Buscar

Slide racismo virtual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Anderson Luciano
Alisson Bruno
Hugo Frederico
CRIMES VIRTUAIS
RACISMO
*
*
Introdução
A Internet que conhecemos hoje surgiu em 1990.
Organização Européia para Investigação Nuclear (CERN).
Numa primeira fase, permitia apenas aos cientistas trocar dados.
*
*
*
Introdução
finalmente, em 1991, a Web foi disponibilizada mundialmente. 
A Internet é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. 
*
*
*
Introdução
Nielsen IBOPE.
90,8 milhões brasileiros.
Grande fluxo de usuários, crimes cometidos 
*
*
*
Introdução
O Racismo 
O racismo é definido, segundo o dicionário de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (2009, p. 1586) como “doutrina que sustenta a superioridade de certas raças.”
*
*
*
*
Objetivo
O objetivo deste trabalho é o observar o limite entre o crime virtual e a “Brincadeira”.
*
*
*
Desenvolvimento
Com do desenvolvimento da internet e o acesso indiscriminado a este meio de comunicação. Trouxe muitas vantagens para a velocidade na comunicação e tráfico de dados.
*
*
*
Mas também trouxe a sensação de impunidade virtual, a falsa sensação de proteção atrás da tela de um computador ou smartphone, fez com que as pessoas expusessem suas idéias, pensamentos e preconceitos sem que tivessem a censura ou o bom senso.
*
*
*
O limite entre a brincadeira e o crime.
No dia a dia nas conversas entre amigos nos grupos de bate papo online é extremamente comum as brincadeiras os apelidos e as referencias as características das pessoas. Entre elas de forma implícita esta o racismo.
*
*
*
O racismo
O racismo no meio virtual começa com uma brincadeira sem maldade, mas se torna crime quando estas brincadeiras estrapolam os limites e passam afetar a pessoa alvo da brincadeira.
*
*
*
Termos de ofensa racial, expressões de degradação da imagem do ofendido, formas de exposição da vitima nas redes sociais.
*
*
*
A lei 7716/89 pune com até 5 (cinco), anos de prisão o crime de racismo, podendo aumentar a pena em 1/3 quando usados meios eletrônicos de divulgação.
*
*
*
Dois casos recentes forma muito divulgado pelos jornais.
Maria Julia Coutinho .
http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/14669-jornal-nacional#foto-526579
*
*
*
A atriz da rede Globo Taís Araújo também foi vitima de racismo que causou também uma grande repercussão.
http://www.frizz.com.br/noticias/110769/atriz-tais-araujo-e-vitima-de-ataques-racistas-no-facebook.shtml
*
*
*
Conclusão
O fascínio que atraí as pessoas a mídias sociais, expõe alguns pensamentos criminosos e racistas praticado por algumas pessoas que não tem em si a consciência e o respeito as diferencas e as diversidades.
*
*
*
Conclusão...
Embora as leis existam, não conseguem coibir ou intimidar os criminosos, a sensação de impunidade facilita para que tais práticas se repitam, resta-nos apenas apelarmos para a consciência, a educação e o resgate dos valores morais do ser humano que devem ensinados e apresentados desde berço.
*
*
*
Referência
BRASIL. Conheça a diferença entre racismo e injúria racial. Conselho Nacional de Justiça, 2015. Disponível em <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/79571-conheca-a-diferenca-entre-racismo-e-injuria-racial>.
ESPINOLA, Humberto. Os abusos cometidos na internet e a lei Brasileira. JUSBRASIL, Brasilia-DF, 2015. Disponível em < http://humbertoespinola.jusbrasil.com.br/artigos/185556396/os-abusos-cometidos-na-internet-e-a-lei-brasileira> Acesso em 28.03.2016.
 
FERREIRA, Éderson. Brincadeira ou ato de racismo?. Blog Diário do rio doce. Governador Valadares – MG, 2014. Disponível em: < http://www.drd.com.br/news.asp?id=50089100024487501382>. 
IBOPE, Nielsen., BRASIL SUPERA JAPÃO EM NÚMERO DE PESSOAS COM ACESSO À INTERNET. Brasil, 2014. Disponível em < http://www.nielsen.com/br/pt/press-room/2014/Brasil-supera-Japao-em-numero-de-pessoas-com-acesso-a-Internet.html>.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais