiza racionalmente segundo a forma do espaço e do tempo.
	 
	é uma corrente filosófica surgida no século XIX com o objetivo de reviver e atualizar a filosofia e a teologia de santo Tomás de Aquino.
	3a Questão -Sua produção teórica foi intensa, desde a juventude até os seus volumes do Curso de filosofia positiva (de 1830 a 1848), os quatro volumes do Sistema de política (de 1851 a 1854), O catecismo positivista (1850), a Síntese subjetiva (1856), entre vários outros. Estamos nos referindo a
		
	
	Pierre Bourdieu
	
	Emmanuel Mounier
	 
	Auguste Comte
	
	Friedrich Engels
	
	Jurgen Habermas
	4a Questão -Sobre o positivismo, corrente teórica pioneira na sistematização do pensamento sociológico, assinale o que for INCORRETO.
		
	
	Para o positivismo, o conceito de amor à Humanidade, exigência fundamental da moral positiva;
	
	Para o positivismo, o conceito de progresso está implícita uma vocação dinâmica e conservadora ao mesmo tempo, daí o papel da ordem;
	 
	Para o positivismo, o conceito de luta de classes que levará proletários e senhores capitalistas à revolução final;
	
	Para o positivismo, o conceito de positivo está vinculado à ideia de que o conhecimento deve estar voltado para sua atividade prática, visando o bem da humanidade;
	
	Para o positivismo, o conceito de hierarquia que, ao contrário da visão marxista, considera a existência de classes sociais como indipensável para o bem-estar social.
5a Questão -
	Tal filósofo tem parte de sua obra ligada a sua teoria de ciência e o seu intento é a construção de uma filosofia da história, que se transforma, na segunda fase da sua vida, numa religião da humanidade, isto é, numa divinização da história. O que aos olhos dele a descoberta fundamental e que, na realidade, é o ponto de partida de toda a sua filosofia é a lei dos três estados. Segundo esta lei, que ele declara ter extraído das suas reflexões históricas e não da observação do desenvolvimento orgânico do homem, cada um dos ramos do conhecimento humano passa sucessivamente pelos três estados teóricos: o estado teológico ou fictício, o estado metafísico ou abstracto, o estado científico ou positivo. Há, portanto, três métodos diversos para conduzir a investigação humana e três sistemas de concepções gerais. O primeiro é o ponto de partida necessário da inteligência humana; o terceiro é o seu estado fixo e definitivo; o segundo é unicamente destinado a servir de transição. Estamos falando de
		
	
	Marx
	
	Adorno
	
	São Tomás de Aquino
	
	Lucáks
	 
	Comte

Outros materiais