Buscar

5) Sinapses e substancias condutoras

Prévia do material em texto

Fisiologia Aula4 – Jeane Aula2
MedRhazes – Alexia Matoszko
ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO: SINAPSES E SUBSTÂNCIAS TRANSMISSORAS
Com relação a complexidade do sistema nervoso, tem funçao não só de controlar todo o organismo (movimentos, contraçoes musculares, etc) como de raciocínio de memoria que é a cognição.
Os sinais são passados de uma célula a outra de maneiras diferentes para que a gente consiga chegar a uma resposta.
Então a unidade funcional básica do sistema nervoso = NEURÔNIO . Ele é composto de: corpo celular ou soma; axônio e dendritos.
Onde acontece a sinapse = do axônio (neurônio pre-sinaptico) para o dendrito (do neurônio pos-sinaptico), podendo ocorrer tambem sinapse no corpo celular (pois dendritos são ramificações do corpo celular). 80% das dinapses ocorre nos dendritos e 5-20% ocorre no corpo celular (do neurônio pós-sinaptico). 
A passagem sempre ocorre na mesma direção (do axônio para dendrito ou corpo celular).
Um neurônio ja consegue executar todas as funções do sistema nervoso, não precisa de mais de um para fazer uma atividade. E dependendo da onde ele estiver localizado ele terá uma função específica. 
RECEPTORES SENSORIAIS= são aqueles que estão recebendo os estímulos sesoriais e passando para o sistema nervoso central. Podendo gerar duas resposta: imediata ou a longo prazo(memória). 
-Resposta Imediata exemplo: quando recebe estimulo doloroso na perna e você retira a perna. Então você teve uma resposta motora de retirar o membro. 
-Resposta a longo prazo(memória) por exemplo: você tem o estímulo visual, então você lê algo várias vezes, e está provocando a sinapse repetidas vezes, com isso essas sinapses mesmo sem o estímulo visual elas conseguem ter a mesma resposta (como se o impulso nervoso “decorasse” o caminho depois de fazer varias vezes), porem essa resposta não vai ser imediata, como no momento que você leu, ela vai ser uma resposta a longo prazo. Ou seja ela vai ser aprendida de acordo com as vezes que você estimulou essa sinapse. 
Entao o sistema nervoso tem receptores sensorias diversos e este quando é estimulado pode gerar uma resposta tanto imediata como a longo prazo(memória) 
Memória então é causada por um estímulo repetitivo, que será utilizado como uma resposta futura. 
Lembrando que estimulos sensoriais não são só, tato, dor, pé (não são só estimulos externos), mas tambem o visual, auditivo. E dei exemplo do visual para vocês.
As experiências sensoriais elas vão chegar pelos nervos periférico e vão se dirigir ao sistema nervoso central, nas ÁREAS SENSORIAIS. Que estão no cortex, na medula, no cerebelo e na formação reticular(na frente do bulbo, ponte e mesencéfalo). A leitura das sensações vão ser feitas nessas 4 regiões e a resposta que o sistema nervoso vai dar, será o somatorio da interpretação nessas 4 regiões. 
OBS: a formação reticular não é bulbo, ponte e mensencefalo. São coisas diferentes. Ela está na frente deles.
Em relação aos efetores. Ou seja são os orgãos que respondem aos estímulos nervosos, estes são os músculos esqueléticos, glândulas e músculos lisos.
Exemplo: você tem um estímulo nervoso descendo e levando à uma contração muscular. Então o músculo estriado esquelético é um orgão efetor, e é ele que se contrai. 
Lembrando que não temos um neurônio ascendente e um descentente. TEMOS:primeiro um neurônio periférico(vai ate a medula), segundo é o neurônio de associação, e terceiro é o neurônio ascendente (da medula ao cortex) e depois a resposta para baixo será do mesmo jeito. 
Então sistema nervoso vai controlar o organismo através desses orgãos efetores.
Processamento de Informações: é o seguinte, o sistema nervoso central tem função integradora (integra todos os sistemas), ou seja, ele consegue juntar informações sensoriais externas, as internas (das visceras), e as informações do proprio pensamento, formando uma resposta só. 
