Buscar

APS UNIP ACAO DA ACUPUNTURA DA NEUFISOLOGIA DA DOR

Prévia do material em texto

1-PROCESSOS DA DOR: POR QUE OCORRE E AS IMPLICAÇÕES COM AS FIBRAS NERVOSAS E SUBSTANCIAS QUÍMICA (PROTEÍNAS, NEUROTRANSMISSORES) 
Segundo a Associação Internacional para Estudos da Dor define-a “uma sensação e experiência emocional desagradável associada com o atual ou potencial tecidual. É uma experiência única, afetando de forma diferente cada indivíduo”. A dor se inicia na periferia, através de receptores sensoriais (nociceptores) que estão presente em todo o organismo. As fibras envolvidas no processo da dor são as mielínicas do tipo A e amielínicas do tipo C, que reconhecem os estímulos dolorosos dos nociceptores, havendo também substâncias nociceptivas. 
Já os neurotransmissores são substancias químicas produzidas pelo neurônio, às células nervosas. Por meio delas, podem enviar informações a outra célula, agindo na sinapse onde são o ponto de junção do neurônio com outra célula.A liberação dos neurotransmissores ácido gama-aminobutírico (GABA), dinorfina e encefalina impede a transmissão da dor, exercendo efeito analgésico. Na medula ocorre também efeito inibidor da transmissão do potencial nocivo, pela ação dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, que atuam com os peptídeos opióides. 
Há provas de que a liberação de encefalina por mecanismo similar reduza a secreção ácida no estômago; desse modo, explicar-se-ia a ação da acupuntura no tratamento de gastrite. As técnicas atuais permitem o registro de marcadores genéticos da atividade elétrica do neurônio do SNC (proteínas C-fos), de maneira que, após o agulhamento, há aumento quantitativo dessas proteínas em nervos que contêm encefalinas e bendorfinas. Isso provocaria a redução da liberação de substâncias neuroexcitatórias (glutamato) e o aumento das neuroinibitórias (acetilcolina e noradrenalina), com redução da atividade elétrica do nervo e, consequentemente, da transmissão dolorosa no SNC. Segundo a FDA (Food and Drug Administration) nos Estados Unidos os dados mostram que “9 a 12 milhões de americanos por ano fazem tratamentos com acupuntura. Estudo realizado na Alemanha mostrou que 90% dos 40 mil pacientes analisados declararam que o tratamento com acupuntura aliviou a dor que sentiam”. Muitos estudos demonstram que os receptores antagonistas de dopamina podem ser potencializados como um efeito de acupuntura, pois ele favorece a regulação dos receptores opióides nas regiões específicas do cérebro. 
A dor na acupuntura pode estar relacionada como uma ativação de redes neurais no corpo. Um traumatismo, por exemplo, ou outros fatores podem afetar e conduzir o estímulo doloroso pelos nervos até que chegue a medula espinhal. Algumas fibras tipo II são estimuladas para direcionar a sensibilidade proprioceptiva nos nervos periféricos, que são um dos componentes que mais ajudam as fibras aferentes e também mediam os sinais de acupuntura para o SNC para produzir um efeito antinociceptivo. 
2- A ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO DA DOR: ONDE AGE, VISTO QUE NA AGULHA NÃO HÁ MEDICAMENTOS. 
As práticas alternativas visam assistir o indivíduo em todos os aspectos, seja na prevenção, tratamento ou cura, considerando-o como ser holístico. Buscam o equilíbrio do corpo humano, mediante o uso de técnicas que promovem a valorização da influência da mente e das emoções no processo de saúde-doença, importantes para a melhora da qualidade de vida das pessoas. Se entendermos a qualidade de vida como um sentimento de bem-estar em relação a si próprio, em relação ao convívio com outras pessoas, e até mesmo com sua própria patologia, é natural supor que todos busquem alternativas, além da medicina tradicional, para alcançar esse bem-estar, sanando sintomas como a dor. Dentre essas práticas podemos destacar a acupuntura, que se encontra em amplo crescimento e vem adquirindo credibilidade junto à população que necessita de cuidados em saúde, e tem sido amplamente utilizada na prática médica devido ao seu potente efeito analgésico. 
A acupuntura é uma técnica milenar desenvolvida pelos chineses, onde através da inserção da agulha no canal de energia (Meridianos), o corpo sofre estímulos que trarão o equilíbrio e harmonia do corpo. Tem como técnica a inserção da agulha de acupuntura em um ponto local na área dolorida, o estímulo libera impulsos que sai do acuponto para a medula espinhal para ativar os neurônios espinhais e secretar substâncias para inibir a mensagens de dor. Em seguida, os estímulos produzidos pela a agulha são retransmitidos através de células para o mesencéfalo e para a pituitária (regiões do cérebro). O mesencéfalo usa a encefalina (neutransmissor) para ativar o sistema descendente de inibição de dor. O sistema de inibição da dor secreta neutransmissores como: nonoaminas, serotonina e norepinefrina para inibir a transmissão de dor. Esses neutransmissores liberados geram vários efeitos, tais como analgésico, relaxante muscular, antiinflamatório, ansiolítico e antidepresivo. São inúmeras as indicações terapêuticas da acupuntura no tratamento de doenças que podem provocar dor e muito incômodo nas pessoas, interferindo na qualidade de suas vidas. A acupuntura serve para tratamentos de distúrbios hormonais, insônia, asma, sinusite, distúbios menstruais, doenças auto-imunes, doenças crônicas, disfunções estéticas, doenças de pele, doenças ortopédicas. 
Sensações Somáticas: Dor A dor é algo que atinge a todos de maneira desigual, é subjetiva e em geral provoca sentimentos de vulnerabilidade e desamparo, limita as atividades cotidianas, sociais e de lazer, sendo capaz de influenciar a qualidade de vida das pessoas. A maioria das doenças do corpo causa dor. E, a intensidade dessa dor vai determinar o grau de impedimento na prática das atividades de vida diária. A dor tem como propósito a proteção do corpo, ocorre sempre que algum tecido estiver sendo lesado e nos permite reagir com intenção de remover o estímulo doloroso. 
Tipos de Dor: A dor é classificada de forma geral como aguda e crônica. A dor aguda é definida ainda como dor rápida em pontadas, dor de alfinetadas e dor elétrica. Já a dor crônica é referida como dor lenta, dor surda, dor latejante, dor nauseante, levando a sofrimento prolongado e muitas vezes insuportável. A dor é um fenômeno inerente ao ser vivo sendo considerado um mecanismo de alerta e defesa que o impele a identificar o estímulo agressor e a procurar meios de restituir a normalidade. A identificação dos fatores de precipitação ou intensificação da dor é, muitas vezes, esquecida. Determinadas atividades, posições, mudanças no clima, hora do dia, ou humor são comunente associadas com alteração na intensidade da dor. O que determina a necessidae de identificarmos esses fatores que contribuam com o agravamento da queixa dolorosa, buscando integrá-los ao auxilio do alívio da algia. 
Os Efeitos da Acupuntura na Dor: A procura para o alivio das dores, principalmente aquelas que a medicina convencional não consegue solucionar é uma das razões para o crescente número de pesquisas sobre os mecanismos analgésicos da acunputura, que tem como foco principal a liberação de substâncias endógenas no mecanismo de analgesia. Esta aceitação do efeito da acunputura no alivio da dor foi facilitada pela descoberta dos opióides endógenos, que trouxe uma lógica em termos ocidentais para o efeito sobre a sensibilidade do paciente à dor. Antigos estudos sobre acupuntura no ocidente mostram que os médicos não usavam as agulhas em pontos de acupuntura tradicional da medicina chinesa e sim pontos de Ashi para tratamentos das dores muscoesquelética. Esta prática apresentava certos resultados positivos, entretanto hoje já sabemos que a dor não é necesssariamente sentida no local de sua origem. Mas que é referida para aquele local através do sistema nervoso central. Entretanto, essa é a gênese fundamental para prática da medicina tradicional chinesa. Ao inserir agulhas nos pontos de Ashi (acupontos sintomáticos) promovemos um efeito não especifico da terapia de acupuntura, pois não gera a restauração da homeotase, ou seja, o equilíbrioorgânico. 
A utilização de pontos sintomáticos gera efeito especifíco, pois promove lesões nos tecidos moles já sensibilizados acelerando diretamente a recuperação local. Além do estímulo pela agulha de acupuntura nos acupontos, os efeitos dos micro-traumas causados pela inserção e a manipulação da agulha. Esta lesão microscópica provoca respostas imunológicas e inflamatórias, com vaso dilatação local provocando alterações no tônus. A maioria dos pacientes obtém uma diminuição significativa da dor logo nas primeiras sessões (média de 50% de diminuição da dor na primeira sessão). Entretanto, alguns pacientes têm a necessidade de um tratamento mais prolongado para um melhor resultado. 
Os efeitos colaterais ou a piora das dores com o uso da acupuntura foram muito baixos e ainda, a acupuntura no manejo do tratamento de certas patologias crônicas motra melhores resultados em umas em detrimento de outras. A acunputura oferece um bom resultado, inclusive no casos de doenças crônicas e nos idosos. Sua ampliação nos demais serviços públicos como opção eficaz, natural e de baixo custo, procurando sempre manter a base filosófica e cientifica dos orientais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 1978, um relatório reconhecendo oficialmente a acupuntura como a prática médica eficaz e aceitável. E os institutos Nacional de Saúde deram como eficazes os tratamentos nos casos de dor pós-operatória, náuseas durante a gravidez ou quimioterapia. A partir daí, em 2000, a associação Médica Britânica chegou a conclusões semelhantes aumentando inclusive a lista de indicações, por exemplo, dores nas costas. No Brasil, a acupuntura é especialidade da fisioterapia desde 1985 e atualmente é também uma especialidade de outras áreas da saúde; em maio de 2006 o governo lançoua Portaria n.971 que fala das práticas integrativas e complementares na área da saúde, incluindo acupuntura. Estes passos importantes para a aceitação e implementação da acupuntura como terapia não só tida como complementar, permitindo ao menos abastados os benefícios dessa técnica milenar. Principalmente para o tratamento da dor que é o sintoma que mais leva o paciente aos ambulatórios. 
A acupuntura não classifica as doenças de forma tão restrita como se faz no Ocidente. Para a medicina chinesa não existe doença, mas simuma desarmonia ou desequilíbrio do homem que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como todo. Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo. É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir bem estar. Isto decorre devido a liberação de endorfina pelo nosso organismo durante a sessão de acupuntura. Acupuntura promove um equilíbrio geral no organismo, pois nenhuma doença existe de forma isolada, sempre está associada a algum desequilíbrio. Além do sintoma principal que trouxe o paciente ao consultório, haverá outros sintomas, mesmo de menor importância, que são relexos do mesmo desequilíbrio. Que, quando tratado com acupuntura, promoverá a cura do paciente como o todo. O uso da acupuntura tem sido expandido por vários países, sendo crescente o interesse nos meios científicos que validarem seus benefícios. Esses benefícios já foram analisados e reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como prática terapêutica eficiente de prevenção, tratamento, bem como, de promoção da saúde. Embora alguns especialistas, concluiram ainda serem insuficientes os estudos científico sobre seus benefícios, grande é o interesse me buscar dados positivos tocantes às vantagens de seu uso, principalmente no controle da dor, que é um fator preponderante em favor de sua utilização. 
3-EFEITOS ADVERSOS OU CONTRAINDICAÇÕES NA ACUPUNTURA: EXISTEM? QUAIS SÃO? 
 A técnica de acupuntura apresenta alguns efeitos adversos que não serão danosos ao paciente durante o inicio do tratamento, como a sensação de relaxamento e uma leve desorientação, em casos mais raros, à incidência de pacientes que se queixaram de tonturas, sudorese ou náuseas passageiras. Não é indicada sua utilização durante a gestação, sobre dermatites ou em áreas tumorais, pois influência nos processos fisiológicos podendo promover alterações que poderão ser danosas ao paciente. 
4-ACUPUNTURA: ALÉM DO TRATAMENTO DA DOR, POSSIVEIS ALVOS. 
Sabe se que a medicina convencional passa constantemente por um acelerado desenvolvimento científico, novas descobertas, técnicas, tratamentos, medicamentos enfim inúmeros são os avanços para a melhoria na saúde e qualidade de vida humana. Junto a esses desenvolvimentos ganha destaque também a busca por tratamentos sem o uso direto do medicamento, com o intuito de melhorar a qualidadeda saúde fisiológica e mental. Dentre eles está acupuntura, sua atuação é tanto profilática como terapêutica, utilizado na medicina tradicional chinesa há mais de 3000 anos. No mundo ocidental pode se dizer que é um tema razoavelmente atual, porém tem ganhado espaço junto à medicina convencional e não apenas alternativa. Ela busca reequilibrar a chamada "energia vital" por meio da estimulação de pontos específicos do corpo. O tratamento baseia-se na inserção de agulhas em determinados pontos na superfície corporal. Pesquisas apontam que a acupuntura pode agir,no sistema nervoso produzindo endorfinas, analgésicos naturais que bloqueiam as mensagens de dor.Substâncias como a serotonina e a noradrenalina tem a concentração modificada no sistema nervoso, levando a sensação de bem-estar.Há produção de substâncias que estimulam as células de defesa do organismo. Já obtiveram inúmeros resultados positivos com esse tipo de tratamento, e tende a crescer sua procura principalmente por poder atuar na saúde fisiológica e psíquica sem maiores prejuízos. A ciência comprova como a acupuntura traz tantos benefícios e alívios para pessoas que procuram a saúde e o bem-estar e pode ser utilizada em associação com a medicina alopática, obtendo-se os benefícios de ambos. O tratamento pode ser levado à pessoas que sofrem de depressão, estresse, hipertensão, problemas metabólicos com gordura, glicose, sequelas de AVC, problemas musculoesqueléticos e etc. Sendo assim observa se que há uma vasta abrangência que pode ser usufruído pela prática da acupuntura. Dentre eles pode se citar os tratamentos terapêuticos ou profiláticos utilizados para o equilíbrio mental e bem estar do individuo: 
Acupuntura ajuda mulheres na pós-menopausa: Após a menopausa, as mulheres têm mais chances de sofrer de insônia, ronco, apneia, estresse e etc. Estudos já mostram a importância da acupuntura dentro desse contexto, obtendo resultados satisfatórios e assim aumentando qualidade do descanso noturno e em consequência a qualidade de vida. 
Infertilidade e acupuntura: Algumas pesquisas vêm mostrando que a acupuntura pode ajudar na reprodução assistida. Uma delas, feita em 2002 pelo instituto alemão Christian-Lauritzen, acompanhou 160 pacientes desse tratamento. Enquanto 80 receberam acupuntura 25 minutos antes da transferência do embrião, a outra metade não usou o método. No primeiro grupo, 42,5% das mulheres ficaram grávidas. No grupo de controle, a taxa de gravidez foi de 26,3%. Dois anos antes, um estudo da Universidade Federal de São Paulo havia analisado os efeitos da acupuntura na fertilidade masculina.Foram acompanhados 19 homens que tinham espermatozoides de baixa qualidade. Destes, dez receberam agulhadas em pontos específicos da acupuntura. Nos outros nove, as agulhas foram colocadas em pontos falsos. "Os exames tinham alteração de quantidade, capacidade de locomoção dos espermatozóides e forma. Não houve mudanças nos dois primeiros, mas conseguimos alterar a morfologia, aumentando o número de espermatozóides com forma normal", diz o urologista e acupunturista Edson Gurkinkel, autor do trabalho. 
Estresse, Depressão e outros distúrbios emocionais: Martius Luz, do setor de medicina chinesa e acupuntura da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), consta que além da restauração de energia,acredita-se que a acupuntura gere respostas no sistema nervoso central que estimulam a produção de serotonina. Há pesquisas populacionais indicando que as pessoas propensas a usar técnicas de medicina complementar obtêm resultados no tratamento da depressão com acupuntura. 
Acupuntura e Dieta: O agulhamento de determinados pontos, tem a capacidade de acalmar a mente, estimular a diurese, reduzir a ansiedade, e normalizar funções gastrointestinais, e associadas a um programa de emagrecimento que inclua orientação nutricional, desintoxicação, atividade física e motivação pessoal. 
 A Acupuntura e vícios Isoladamente ainda não esta comprovada que a acupuntura pode curar vícios por si só, porém, associada a outras terapias (alopatia, fitoterapia, homeopatia, psicoterapia, etc.) é possível obter resultados satisfatórios.

Continue navegando