Buscar

Simulado 2

Prévia do material em texto

Simulado:  V.2 
	 Fechar
	Aluno(a): VITORIA MARQUES
	Matrícula: 1
	Desempenho: 5,0 de 10,0
	Data: 22/04/2016 19:57:57 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201505992180)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	
O gráfico acima apresenta um dado sobre o número de negros e pardos no ensino superior entre 1992 e 2011. Ao longo dessas duas décadas é possível afirmar:
		
	
	Que as políticas de cotas nas universidades para pretos e pardos fracassou.
	 
	Que o aumento da escolaridade de pretos e pardos no século XXI traz novas possibilidades de trabalho para essa população.
	
	Que pretos e pardos podia almejar melhores postos de trabalho em nível superior no século XX.
	
	Que pretos e pardos estão cada vez mais metidos e se achando iguais.
	
	Que sempre se verificou uma perfeita correspondência entre o percentual de pretos e pardos na população universitária e na população em geral.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506452341)
	Pontos:  / 1,0
	(HOB,2015)Segundo o professor Wilson Cano, do Instituto de Economia (IE), ¿está sendo produzido um novo sistema perverso de regressão na distribuição da renda neste país. Uma figura fantasmagórica, Hobin Hood às avessas, travestido, que não rouba dos ricos para dar aos pobres, que não tira da classe média para dar aos pobres, mas que irá tirar da classe média para dar ao sistema financeiro". Desse modo, o grande capital aloja no campo previdenciário uma questão que diz respeito ao seu projeto social, isto é, transformar os trabalhadores em parceiros indiferenciados, metamorfoseando-os em trabalhadores provedores do capitalismo financeiro e proprietários de grandes negócios. Essa conjunção de elementos é estruturadora dos atuais movimentos da economia e da política e funda a restauração do projeto capitalista em todo o mundo. Indique, entre as opções a seguir, a que representa de forma INCORRETA uma das tendências presentes na conjuntura atual descrita no contexto anterior.
		
	
	Avanço nas políticas redistributivas de natureza pública e constitutiva de direitos com a complementação de políticas de combate à pobreza de caráter amplo e permanente.
	
	Despolitização das desigualdades sociais de classe em face da identificação dos chamados processos de exclusão, cuja conotação temporal e transitória informa a possibilidade de estratégias de inclusão e de acesso aos bens civilizatórios e materiais, permitindo que o real e o possível se transformem em ¿ideal", sitiando, assim, a construção de projetos societais.
	
	Emergência de novos protagonistas, tais como a empresa socialmente responsável, o voluntariado, com suas práticas congêneres de desenvolvimento sustentável, ações em rede, empoderamento e empreendedorismo social que amparam a redefinição da intervenção social do Estado, agora atrelada à capacidade de participação da sociedade civil
	
	Privatização e mercantilização dos Serviços Sociais, com a consolidação da figura do cidadão-consumidor, condição e premissa da existência de serviços de proteção social básica para o cidadão-pobre e ampliação de programas sociais de exceção voltados para o cidadão-miserável, com renda abaixo da linha da pobreza.
	
	Redução das políticas sociais e fim das políticas de segurança pública
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506007188)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em relação a ética capitalista do trabalho, estão corretas as seguintes afirmativas: I-Com a Revolução Industrial tem uma reconfiguração da palavra trabalho II-O trabalho passa a ser valorizado como uma possibilidade do homem acumular riqueza e se tornar livre III-Revolução Industrial não valoriza o trabalho como positivo
		
	 
	Todas estão Corretas
	
	II e III estão corretas
	 
	Apenas a III esta errada
	
	Apenas a I esta errada
	
	I e III estão corretas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506465940)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Marx, o trabalho, nos primórdios da humanidade, revelou-se pela liberdade e criatividade decorrentes da:
		
	
	Habilidade instintiva dos homens.
	 
	Capacidade teleológica dos homens.
	
	Insegurança e racionalidade humana.
	
	Instrumentalidade e aprendizagem humana.
	
	Idealização e investigação dos homens.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505942289)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Inglaterra foi o país da Europa que no século XVIII que a Revolução Industrial se desenvolveu primeiro. A revolução Industrial propiciou
		
	
	A produção de menos mercadorias com menos tempo de trabalho.
	
	A produção de menos mercadorias com a divisão do tempo de trabalho.
	 
	A produção de mais mercadorias com menos tempo de trabalho.
	 
	A produção de mais mercadorias com o aumento do tempo de trabalho.
	
	A produção de mais mercadorias com o fracionamento do tempo de trabalho
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506455657)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No mercantilismo, como política econômica do absolutismo, os governantes, administradores da economia, buscavam manter seus respectivos Estados sempre com excedentes. Para tanto articulava:
		
	
	divisão dos meios de produção e socialismo
	
	industrialização e socialismo
	
	conquista de territórios e reforma agraria
	
	industrialização e pacto colonial
	 
	conquista de territórios e pacto colonial
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201506364733)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que tange a lógica do modo de produção capitalista na contemporaneidade, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda. 1. O capital é incapaz de realizar sua autovalorização 2. O capital pode diminuir o trabalho vivo 3. O capital utiliza a força humana de trabalho 4. O capital não permite que o produto do trabalho concreto sirva para a satisfação das necessidades de todos os trabalhadores 5. O capital valoriza o trabalhador flexível ( ) porque isto não arrisca sua produtividade. ( ) porque precisa utilizar-se do trabalho humano. ( ) porque sua essência consiste na exploração da mais valia. ( ) porque é parcela imprescindível para a reprodução desse mesmo capital. ( ) porque responde melhor às características de produção da atualidade. Assinale a alternativa que numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
		
	
	5 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 2 ¿ 1.
	
	3 ¿ 1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 5.
	
	1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5.
	 
	2 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5.
	 
	2 ¿ 5 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505942141)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. ¿A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos¿ (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 ¿ Coleção Leitura). I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. III - As relações estabelecidaspelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos. IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. Estão corretas:
		
	
	III, IV, V
	 
	II, IV, V
	
	I, II, V
	
	I, IV, V
	 
	I, II, III
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201506009025)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	 
A charge acima faz referência à linha de montagem, um método de produção que corresponde ao:
		
	
	Produtivismo
	
	Sindicalismo
	 
	Fordismo
	
	Toyotismo
	
	Mercantilismo
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201505867757)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando o estudioso Michel Aglietta caracteriza um regime de acumulação intensiva, em que a classe capitalista intenta administrar a reprodução global da força de trabalho assalariada através de relações mercantis, sob as quais os trabalhadores assalariados adquirem seus meios de consumo, aludindo ao princípio de uma articulação do processo de produção e do modo de consumo, que instaura a produção em massa, chave da universalização do trabalho assalariado, ele está mencionando o(a):
		
	
	toyotismo.
	
	Modelo ideal Weberiano.
	
	taylorismo.
	
	reestruturação produtiva.
	 
	fordismo.

Continue navegando