Buscar

Sensoriamento remoto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sensoriamento remoto
É o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. 
SENSORIAMENTO
 = 
OBTENÇÃO DE DADOS
REMOTO 
=
DISTANTE
Histórico
O sensoriamento remoto teve início com a invenção da câmara fotográfica que foi o primeiro instrumento utilizado e que, 
até os dias atuais, são ainda utilizadas para tomada de fotos aéreas.
Utilizando pombos correio em 1908, o alemão Julio Neubronner patenteia o uso de pombos fotógrafos;
Em 1860 o norte-americano James Wallace Black foi o primeiro a ter sucesso com fotos aéreas de qualidade com uso de balões 
Histórico
1822 - Desenvolvimento da teoria da luz
1839 - Desenvolvimento de equipamentos ópticos
1859 - Utilização de câmaras fotográficas a bordo de balões
1903 - Utilização de fotografias aéreas para fins cartográficos
1909 - Tomadas de fotografias aéreas a bordo de aviões
1930 - Coberturas sistemáticas do território para fins de levantamento de recursos naturais
1940 - Desenvolvimento de equipamentos para radiometria sensíveis à radição infravermelha
- Utilização de filmes infra vermelho na II Guerra Mundial, para detecção de camuflagem
1944 - Primeiros experimentos para utilizar câmaras multi-espectrais
1954 - Desenvolvimento de radiômetros de microondas
1961 - Desenvolvimento de processamentos ópticos e digitais
1962 - Desenvolvimento de veículos espaciais tripulados e não-tripulados
1972 - Fotografias digitais tiradas pelo programa Gemini
Como funciona: Os sistemas sensores são equipamentos que estão a bordo dos satélites e sua função é captar e registrar a energia eletromagnética proveniente dos objetos na superfície terrestre.
Da mesma forma coma nós captamos as cores dos objetos através dos nossos olhos, os sensores captam a energia eletromagnética que é refletida ou emitida pelos objetos da superfície
Obtenção de dados: Três elementos são fundamentais para o funcionamento de um sistema de sensoriamento remoto: 
Objeto de estudo
Radiação Eletromagnética
e um Sensor.
Radiação Eletromagnética: 
A principal fonte de radiação é o sol, no 
entanto existem os sistemas de radares que possuem energia própria para imageamento dos alvos da superfície terrestre.
O sensoriamento remoto esta intimamente ligado á medida da radiação eletromagnética refletida ou emitida dos alvos da superfície terrestre.
Pelo princípio da conservação da energia, quando a radiação eletromagnética incide sobre a superfície de um material, parte dela será refletida por esta superfície, parte será absorvida e parte pode ser transmitida, caso a matéria possua alguma transparência. A soma desses três componentes (Reflectância, Absorbância e Transparência) é sempre igual, em intensidade, à energia incidente.
Os sensores são as ‘’maquinas fotográficas’’ dos satélites e tem por finalidade captar a radiação eletromagnética proveniente da superfície terrestre e gerar informações que possam ser transformadas em um produto passível de interpretação (imagens)
E podem ser divididos em:
-Passivos 
-Ativos
-Imageadores
-Não-imageadores
Passivo: capta a energia refletida ou emitida de um alvo que foi iluminado por uma fonte de radiação externa, geralmente o sol
Ativo: estes sistemas utilizam REM artificial produzida por sensores ativos, tais com radar, sonar, laser, cuja energia é gerada pelo próprio equipamento e depois registra a quantidade de fluxo radiante espalhado de em direção ao sistema sensor
Imageadores: fornecem uma imagem da superfície observada como resultado
Não-imageadores: não geram imagem
Aquisição de dados: pode ser em nível terrestre, sub-orbital e orbital.
Nível terrestre: Trabalha-se com porções reduzidas dos alvos e estuda-se seu comportamento espectral, quase sem interferência de fatores ambientais. A área analisada por este método é reduzida e pode-se obter a curva espectral do objeto a partir de radiômetros
- Nível sub-orbital ou aeronave: É o sistema mais antigo que existe, a imagem é formada por um fluxo contínuo de radiação refletida pelo objeto
Nível orbital: Considera-se a aquisição de dados de sensoriamento remoto em nível orbital, quando realizada através de equipamentos sensores abordo de satélites artificiais
Características das imagens: as imagens de satélites coletados por sensores remotos possuem algumas características que as diferenciam de outras imagens digitais e que são essenciais para se entender os funcionamentos do processamento digital. Entre essas características estão:
-Estrutura
-Resolução 
Estrutura: as estruturas das imagens de sensoriamento remoto são constituídas por um arranjo de elementos sob a forma de uma matriz.
O nome dado a cada cela da matriz é pixel, deve ser ressaltado que o nível de cinza de um pixel corresponde sempre a média da intensidade da energia refletida ou emitida pelos diferentes materiais presentes neste pixel
Tipos de Resolução: Existem quatro resoluções que permitem diferenciar os produtos o imagens geradas pelos diferentes sensores remotos a bordo de satélites, são:
As resoluções dependem tanto das propriedades técnicas dos sensores quanto das características da órbita do satélite ou plataforma orbital, e são normalmente utilizadas para caracterizar uma imagem.
Resolução Espacial: é determinada pela capacidade do detector em distinguir objetos na superfície terrestre, a resolução é expressa em termos do seu campo instantâneo de visada ou IFOV.
O IFOV define a área do terreno focalizada a uma dada altitude pelo instrumento sensor, representa o tamanho do pixel. Quanto menor a dimensão do pixel, maior é a resolução espacial da imagem.
Resoluçãoespectraléo numero e a dimensão de intervalos de comprimento de ondasespecíficos no espectro eletromagnético aos quais um instrumento de sensoriamento remoto é sensível.
Destacamdois pontos importantes: o comprimento de onda detectado pelo sensor e a quantidade de faixas espectrais.
Resolução temporal: é o intervalo de tempo que o sistema demora em obter duas imagens consecutivas da mesma região sobre a terra.
Ex.: 16 dias, 2 dias, etc.
A resolução temporal é de grande interesse especialmente em estudos relacionados a mudanças na superfície terrestre e no seu monitoramento.
Resolução Radiométrica: é dada pelo numero de níveis digitais, representando níveis de cinza usados para expressar os dados coletados pelo sensor. Quanto maior o numero de níveis, maior é a resolução radiométrica.
Aplicações:
-Cartografia;
-Planejamento e monitoramento do uso do solo;
-Administração publica;
-Agricultura;
-Fiscalização governamental;
-Comércio e serviços;
-Empreendimentos mobiliários;
-Projetos de expansão urbana;
-Planejamento viário;
-Mapas rodoviários;
-Ensino e pesquisa;
-Turismo;
Vantagens: 
Maior rapidez na aquisição de dados;
 maior abundancia de informações;
Trabalho mais confortável: Escritório x Campo.
Visão 3D;
Informações extras;
Linhas de drenagem;
Locais para base das obras;
Localização de materiais para a construção;
Exame dos locais a revelia dos moradores ou proprietários;
Fotogrametria: derivada do grego: luz descrição e medidas, é definida como a ciência aplicada, a técnica e a arte de extrair de fotografias métricas, a forma, as dimensões e a posição dos objetos nelas contidos.
Equipe: Mateus
Marcia
Andressa
Eduardo
Samuel
Taina 
Tatiane

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando