Buscar

discursiva avaliacao escolar 100

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia, a seguir, algumas considerações sobre o uso do vídeo em sala de aula: 
Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.
O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.
Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel.
O uso do vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P.27
Brito e Purificação (2011) apontam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais, e afirmam que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula. Explique como seria um “ filme em função da aula”, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.
	Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - 
aula em função do filme e filme em função da aula. No filme em função da aula o filme é realizado
 tendo em vista os objetivos específicos da aula. (p.53)
Questão 2/5
Para saber mais sobre websites, leia a seguir:
 O elemento básico da Internet é o website ou apenas site.[...] Um website pode ser classificado quanto ao conteúdo e quanto à forma de acesso. Para acessar um website o usuário apenas precisa escreve o endereço no respectivo campo, normalmente localizado na parte superior dos programas navegadores.
Por outro lado, um website de conteúdo pode ser dividido em seis categorias, baseadas em sua função de uso.[...].
 Fileno, Érico Fernandes.O professor como autor de material para um Ambiente Virtual de Aprendizagem. / Érico Fernandes Fileno – Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. p.28 
Fileno (2007), citado por Brito e Purificação (2011), classifica os websites a partir de sua forma de acesso em: abertos, restritos, por cadastro, fechados e mistos. Apresente as características dos websites abertos, preestabelecidos, a partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base. 
	Fileno (2007) especifica que, além de variarem os tipos de websites encontrados, as formas de acesso
 são muitas. Quanto a este último aspecto, os websites classificam-se em: a) Abertos – Podem ser acessados
 livremente, por qualquer usuário (P.110).
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 Usar a língua-alvo para propósitos comunicativos vai fazer com que os materiais facultem situações de comunicação que envolvam os alunos e os engajem a vivenciar práticas sociais por meio da linguagem.
SOTO, Ucy (org.). Linguagem, educação e virtualidade: experiências e reflexões. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. p. 96. 
Com o advento da radiofusão e da audiogravação, o ensino por correspondência passou a incorporar, junto ao texto impresso a fita de áudio e uma linguagem que ativa o sentido da audição.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva, qual é a linguagem que ativa o sentido da audição?
	A linguagem sonora ativa o sentido da audição. É uma linguagem sensorial, que exige atenção para ser
 compreendida. A fala do professor era completada por um ambiente auditivo criado pela sonoplastia, 
formando um contexto sonoro que envolvia o ouvinte. (p. 126 e 127).	
Questão 4/5
Leia o texto com atenção
 “Neste país de imensas distâncias territoriais, de população rarefeita, e em larga população analfabeta, avultando os adultos destituídos de toda instrução; sofrendo terrível carência de professores capazes; para nós esses dois meios maravilhosos devem constituir a base do grande problema nacional”. 
MASSARANI, L. A. A Divulgação científica no Rio de Janeiro:  algumas reflexões sobre a década de 20. 177f. Dissertação (mestrado em Ciências da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em: http//www.cciencia.ufrj.br/Publicacoes/Dissertacoes/massarini_tese.pdf. Acesso em 12 fev. 2016. 
No contexto do texto , com base nas discussões das aulas e no livro base da disciplina, explique as inciativas encontradas nas décadas de 1920 e de 1930 em relação ao cinema e ao rádio aliado à educação.
	As respostas a essas proposições são encontradas nas páginas 46, 47 e 48 do livro da disciplina.
A Associação Brasileira de educação (ABE), criada em 1923, incentivava a aplicação sistemática do cinema 
e da radiodifusão na educação.
Edgart Roquete-Pinto e Venerando Graça foram os pioneiros na utilização tanto do cinema quanto a
 radiodifusão como meios educativos.
O ano de 1928 foi marcado pela instalação das salas de projeção de filmes educativos nas escolas primárias
 brasileiras e o início do projeto Rádio-Escola.
Os anos de 1917 e 1918 foram marcados por inciativas científicas e pedagógicas: publicação de artigos
 sobre o cinema educativo na Revista Escola Primária por Graça e Roquete-pinto criou a Filmoteca do
 Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Questão 5/5
Leia fragmentos de um artigo:
 Os primeiros computadores surgiram na década de 1940 e eram calculadoras programáveis capazes de armazenar informações. Por muito tempo seu uso foi reservado aos cálculos científicos, às estatísticas dos Estados e das grandes empresas ou a tarefas pesadas de gerência Somente com a invenção do computador pessoal (que surge na década de 1970), progressivamente, o computador escapa dos serviços de processamento de dados para tornar-se um instrumento de criação, de organização, de simulação e de diversão. . 
Bleicher, Sabrina. Et al.
A influência do desenvolvimento das mídias na comunicação visual: uma perspectiva histórica do manuscrito à Web 2.0. In: Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias/ Raul Inácio Busarello, Vania Ribas Ulbricht, organizadores. – São Paulo: Pimenta cultural, 2014. P.16-17 
 Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando cada vez mais úteis. Escreva o nome do primeiro computador eletrônico e aponte os motivos que dificultaram o seu funcionamento, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.
	O primeiro computador eletrônico, o ENIAC, foi construído em 1946 nos EUA. Ele tinha 19 mil válvulas e
 consumia 200 quilowatts de potência elétrica (energia para cem casas); funcionava por poucas horas até que
 algumas válvulas falhassem e tinham que ser substituídas. Nessa época, para programar um computador era
 preciso saber detalhes de sua construção e, em geral, quem trabalhava nestas máquinas eram as próprias
 pessoas que as projetavam. Por isso, esses computadores acabavam ficando nos laboratórios onde eram 
construídos. (p.64).

Continue navegando