Buscar

Cuidar 2

Prévia do material em texto

CUIDAR 2 
	
	 1a Questão (Ref.: 201402778943)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O exame das condições emocionais e mentais do paciente na clínica, acrescido ao exame físico, possibilita o diagnóstico de enfermagem integral e permite traçar intervenções adequadas ao paciente. Sobre a avaliação das condições mentais e emocionais marque (V) verdadeiro e (F) falso nas alternativas abaixo e assinale a resposta CORRETA: ( ) O registro deve preferencialmente ser acrescido das palavras ou da conduta do paciente , visto que o resultado é subjetivo e interpretativo e deve dar a noção mais exata possível do comportamento do paciente a outro profissional que o assista ou acompanhe sua evolução; ( ) São consideradas condições essenciais p/ realizar a avaliação: sigilo profissional atitude de não-julgamento e estímulo à auto-estima; ( )Não é objetivo da avaliação identificar possíveis problemas emocionais e mentais e/ou psíquicos do paciente; ( ) São sintomas físicos observados na avaliação das condições mentais e emocionais: Hipotireoidismo - choro, apatia, diminuição de reflexos, sonolência, déficit de atenção; Hipoglicemia- desorientação, confusão mental, letargia; Taquiarritmias e Uremia - confusão mental,desorientação, agitação; 
		
	
	F,F,V,V
	
	V,F,V,F
	
	V,V,F,V
	
	V,V,V,V
	
	V,V,F,F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402782223)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	*(Processo seletivo para ingresso no curso de especialização em residência integrada multiprofissional em saúde do adulto e do idoso com ênfase em atenção cardiovascular (edital N.º 09/2010 ¿ CEV/UFMT ). A avaliação do estado nutricional identifica os distúrbios nutricionais permitindo intervenção adequada na recuperação e/ou manutenção da saúde. Sobre esse tema, é correto afirmar: 
		
	
	D) O IMC é um bom indicador da variação de massa magra e gordura corporal, sendo amplamente utilizado na avaliação do estado nutricional. 
	
	C) A perda de peso involuntária constitui importante informação para avaliar o estado nutricional, já que apresenta elevada correlação com a mortalidade em pacientes hospitalizados 
	
	B) A antropometria reflete alterações do estado nutricional em curtos intervalos de tempo, sendo recomendada a avaliação individual duas a três vezes por semana. 
	
	A antropometria, por ser um método rápido, indolor, não invasivo e de baixo custo, é um parâmetro que apresenta grande precisão, podendo ser o único a ser utilizado na avaliação nutricional de um indivíduo. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402089013)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O exame físico é parte integrante do histórico de enfermagem. Os exames de sistemas específicos fazem parte do exame que deve ser feito após a coleta do histórico de saúde. Sobre o exame físico da enfermagem é correto afirmar:
		
	
	c) palpação é o ato de observar de forma geral
	
	d) sinais vitais não fazem parte da realização do exame 
	
	a) inspeção é realizada pela produção de sons pelo corpo
	
	b) ausculta é o ato de ouvir sons, movimentos de ar e líquidos produzidos pelo corpo
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402087932)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O exame físico completo inclui: a pesquisa geral, a determinação dos sinais vitais, da altura e do peso e o exame de todos os órgãos e sistemas corporais. A partir desta informação, leia as assertivas abaixo: I - O exame físico é realizado de uma forma sistematizada, preferencialmente no sentido crânio-caudal II ¿ No exame físico, a enfermagem usa como instrumentos básicos os órgãos do sentido, visão, audição, tato e olfato III ¿ No exame físico, a enfermagem utiliza as técnicas de inspeção, palpação, percussão e audição. Estão corretas a(s) afirmativa(s): 
		
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	I, apenas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402642183)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Sobre doença oclusiva arterial periférica é CORRETO afirmar: 
		
	
	B. as caminhadas devem ser evitadas porque aumentam a dor. 
	
	C. a principal característica da doença nos membros inferiores é a claudicação intermitente. 
	
	E- Pode apresentar Hematêmese 
	
	D. a elevação ou colocação da extremidade na posição horizontal alivia a dor. 
	
	A. a aplicação fria é um cuidado de enfermagem. 
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201402135025)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Deu entrada na emergência um jovem vítima de acidente de bicicleta na ciclovia. Ao exame físico foram observadas lesões superficiais na região escapular e no joelho esquerdo do tipo atrito, não acompanhadas de perda de sangue. Em relação ao caso, as feridas apresentadas são do tipo: 
		
	
	Cortante 
	
	Contusa 
	
	Perfurante 
	
	Incisiva 
	
	Abrasiva 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402256727)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O Sra Joana apresentou quadro de perda de força muscular que evoluiu progressivamente, foi diagnosticada como esclerose múltipla, com isso não consegue mais realizar sua higiene. Apresenta sujidade em couro cabeludo e em cavidade oral. Marque a alternativa que apresenta um diagnóstico de enfermagem adequado para este caso.
		
	
	Déficit no autocuidado para higiene e banho relacionado com imagem corporal alterada caracterizado por sujidade em couro cabeludo.
	
