Buscar

EXERCÍCIOS SOBRE MORA

Prévia do material em texto

MORA
1. Não havendo termo, ou seja, data estipulada, como se dará a mora? 
Se constitui mediante interpelação judical ou extrajudical. (art. 397)
2. Em que momento se dá a mora nas obrigações negativas?
 “Art. 390. Nas obrigações negativas o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster.”
3. Quais os requisitos da mora do devedor?
São requisitos da mora debitoris, conforme a doutrina do Carlos Roberto Gonçalves:
a) Exigibilidade da prestação, ou seja, o vencimento de dívida líquida e certa: é necessário que a prestação não tenha sido realizada no tempo e modo devidos, mas ainda possa ser efetuada com proveito para o credor. Considera-se líquida a dívida cujo montante tenha sido apurado; e certa, quando indiscutível a sua existência e determinada a sua prestação.
 b) Inexecução culposa (por fato imputável ao devedor), relembrando-se que o inadimplemento, por si, faz presumir a culpa do devedor, salvo prova, por ele produzida, de caso fortuito ou força maior. Não basta, portanto, o fato do não cumprimento ou cumprimento imperfeito da obrigação. Essencial à mora é que haja culpa do devedor no atraso do cumprimento.
c) Constituição em mora. Este requisito somente se apresenta quando se trata de mora ex persona, sendo dispensável e desnecessário se for ex re, pois o dia do vencimento já interpela o devedor

Continue navegando