Buscar

Resolução AD1 EE com pesquisa 2014.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD1 2014.2 – Educação Especial
Renata Christine Sampaio Ribeiro Vilela – Mat.: 14216080033 – Pedagogia – Pólo Piraí
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCHS
Licenciatura em Pedagogia
Unirio/Cederj
Primeira Avaliação A DISTÂNCIA- 2014.2
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela M. Corrêa
	Nome: Renata Christine Sampaio Ribeiro Vilela
	Matrícula: 14216080033
	E-mail: restrela4@yahoo.com.br
	Telefone: (21) 9.8112-9698
	Pólo: Piraí
	Cidade que reside: Rio de Janeiro
Prezado (a) aluno (a):
Essa é a sua primeira AD. Leia os enunciados com atenção e procure ser claro e objetivo
na elaboração de suas respostas.
Instruções:
	Você vai encontrar, nesta prova, 7 (sete) questões e 1 (uma) pesquisa;
	Leia atentamente todas as questões;
	Escreva com letra legível;
	Revise suas respostas e verifique se as idéias estão claras;
	Esta avaliação é individual;
	Esta avaliação é de caráter individual e deverá ser entregue no seu pólo conforme o cronograma.
BOA SORTE!
1.	Como os deficientes eram tratados na Antiguidade e na Idade Média? Responda em 10 linhas para cada período. (2,0 pontos)
Antiguidade:
As leis da Roma Antiga permitiam a morte ao nascer no caso de a criança ter nascido com alguma mutilação ou ser considerada monstruosa. As que não eram mortas, eram abandonadas em cestas com flores às margens do rio Tibre, onde eram resgatadas por escravos e pessoas pobres, que a criavam para pedir esmolas. Ainda em Roma, no tempo dos Césares, alguns deficientes mentais eram tratados como bobos, e outros eram usados no circo, fazendo tarefas simples e às vezes humilhantes.
Na Grécia Antiga, eles eram sacrificados ou escondidos.
Em Atenas, o pai era responsável por exterminar ou abandonadar.
Em Esparta, eram consideradas subumanas, sendo abandonadas ou eliminadas (eram lançadas em um precipício).
Idade Média:
O misticismo cercava as deficiências. Os deficientes pobres passavam por benzeduras e ritos misteriosos de exorcismo. Passaram a viver à margem da sociedade, sobrevivendo de esmolas.
Depois de um tempo passaram a ser acolhidos em igrejas ou conventos, onde ganhavam a sobrevivência em troca de pequenos favores à instituição. Por volta do século XIII surgiu a primeira instituição para abrigar deficientes mentais, que era uma colônia agrícola.
Tinha-se a visão de que o deficiente merecia sobreviver e ter condições confotáveis de vida porque tinha alma e bens ou direitos à herança.
	Destaque os principais acontecimentos, em relação ao deficiente, nos séculos XVI, XVII e XVIII? Responda em 10 linhas. (1ponto)
A marca da Era Moderna é a visão supersticiosa sobre o deficiente.
No século XVI, a rigidez ética conduzia a uma grande intolerância. Quando lhe faltava a razão, o homem era visto como uma besta demoníaca ou um ser do mal.
Ainda no século XVI, os médicos Paracelso e Cardano, começaram a defender a ideia de que os portadores de deficiência mental eram um problema médico, cabendo a eles, e não ao clero, a decisão sobre a vida e o destino dessas pessoas.
No século XVII, as instituições religiosas começaram a oferecer assistência aos deficientes, como por exemplo as 'Irmãs de Caridade'.
Mais ou menos na mesma época, Thomas Willis descreveu a anatomia do cérebro humano e afirmou que a deficiência mental era um produto de alterações na estrutura do cérebro.
John Locke revolucionou definitivamente as doutrinas então vigentes sobre a mente humana e suas funções. A 'Teoria do Conhecimento e Aprendizagem', de Locke, influenciou o pensamento educacional de Rousseau e de Condillac que, posteriormente, deu origem ao primeiro programa sistemático de Educação Especial elaborado por Jean Itard, no início do século XVIII.