Armazenamento de informações: eu ja comentei com vocês. Ocorre uma facilitação do sinal. Ou seja, eu tenho neurônios e a maneira que eles são estimulados eu facilito o percuso do sinal, e é como se ele aprendesse o caminho do sinal, então no momento que tiro o estímulo visual por exemplo, eu consigo lembrar o que tava escrito. Pois o sinal consegue percorrer esses neurônios sem que haja o estímulo visual, isso é o PROCESSO DE MEMÓRIA.
Olhem a imagem o neurônio tem dendritos ou soma; corpo celular; axônio coberto com bainha de mielina e existe o nódulo de ranviere e ele que faz passar o estímulo mais rapido. 
TIPOS DE SINAPSES: temos sinapses químicas e elétricas.
O estímulo(impulso nervoso) é elétrico, porem na sinapse pode ser química, quando por exemplo pelo neurotransmissor, isso é químico.
A maioria é sinapse química (90%), ou seja, ela depende de um neurotransmissor. Tem apenas um sentido, é UNIDIRECIONAL. E o neurônio será liberado na fenda sinaptica (espaço entre os dois neurônios). Tem o neurônio pre-sinaptico(sai do axônio) que libera o neurotransmissor e o neurônio pos-sinaptico(chega no dendrito ou corpo celular) que recebe a a informação.
No neurônio pre-sinaptico temos ao final do axonio um terminal sinaptico, que tem formato de um botão, e dentro do terminal sinaptico tem varias vesículas com neurotransmissores, que serão liberados na fenda sinaptica. Porem esse neurotransmissor depende de um receptor do neurôrino pós-sinaptico, se esse receptor for excitatóro resposta será excitatória, se o receptor for inibitório a resposta será inibitória.
Algumas são sinapses elétricas, e o sentido de transmissao é em ambos os sentidos. Elas acontecem atraves de canais, pequenos canais tubulares formados por proteinas e esses canais juntam as celulas(Gap Junction) e passam a informação para o outro neurônio. (Generoso) Como assim canal ¿
 O canal é tipo um canal de membrana, ele liga as duas celulas (dos dois neurônios). Existe uma estrutura transmembrana nas duas membranas(estrutura de proteína) e é tipo um tubulo. Imagina que dois neurônios são ligados por um tubulo, mas bem pequena, onde a irformação será passada. 
Sinapses elétricas são encontradas mais no coração (nos músculos cardíacos, e musculatura lisa do coração). 
E no sistema nervoso central a maioria é sinapse química (90% das sinapses do sistema nervoso são químicas).
Em relação a intensidade, a eletrica é mais fraca que a química. E a quimíca veremos que quando o neurotransmissor é colocado na fenda sinaptica a resposta é imediata, e quando o neurotransmissor é recaptado na hora cessa a resposta. Ja o elétrico não, ele demora um pouco mais. 
Como ocorre a sinapse química = No neurônio pre-sinaptico temos ao final do axônio um terminal sinaptico, tem formato de um botão, e dentro do terminal sinaptico tem varias vesículas com neurotransmissores, que serão liberados na fenda sinaptica. Porem esse neurotransmissor depende de um receptor do neurôrino pós-sinaptico, se esse receptor for excitatóro então o estímulo será excitatório no neurônio pós-sinaptico, se esse receptor for inibitório a resposta vai ser inibitória no neurônio pós-sinaptico. Entao o que influencia na resposta se será inibitória ou excitatória não é o neurotransmissor envolvido e sim o receptor envolvido. Alguns receptores são excitatórios e outros são inibitórios.
A recaptação dos neurotransmissores ocorre tanto pelo neurônio pos-sinaptico, atraves dos receptores, como no neurônio pre-sinaptico, com a reutilização de neurotransmissores, ou seja, eles voltam para as vesículas. Então no pre-sinaptico produz mais neurotransmissores (pelas mitocontrias que estão no terminal sinaptico) mas tambem recapta.
OBS: tem medicamentos que agem diretamente nesses receptores para que não ocorra recaptação e o impulso demore mais tempo
Então na anatomia básica: voltando, no neurônio pre-sinaptico tem as terminações sinapticas, nelas estão as vesículas de transmissores e mitocondrias(para produzir neurotransmissores). Depois tem a fenda sinaptica e depois o neurônio pos-sinaptico. Estamos falando da sinapse quimica. A elétrica é só um canal unindo osdois neurônios e mais nada.
