Buscar

exercícios de refino AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Refino - Exercícios AV2
1) EM QUE CONSISTE O PROCESSO DE COQUEAMENTO E CRAQUEAMENTO TÉRMICO?
Coqueamento térmico: é o processo de policondensação de carbono dos resíduos pesados que produz componentes mais leves com baixo teor de enxofre, uma vez que a maior parte do enxofre é retido no coque formado.
Craqueamento térmico: é o craqueamento de resíduos pesados sob condições térmicas severas. Os produtos líquidos desse processo são altamente olefínicos, aromáticos e têm alto teor de enxofre, por isso requerem um hidrotratamento para melhorar suas propriedades.
2) O QUE É VISCORREDUÇÃO?
É um craqueamento térmico brando de resíduos de vácuo ou atmosférico para produzir produtos leves e 75-85% de material craqueado de menor viscosidade, que pode ser usado como óleo combustível.
3) CITE AS REAÇÕES REFERENTES AOS PROCESSOS DE VISCORREDUÇÃO.
A reação principal na viscorredução é o craqueamento térmico de HC’s pesados. As possíveis reações na viscorredução são:
A quebra da cadeia parafínica lateral, que também vai reduzir o ponto de fluidez;
O craqueamento de anéis de naftaleno a uma temperatura acima de 482°C;
A formação de coque por polimerização, condensação, desidrogenação e desalquilação;
O posterior craqueamento será o resultado de asfalteno e coque deixado na fase líquida (coqueamento retardado).
4) O QUE É O PROCESSO DENOMINADO HIDROCONVERSÃO? Quais são os objetivos deste processo? Fale acerca do hidrotratamento.
Hidroconversão: é um termo usado para descrever todos os diferentes processos nos quais HC’s reagem com hidrogênio, o que inclui hidrotratamento, hidrocraqueamento e hidrogenação.
Hidrotratamento: é usado para descrever o processo de remover impurezas de enxofre, nitrogênio e metais na matéria prima por hidrogênio ma presença de um catalisador.
O uso da técnica de hidroconversão depende do tipo de matéria prima e os produtos desejados.
5) FALE ACERCA DO CRAQUEAMENTO CATALÍTICO EM LEITO FLUIDIZADO. QUAL SEU PAPEL NA REFINARIA?
É o coração da refinaria. É onde os fluidos de petróleo pesado de baixo valor agregado, como o gasóleo de vácuo, são otimizados em produtos de maior valor agregado, principalmente gasolina, GLP e olefinas C3/C4, as quais podem ser utilizadas na unidade de alquilação para a produção de gasolina ultralimpa.
O FCC tem um papel central quando são utilizadas matérias primas como o GOV hidrotratado e o resíduo atmosférico dessulfurizado.
6) EM QUE CONSISTE O PROCESSO DE ALQUILAÇÃO? Cite as principais formas com que o mesmo pode ser realizado?
É o processo para produzir cortes da faixa de gasolina a partir de olefinas, tais como o propileno, butilenos e pentenos e isobutano. Um processo alternativo é a polimerização, no qual são formados materiais poliméricos a partir das olefinas não reagidas. O processo de alquilação consiste em reagir os HC’s na forma líquida e baixa temperatura, e com alta relação de isobutano para olefina. Os produtos da reação são enviados para um decantador de ácido, onde o ácido é reciclado de volta para o reator. Os produtos são então separados em GLP gasoso propano e n-butano do alquilado. As principais formas são: processo de alquilação de ácido sulfúrico, alquilação com ácido fluorídrico e alquilação com catalisador sólido.
7) COMENTE SOBRE AS EXIGÊNCIAS DE HIDROGÊNIO NAS REFINARIAS MODERNAS.
O consumo de hidrogênio é o resultado da reação química desse elemento com as frações de petróleo, variando da nafta ao resíduo de vácuo nos seguintes processos:
Hidrotratamento dos derivados cortes, variando de nafta a gasóleo pesado de vácuo, para remover enxofre, nitrogênio e metais. O consumo de hidrogênio varia de 0,6Kg de H2 por tonelada de destilados a vácuo.