	Déficit no autocuidado para higiene e banho relacionado com higiene precária caracterizado por doença neurológica degenerativa.
	
	Déficit no autocuidado para higiene e banho relacionado à doença neurológica degenerativa caracterizado por higiene precária.
	
	Disposição para aumento do autocuidado relacionado à doença neurológica degenerativa caracterizado por higiene precária.
	
	Disposição para aumento do autocuidado relacionado a higiene precária caracterizado por doença neurológica degenerativa.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402778966)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A manutenção de uma boa higiene pode promover vários benefícios ao paciente, EXCETO:
		
	
	Auto-estima pela melhora da aparência; Sensação de bem-estar;
	
	Melhora da circulação, conforto e repouso;
	
	Nutrição pelo aumento do apetite;
	
	Pele saudável pela prevenção de infecções e rachaduras.
	
	Melhora as condições financeiras;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402684421)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O conforto físico do cliente é vital para um exame bem-sucedido, assim como a privacidade e o vínculo de confiança que o enfermeiro deve procurar estabelecer antes de iniciar a avaliação. Além disso, é essencial que o paciente esteja adequadamente posicionado, dependendo da finalidade do exame ou procedimento a ser realizado. Com base nestes aspectos, relacione a posição adequada do exame com o seu objetivo: 
		
	
	Posição de Trendelemburg - Indicada para pacientes com distúrbios pulmonares
	
	Posição Ortostática - Indicada para a realização de exame neurológico (observar marcha e equilíbrio)
	
	Posição de Sims - Indicados para cirurgias pélvicas e estados de choque hipovolêmico
	
	Posição de Fowler - Indicada para exames ginecológicos e da região anal
	
	Posição de Litotomia - Indicada para parto natural 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402705951)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Durante o processo de cicatrização das feridas, acontecem alguns processos que efetivam a cicatrização. Com relação as fases de cicatrização das feridas, podemos classificar em:
		
	
	Inflamatória, fibroblástica e maturação;
	
	Superficial, perda parcial e perda total;
	
	Equimose, perfurantes e contusas;
	
	Nenhuma das alternativas anteriores;
	
	Hiperemia, reparação e exsudativa;
	
	 1a Questão (Ref.: 201402684417)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A unidade do paciente é o espaçofísico hospitalar onde o paciente permanece a maior parte de seu internamento. Referente à limpeza e ao preparo da unidade do paciente, está CORRETO afirmar que: 
		
	
	a cama aberta é preparada pelo pessoal de enfermagem e é indicada para receber um novo paciente na unidade de internação; 
	
	a limpeza terminal deve ser realizada após alta, óbito, transferência do paciente ou a cada semana em casos de internação prolongada;
	
	a cama fechada é preparada pelo pessoal de enfermagem e é indicada para o paciente que tem condições de se locomover.
	
	a limpeza concorrente deve ser realizada após alta, óbito, transferência do paciente ou a cada semana em casos de internação prolongada;
	
	a limpeza terminal deve ser realizada diariamente após o preparo da cama do paciente; 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402779016)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma das pacientes internadas no setor de Terapia intensiva há 10 dias, apresentou uma lesão cutânea em região sacra que acomete epiderme, derme e tecido subcutâneo. A mesma se encontra sedada e acoplada à prótese ventilatória. De acordo com o quadro acima marque a alternativa que classifica adequadamente a lesão cutânea: 
		
	
	Úlcera nervosa
	
	Úlcera Venosa
	
	Úlcera por pressão estágio III
	
	Úlcera por pressão estágio II
	
	Úlcera arterial
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402256844)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Durante ao consulta de enfermagem, ao realizar o exame da cavidade oral do seu Antônio, 40anos, trabalhador da construção civil, a enfermeira observou que faltavam diversos dentes em ambas as arcadas dentárias, e os poucos dentes presentes estavam com a higiene precária. Ao ser questionado, o referido paciente alegou que sempre bochecha após as refeições com água e pasta de dente, e só faz a escovação dental quando acorda. Alega achar que fosse o suficiente, até que teve que realizar a extração de diversos dentes. Refere estar sentindo-se triste por estar sem dentes e que tem dificuldades na mastigação. A partir do caso apresentade marque V para verdadeiro e F para falso em relação aos diagnósticos de enfermagem que cabem ao seu Antônio.
		