MECANISMOS DE LIBERAÇÃO DO NEUROTRANSMISSOR: Quando a gente tem uma um impulso nervoso despolariza o terminal sinaptico(neurônio pre-sinaptico) e com isso ocorre a abertura dos canais de calcio e o influxo de calcio (ele entra no neurônio pre-sinaptico). O calcio que entrou se une com o sítio de liberação que esta na membrana do terminal sinaptico e promove uma contração das vesículas de neurotransmissores e então elas fazem a liberação dos neurotransmissores na fenda sinaptica (exocitose). 
Até aí foi o mecanismo no neurônio pre-sinaptico, a partir dai o neurônio pos-sinaptico que vai atuar, através da recepção dos neurotransmissores pelos seus receptores (podendo ser inibitório ou excitatório) e essa recepção ocorre por dois mecanismos: mecanismo de segundo mensageiro e mecanismo de canal iônico.
O que da a resposta mais rápida é o mecanismo de canal iônico, ex: no músculo. E o que da a resposta mais prolongada é o mecanismo do segundo mensageiro (assim como ocorre na memória).
RECEPTORES DOS NEURÔNIOS POS-SINAPTICOS: são proteínas e tem dois componetes:
1) Componente de Fixação = Esta em contato com a fenda, onde ocorrá a fixação do neurotransmissos com o receptor.
2)Componente Ionóforo = Esta em contato com o meio intracelular. Tem a função de abrir canais.
MECANISMO DE CANAL IÔNICO (resposta imediata):
Entao se for RECEPTOR EXCITATÓRIO ele abre canais de SODIO, e junto com ele entra pouco de calcio e potassio(porem a resposta não é tão significativa assim, principal é o sódio). E assim entra sodio porque esse canais são revestidos por cargas negativas então eles atraem o sódio (CANAIS DE CÁTIONS). E a resposta vai ser excitatória
Se for RECEPTOR INIBITÓRIO ele abre canais de CLORETO (CANAIS DE ÂNIONS). Só que o cloreto não precisa de uma atrção de carga oposta para entrar, ele entra porque é muito pequeno. E o sódio, potássio e cálcio não passam porque são moleculas grandes,rodeadas por agua, e esse canal de ânions é muito pequeno. E a resposta vai ser inibitória.
MECANISMO DO SEGUNDO MENSAGEIRO (resposta a longo prazo, memória):
Ele usa proteínas. É o seguinte, o receptor está ligado a uma proteína (que é segundo mensageiro), a principal é a PROTEÍNA G. Então quando o neurotransmissor se liga ao receptor esse receptor vai sensibilizar a proteina ligada a ele (proteína G por exemplo). 
A proteína G tem 3 componente: ALFA (componente ativador), BETA e GAMA. Então a partir do momento que o receptor sensibilizou a proteína G a parte alfa vai sair do restante da proteína G e ela vai: ativar enzimas intracelulares, ativar a AMP ciclico e GMP ciclico, abrir canais iônicos específicos por tempo prolongado de acordo com aquele nervo, e fazer transcrição (principalmente). Quando parte alfa influencia na transcrição, produz proteínas específicas, as quais vão permitir a mudança na estrutura desse neurônio pós-sinaptico. E essa mudança é necessaria quando precisamos de MEMÓRIA. Então todo o processo que envolve memória a longo prazo, precisamos fazer a transcrição e produzir proteínas, atraves do segundo mensageiro (proteína G).
Então agora vou falar um pouco sobre neurotransmissores sinapticos porem mais para frente que verão aprofundado.
Neurotransmissores de molécula pequena = sempre tem ação rapida. Exemplo: Acetilcolina, Noradrenalina, Dopamina, Serotonina, GABA, Estamina, etc.
Neuropeptídeos = sempre tem ação lenta, portanto a longo prazo, que são os de memória. Exemplo: Encefalina, Substância P, Prolactina, Ocitocina, TSH, FSH, Insulina e Glucagon, etc (todos os hormônios são neurotransmissores, de acordo com a area que eles atuam eles desenvolvem suas funções).

Continue navegando