Hidrocraqueamento e hidroconversão de gasóleo e de matérias primas mais pesadas para produzir produtos leves. O consumo depende da qualidade da alimentação e da severidade do processo, e varia entre 15 e 35 Kg de hidrogênio por tonelada de alimentação.
Esses processos exigem hidrogênio de alta pureza e em alta pressão para atender as exigências econômicas e de processo.
8) FALE ACERCA DO PROCESSO DE METANAÇÃO.
É realizada em um reator catalítico de leito fixo em temperaturas entre 300 e 340°C sobre um catalisador de níquel e, nessas temperaturas, a conversão é quase completa com CO e CO2 residuais inferiores a 10 ppm.
9) EM QUE CONSISTE OS PROCESSOS DE MELHORIA DE RESÍDUOS NAS PLATAFORMAS?
As opções para refinadores processando resíduo de alto enxofre serão uma combinação de esquemas de melhoria e utilização de subprodutos. As opções de melhoria dos resíduos são:
Processos não catalíticos: desasfaltação por solvente, térmico, gaseificação, coqueamento retardado, coqueamento fluido, flexicoqueamento, viscorredução.
Processos catalíticos: craqueamento catalítico de resíduo em leito fluidizado, hidroprocessamento, hidrotratamento em leito fixo, hidrocraquemanto em leito fixo, hidrocraquemento em leito de lama, hidrotratamento em leito ebuliente, hidrocraqueamento em leito ebuliente aquaconversão.
10) O QUE É DESASFALTAÇÃO POR SOLVENTE?
É um exclusivo processo de separação no qual o resíduo é separado por peso molecular em lugar de ponto de ebulição, produzindo um óleo desasfaltado de baixo contaminante que é rico em parafinas e tem a vantagem de ser um processo de custo relativamente baixo, com flexibilidade para atender uma ampla faixa de qualidade de ODES.
11) EM RELAÇÃO A MELHORIA DE RESÍDUOS, COMENTE SOBRE:
a) Coqueamento: O processo de coqueamento tende a aumentar a relação de H/C dos produtos pela produção de C, e o resíduo tem uma relação H/C de cerca de 0,5-1, que pode ser aumentada adicionando-se hidrogênio ou removendo carbono.
b) Gaseificação: é um processo de oxidação parcial onde os sólidos carbonáceos reagem com o oxigênio, ar enriquecido ou ar de acordo com a reação geral: 
CnHm + n/ 2 O2 n CO + m/ 2 H2
A gaseificação dos resíduos é realizada em altas temperaturas, produzindo gás de síntese, carbono e cinzas como produtos principais.
c) Hidroprocessamento: consome uma quantidade substancial de hidrogênio e tem custos de investimentos e operação relativamente altos, se comparado com os processos térmicos. Apresenta alta seletividade de rendimento de líquido do que qualquer outro processo.
d) Aquaconversão: é baseado no catalisador de transferência de hidrogênio da água para a carga. Esse processo produz produtos de alto grau API e baixa viscosidade.
12) COMO OCORRE O PROCESSO DE PROCESSAMENTO DE GÁS SULFÍDRICO E MERTACAPTANS?
13) EXPLIQUE COMO OCORRE A ABSORÇÃO DE GASES.
É usado para remover um componente de uma corrente de gás pelo contato do gás com uma solução líquida. A absorção exige a transferência de massa de uma substância da corrente de gás para a corrente de líquido, todavia, se a concentração de vapor e líquido estiver em equilíbrio, não existe força acionadora, portanto, não ocorre transferência de massa. 
14) EM RELAÇÃO A QUESTÃO 12, RESPONDA:
a) Solventes químicos
b) Solventes físicos
c) Recuperação de mertacaptans

Continue navegando