	Quais foram as principais contribuições de Maria Montessori para a educação? (1,0 ponto)
Para Montessori, o método não deve limitar-se às formas de ensinar repertórios educacionais, mas deve alcançar a pessoa do educando, seus níveis de aspirações, seus valores e sua autoestima.
O educador deve ser atraente, com voz agradável e sedutora. Deve cuidar de seus gestos e de sua pessoa para poder conquistar as crianças.
	Por que a Declaração de Salamanca (1994) é considerada um marco internacional? (1,0 ponto)
Porque ela é um documento resultante da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, onde reuniram-se os delegados representantes dos 92 governos e de 25 organizações internacionais e reafirmaram o compromisso com a Educação para Todos, reconhecendo a necessidade e a urgência de ser o ensino ministrado, no sistema comum de educação, a todas as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais, e apoiaram a 'Linha de Ação para as Necessidades Educativas Especiais', cujo espírito refletido em suas disposições e recomendações deve orientar organizações e governos.
	Qual é o papel da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) no contexto da comunidade internacional e no campo da orientação de ações à vida das pessoas com necessidades especiais? (1 ponto)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu da união dos governos para a criação de mecanismos capazes de “proteger o homem contra o homem, as nações contra as nações e sempre que homens e nações se apropriarem do poder de violar direitos”.
Com relação às pessoas com necessidades especiais, esta Declaração iguala-as às demais, tendo os mesmos direitos.
	Como a Educação Especial deve ser vista, a partir da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva (2007)? (1 ponto)
Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns de ensino regular.
	Qual é a importância da Convenção de Guatemala (1999) para as pessoas com deficiência e, qual é a importância, para a educação, do Decreto nº 3.956/2001 que promulgou esta Convenção no Brasil? (1 ponto)
A Convenção de Guatemala foi a 'Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência', que foi promulgada pelo Brasil e tem grande importância para a educação, pois ela exige uma reinterpretação da educação especial compreendida no contexto da diferenciação e orienta procedimentos no sentido de tomar medidas de caráter legislativo, social, educacional, trabalhista e de qualquer outra natureza no sentido de eliminar a discriminação e proporcionar a integração da pessoa com necessidades especiais à sociedade.
Pesquisa referente à Primeira Avaliação Presencial- 2014.2
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Maria Angela M. Corrêa
	Nome: Renata Christine Sampaio Ribeiro Vilela
	Cidade: Rio de Janeiro Estado: RJ
	Matrícula: 14216080033
	Pólo: Piraí
Atenção
A atividade abaixo é referente a uma pesquisa que complementa a sua AD1 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data prevista no calendário e entregue junto com as respostas da AD1.
A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo:
Até 2 pontos na AD1 e o mesmo valor obtido (de até 2 pontos ) na AP1.
Para tanto, o aluno deverá atender aos critérios abaixo:
- realizar corretamente a pesquisa e entregar no Polo na data marcada (da AD1) = 1 ponto, 
- produzir um texto, de até 2 (duas) laudas, sobre o contexto da Educação Especial na legislação municipal pesquisada = até 1 ponto. 
Na ausência desta lei no município onde reside, o aluno deverá procurá-la em outra cidade próxima ou até mesmo no Polo em que está matriculado.
A mesma pontuação obtida na AD1 será reproduzida
na nota da AP1, ou seja, até 2 pontos.
Então, constam dessa pesquisa duas partes para serem cumpridas:
	Pesquise junto a Secretaria de Educação do seu Município (onde você mora) a legislação municipal atual no que diz respeito à Educação e, principalmente, sobre os aspectos relativos à Educação Especial.
A pesquisa deve ser feita apenas com relação aos documentos da legislação municipal. As demais legislações não fazem parte deste trabalho e, portanto, não serão aceitas e pontuadas. 
	Na mesma oportunidade, a partir da legislação pesquisada, elabore um texto que retrate, segundo sua análise, a situação da Educação Especial no município escolhido. Guarde com você as mesmas informações, pois elas serão úteis na sequência da disciplina.
