Buscar

Caso nº 2 Alberto Oliveira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso nº 2 Alberto Oliveira, o novo GRH da Metalúrgica Santa Rita S.A. (Maresia) percebeu que precisava, antes de qualquer outra providencia, pensar no desenvolvimento das pessoas e da organização. A mentalidade reinante precisava ser corrigida e atualizada, a cultura organizacional era antiquada e baseada em desconfiança, descrédito com relação às pessoas e atitudes impositivas, a estrutura organizacional era extremamente formal e baseada na velha divisão do trabalho e facilitava a existência de silos e ilhas de poder. Tudo isso, alem de uma atitude visivelmente preconceituosa quanto ao RH. Tornava-se necessário uma lavagem nos velhos e ultrapassados conceitos (ou preconceitos) até então dominantes na empresa. Uma tarefa extremamente difícil, sob pena de também ter a cabeça cortada caso o presidente ou algum diretor não gostasse da inusitada iniciativa. Isso necessitava de um cuidadoso trabalho de convencer os diretores a respeito do progresso que o RH poderia trazer às suas áreas, convencer os gerentes de que eles seriam beneficiados se realmente assumissem o papel de responsabilidade de responsabilidade de linha com relação aos seus subordinados e aceitar o papel de consultoria interna do órgão de RH, que passaria a abandonar a sua velha linha de atividade operacional e rotineira. Além disso, havia a necessidade de mudar a cabeça dos funcionários, seja para uma nova e diferente atitude a respeito do RH, seja para iniciar a longa jornada de aprendizagem pela frente. Oliveira achava que deveria impulsionar fortemente a atividade de desenvolvimento de pessoas e da organização. Todas as ideias rondavam em sua mente, mas Oliveira sentia uma profunda dificuldade de colocar tudo no papel e planejar a maneira de introduzir conceitos novos na empresa pelo T&D. Como você poderia ajudar Oliveira a fazer um plano de trabalho para introduzir o T&D na Maresia?
Cultura Organizacional
A cultura organizacional da metalúrgica é vista através primeiramente pela ação desempenhada pela alta gerência em tomar uma decisão fechada (centralizada) Analisando o estilo de gestão empresarial afirmamos ser uma gestão autoritária. Tendo em vista não só pelo processo decisório centralizado, mas também pela divisão departamental da organização e a burocratização que as relações entre os membros da organização são sujeitos com esse modelo de departamentos independentes, visto isso no próprio organograma da empresa.
Recrutamento: Externo
Objetivo de atrair no mercado de trabalho os candidatos à vaga. A escolha de recrutar externamente foi feita para trazer para a empresa novos talentos, novos conhecimentos tecnológicos por exemplo e experiências de outras empresas do mercado, apesar do processo ser mais demorado e apresentar um custo maior para empresa. Mas pensamos na possibilidade de mudança e na transição que a 
OBJETIVO:
- Estabelecer um planejamento para seleção e recrutamento dos candidatos.
PLANO DE AÇÃO:
- Definir critérios para recrutamento e seleção das vagas indicadas
- Elaborar estratégias de divulgação das vagas
- Elaborar descrição e análise dos cargos
- Definir faixas salariais para cada cargo
DIVULGAÇÃO DAS VAGAS:
Mesarisa. Sugerimos que, para essas vagas, seja priorizada a mobilidade interna, otimizando desta forma o tempo gasto no processo e aproveitando competências já desenvolvidas na empresa.
Responsabilidades:
- RH: conteúdo das informações a serem divulgadas
- Departamento de Comunicação: elaboração dos comunicados e divulgação propriamente dita.
 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS CARGOS:
Para que o processo de recrutamento e seleção seja executado de forma coerente e com resultados satisfatórios, deverá ser elaborado um documento com a descrição e análise dos cargos a serem preenchidos. Nesse documento deverão constar as seguintes informações:
- Resumo do cargo: breve sumário sobre o cargo
- Descrição do cargo: principais atribuições
- Interações do cargo (áreas e pessoas que terão contato direto com a pessoa contratada)
- Análise do cargo: requisitos (conhecimentos técnicos, comportamentais e habilidades) que o candidato deverá ter para desempenhar as funções do cargo
Responsabilidades:
- Vaga Gerente de Departamento de Compras: RH Mesarisa em conjunto com Diretor Industrial;
- Vaga Chefe de Programação de Materiais: RH Mesarisa em conjunto com Gerente do Departamento de Produção;
- Vaga Supervisor de Compras Técnicas: RH Mesarisa em conjunto com Diretor Industrial.
Logo Alberto Oliveira também precisará explorar todo seu conhecimento em planejar, organizar, dirigir e controlar são utilizadas em todas as esferas e portes da empresa, tanto Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, e grandes corporações, graças a essas funções, as organizações conseguem seguir adiante e implantar processos.

Outros materiais