	
	Disposição para o aumento do autocuidado
	
	Deglutição prejudicada
	
	Baixa autoestima situacional
	
	Nutrição desequilibrada; menor que as necessidades corporais
	
	Risco de nutrição desequilibrada: menor que as necessidades corporais
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402778973)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O exame físico completo inclui: a pesquisa geral, a determinação dos sinais vitais, da altura e do peso e o exame de todos os órgãos e sistemas corporais. A partir desta informação, leia as assertivas abaixo: I - O exame físico é realizado de uma forma sistematizada, preferencialmente no sentido cefalo-podálico ou crânio-caudal. II - No exame físico, a enfermagem usa como instrumentos básicos os órgãos do sentido, visão, audição, tato e olfato; III- No exame físico, a enfermagem utiliza as técnicas de inspeção, palpação, percussão e ausculta 
		
	
	I, apenas
	
	II e III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I e III, apenas
	
	I, II e III estão corretas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402778978)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	J.S.L, casado, 48 anos, pedreiro desde os 15 anos de idade, tabagista (1 maço por dia), etilismo desde os 10 anos, chegou a unidade de saúde com queixa de mal-estar geral, vômitos de coloração amarelada, astenia, pele íntegra, porém com ASPECTO AMARELADO, esclera amarelada, PA:140x90 mmHg, FC: 85 bpm, FR:16 ipm, T: 38,7 º C, Abdome globoso, distendido, com fígado palpável 5cm abaixo do rebordo costal direito.Relatou emagrecimento progressivo nos últimos meses (8 Kg). A descrição sublinhada pode ser substituída por qual termo técnico abaixo:
		
	
	Petéquia
	
	Anemia
	
	Cianose
	
	Palidez
	
	Icterícia
	 1a Questão (Ref.: 201402810397)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	*( Universidade do Piauí , 2010) Sobre ferimentos, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Equimoses e hematomas são ferimentos fechados
	
	Lesões superficiais que atingem as primeiras camadas do revestimento cutâneo são classificadas como escoriações ou abrasões.
	
	Lesões que apresentam solução de continuidade associada à contusão são classificadas como feridas corto-contusas.
	
	Feridas são lesões com solução de continuidade da mucosa e/ou pele, devido à ação de um agente traumático.
	
	Feridas incisas são aquelas provocadas por agente perfurante, cuja gravidade é avaliada de acordo com a profundidade da ferida e dos órgãos ou das estruturas lesadas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402622034)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O Sr. JPL está internado no setor de neurologia de um hospital universitário, com diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral, encontra-se acamado e emagrecido, pois não consegue se alimentar adequadamente, desidratado, eupneico, normocárdico, AP: MV presentes s/ RA, AC: RCR em 2t com BCNF, diurese espontânea em fraldas. A partir deste caso julgue os diagnósticos de enfermagem abaixo: 
		
	
	Imobilidade física prejudicada relacionado a lesão neurológica caracterizado por déficit motor
	
	Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilidade no leito.
	
	Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais, relacionada a diminuição da ingesta alimentar caracterizado por perda ponderal.
	
	Integridade da pele prejudicada, relacionado a imobilidade no leito, caracterizado por não mover-se no leito.
	
	Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais, relacionada a perda ponderal, caracterizado por diminuição da ingesta alimentar 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402083723)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Durante o curativo de uma queimadura, o enfermeiro deve: I ¿ Cobrir as áreas contaminadas em primeiro lugar, para evitar contaminação cruzada. II ¿ Realizar o curativo em estágios para evitar a contaminação cruzada e minimizar a dor. III ¿ Descartar os curativos em saco plástico impermeável de lixo hospitalar. Estão corretas a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e III, apenas. 
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas. 
	
	I, apenas. 
	
	I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402684417)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A unidade do paciente é o espaço físico hospitalar onde o paciente permanece a maior parte de seu internamento. Referente à limpeza e ao preparo da unidade do paciente, está CORRETO afirmar que: 
		
	
	a cama aberta é preparada pelo pessoal de enfermagem e é indicada para receber um novo paciente na unidade de internação; 
	
	a limpeza concorrente deve ser realizada após alta, óbito, transferência do paciente ou a cada semana em casos de internação prolongada;
	
	a limpeza terminal deve ser realizada após alta, óbito, transferência do paciente ou a cada semana em casos de internação prolongada;
	
	a limpeza terminal deve ser realizada diariamente após o preparo da cama do paciente; 
	
	a cama fechada é preparada pelo pessoal de enfermagem e é indicada para o paciente que tem condições de se locomover.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402084647)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	1 Leia as afirmativas abaixo: I O íon prata causa precipitação de proteínas e age diretamente na membrana citoplasmática da célula bacteriana exercendo ação bactericida imediata e ação bacteriostática residual pela liberação de pequenas quantidades de prata iônica. Tem ação fungicida. II Queimaduras III O óleo de girassol promove quimiotaxia (atração de leucócitos) e angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual. A aplicação tópica na pele integra tem grande absorção, forma película protetora na pele, previneescoriações devido à alta capacidade de hidratação e proporciona nutrição celular local. IV A cicatrização por 1ª intenção ocorre quando as bordas da ferida são justapostas ou aproximadas. Na maioria dos casos ocorre quando uma incisão é aproximada por sutura. Tem menos probabilidade de serem infectadas. A partir destas análises marque a alternativa que contempla as afirmações: 
		
	
	e) a afirmativa IV é fator predisponente à afirmativa I 
	
	b) a afirmativa IV é conseqüência da afirmativa II
	
	d) a afirmativa II é conseqüência da afirmativa I
	
	c) a afirmativa III é conseqüência da afirmativa I 
	
	a) a afirmativa I é conseqüência da afirmativa II

Outros materiais