Observações: 
Considere como principais aspectos da Legislação pesquisada, por exemplo: a data em que ela foi aprovada; como a Educação Especial é tratada no documento; qual a orientação legal para a educação das crianças especiais matriculadas nas escolas de seu munícipio; se tem escolas inclusivas; se existe alguma rede de apoio para os alunos especiais como salas de recursos, professores especializados, escolas ou centros de inclusão no contra turno do horário escolar e as demais informações que você considerar importante. Lembre-se que a atividade diz respeito, principalmente, as condições de escolarização das crianças especiais de seu município.
Você terá até a data da entrega da AD1 (EE) para realizar esta pesquisa.
De acordo com a Lei Orgânica do Município do Rio de Janeiro, a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, baseada na justiça social, na democracia e no respeito aos direitos humanos, ao meio ambiente e aos valores culturais, será promovida e incentivada pelo Município, com colaboração da União, do Estado e da Sociedade, visando ao desenvolvimento da pessoa e sua participação política na vida em sociedade.
Na lei orgânica já era previsto atendimento especializado tanto para alunos superdotados (a ser implantado na forma da lei), quanto para alunos portadores de necessidades especiais (atendimento educacional especializado por equipe multidisciplinar de educação especial).
Após a lei orgânica, vieram muitas leis que priorizam a educação. A mais recente é a Lei Ordinária 5.554, de 16 de janeiro de 2013. Tem como autores os Vereadores Teresa Bergher, Paulo Messina e Eliomar Coelho, sancionada na gestão do Prefeito Eduardo Paes.
Esta Lei Ordinária visa estabelecer diretrizes para a inclusão educacional de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e alta habilidade/superdotação, e dá outras providências.
Pela lei, a preferência é que as crianças especiais sejam matriculadas em escolas regulares, sem prejuízo, das escolas especiais ou classes especiais continuarem a prover a educação mais adequada aos alunos com deficiência que não possam ser atendidos em turmas comuns ou escolas regulares, além de terem prioridade na oferta de vagas em escolas próximas à sua residência.
Os professores têm qualificação continuada e especializada, para um melhor andamento das atividades. A lei garante também a permanência, a acessibilidade e o desenvolvimento escolar dos alunos com deficiência.
O Poder Público desenvolverá ações que prestigiem os seguintes aspectos:
	Emprego de recursos pedagógicos atualizados e compatíveis com o atendimento adequado de acordo com as diversas deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e/ou dificuldades de aprendizagem de cada aluno;
	Planejamento estratégico para estimular o desenvolvimento e aprendizagem do aluno segundo as necessidades educacionais de cada um, e sua inclusão social e educacional;
	A capacitação do corpo docente para identificação precoce dos distúrbios, síndromes e/ou transtornos relacionados ao processo de aprendizagem e desenvolvimento de abordagem pedagógica especializada para atendimento dos alunos;
	Visão multidisciplinar que assegure a interação dos profissionais de educação e das áreas afins no atendimento, acompanhamento e desenvolvimento educacional dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e/ou dificuldades de aprendizagem;
	Avaliações periódicas para detecção das deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e/ou dificuldades de aprendizagem, com o encaminhamento do aluno para atendimentos especializados;
	Formação de banco de dados específicos e complementares que, dentre outros, registrem os processos de avaliação, diagnósticos, tratamentos adotados, acompanhamento do desempenho pedagógico e desenvolvimento sócio-emocional do aluno;
	Combate permanente a toda forma de discriminação e exclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação;
	Abordagem sobre o papel e a importância da família e da sociedade na formação e desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação com vistas à adoção de medidas que assegurem a inclusão educacional, cultural, profissional e social;
	Participação efetiva da família no processo educacional especial e no acompanhamento dos tratamentos especializados e desenvolvimento de habilidades e nas atividades pedagógicas específicas dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
Podemos concluir que, contrariando a história inicial da Educação Especial, cada vez mais, o governo toma medidas para igualar os portadores de necessidades especiais a qualquer outro cidadão, sempre respeitando suas limitações.
Referências:
	www.leismunicipais.com.br
	www.camara.rj.gov.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando