Buscar

avaliando aprendizado METODOLOGIA ED.FÍSICA 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201302684159)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As aulas da educação física devem partir dos conhecimentos que os alunos já têm sobre os con¬teúdos a serem trabalhados. Leva em conta a realidade histórico-social a qual os alunos estão inseridos, permitindo ao aluno entender-se como sujeito histórico capaz de interferir na sociedade. A assertiva acima enfatiza a:
		
	 
	perspectiva critico-social, baseada em uma aula na qual há diálogo entre professor e aluno com objetivo de criticidade.
	
	perspectiva critico-social, baseada em um aula que o professor reproduz as ideologias dominantes para seus alunos.
	
	perspectiva critico-social, baseada em uma aula na qual a técnica e a tática são os objetivos principais da aula.
	
	perspectiva critico-social, baseada em uma aula na qual o objetivo é o desenvolvimento de habilidades biológicasdo aluno.
	
	perspectiva critico-social, baseada em um aula que o professor expõe seu poder de criticidade e o aluno concorda
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302748807)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, diversas tendências de Educação Física foram surgindo ao longo do tempo e cada tendência ficou em evidência por um determinado período e de acordo com a tendência, a Educação Física era conceituada. Levando em consideração o exposto, relacione a coluna superior com a coluna inferior, conforme tendência e conceito da Educação Física: ( 1 ) Tendência Higienista ( 2 ) Tendência Pedagogicista ( 3 ) Tendência Militarista ( 4 ) Tendência Competitivista ( 5 ) Psicomotricidade ( ) Educação Física seletora por excelência, eliminando os fracos e premiando os fortes no sentindo de depuração da raça, uma disciplinarização exacerbada. ( ) Educação Física que privilegia os aspectos metodológicos e respalda se em experiências pedagógicas com crianças, centrando-se no desenvolvimento das condutas motoras. ( ) Conjunto de práticas que amparadas pelos conhecimentos oriundos da medicina, visam favorecer o desenvolvimento das qualidades raciais, o equilíbrio orgânico e o prolongamento da vida. ( ) Apoiada nos pressupostos do liberalismo, tendência orientada no sentido de formar o cidadão. ( ) Conjunto de atividades que visam desenvolver o gosto pelo esporte, buscando o aprimoramento físico e técnico do indivíduo. Marque a alternativa que contém a sequência correta de cima para baixo:
		
	
	( ) 4, 2, 5, 1, 3
	
	( ) 3, 2, 4, 5, 1
	
	( ) 3,4,2,1,5
	 
	( ) 3, 5, 1, 2, 4
	
	( ) 4, 5, 3, 2, 1
		
	
 3a Questão (Ref.: 201302748817)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A partir da década de 1980, a prática pedagógica na Educação Física Escolar passou a ser mais discutida segundo às vertentes tecnicistas, esportivistas e biologistas. Com o passar dos anos, surgiram novas formas de organização do pensamento da pedagogia na Educação Física, por meio das análises das principais características e tendências no contexto escolar. Tais pressupostos pedagógicos auxiliam o Professor dessa disciplina na estruturação do pensamento para a realização das atividades de ensino. Associe, adequadamente, as vertentes pedagógicas às Abordagens Pedagógicas da Educação Física Escolar. ( 1 ) Desenvolvimentista. ( 2 ) Construtivista. ( 3 ) Crítico-superadora. ( ) Diagnóstica, porque pretende ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor. ( ) Oferece experiências de movimento motor adequadas às faixas etárias e ao estadiamento puberal. ( ) Considera o conhecimento que o aluno previamente já possui, resgatando sua cultura de jogos e de brincadeiras.
		
	
	( ) 1, 3, 2
	
	( ) 2, 3, 1
	 
	( ) 2, 1, 3
	
	( ) 3, 2, 1
	 
	( ) 3, 1, 2
		
	 4a Questão (Ref.: 201302100644)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere à convivência entre meninos e meninas nas aulas de Educação Física cabe ao professor:
		
	
	realizar atividades em que equipes femininas disputem contra equipes masculinas, que pode servir de estímulo
	
	oferecer atividades separadas para cada sexo, para melhor alcançar seus intuitos pedagógicos;
	 
	não separar a turma por sexo e buscar em conjunto uma reflexão sobre as diferenças;
	
	se os alunos solicitarem, separar a turma por sexo e oferecer atividades específicas;
	
	separar a turma por sexo na hora da realização dos jogos em si, de forma a evitar acidentes;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302097558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo estudos de Castelanni Filho a Educação Física escolar brasileira teve seu início oficial em 1851, com a Reforma Couto Ferraz. Três anos depois expediu sua regulamentação, e entre as matérias a serem obrigatoriamente ministradas no primário estava a ginástica, e no secundário, a dança. Sua implantação ocorreu no Rio de janeiro, que era a capital da República. Evidenciando sua legalidade e a proposta da Educação Física desta época, é CORRETO AFIRMAR que: Art 80. ... Farão os alunos exercícios gymnasticos, debaixo da direcção de hum mestre especial (Reforma Couto Ferraz, 1981).
		
	
	A perspectiva da educação física escolar era pautada nas abordagens metodológicas de ensino e sua preocupação era o desenvolvimento e aperfeiçoamento da força física e preparação para o exercício militar
	 
	A concepção dominante da Educação física, no seu início, é calcada na perspectiva que muitos autores chamaram de higienismo. Nela, a preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento físico e da moral, a partir do exercício.
	
	A educação física era baseada em atividades esportivas com a finalidade de preparar atletas através de exercícios ginásticos ministrados por um professor de educação física.
	
	A proposta da Educação física militar foi incluída nas instituições de ensino para a formação integral do homem e sua proposta era a formação social e educativa através de exercícios ginásticos
	
	Houve uma preocupação em sistematizar os conteúdos de forma a preparar e condicionar os alunos em todo o seu potencial físico, tendo uma preocupação com aspectos individuais vislumbrando o treinamento das capacidades físicas.

Outros materiais