Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402371900)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/FGV VI Exame Unificado) Francis, brasileira, empresária, ao se deslocar do Rio de Janeiro para São Paulo em seu helicóptero particular, sofreu terrível acidente que culminou com a queda do aparelho em alto-mar. Após sucessivas e exaustivas buscas, feitas pelas autoridades e por empresas privadas contratadas pela família da vítima, infelizmente não foram encontrados os corpos de Francis e de Adilson, piloto da aeronave. Tendo sido esgotados os procedimentos de buscas e averiguações, de acordo com os artigos do Código Civil que regulam a situação supramencionada, é correto afirmar que o assento de óbito em registro público
		
	
	depende exclusivamente de procedimento administrativo quanto à morte presumida junto ao Registro Civil das Pessoas Naturais.
	
	independe de qualquer medida administrativa ou judicial, desde que seja constatada a notória probabilidade de morte de pessoa que estava em perigo de vida.
	 
	depende de prévia ação declaratória judicial quanto à morte presumida, sem necessidade de decretação judicial de ausência.
	
	depende de prévia declaração judicial de ausência, por se tratar de desaparecimento de uma pessoa sem dela haver notícia.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402358323)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cônjuges com vida em comum vêm a falecer em lamentável acidente de veículo, na mesma ocasião e em razão do mesmo acontecimento, sem que tenha sido possível se determinar quem morreu primeiro, conforme o laudo pericial realizado. Deixaram apenas parentes colaterais de terceiro grau, notoriamente conhecidos. Nesse caso,
		
	 
	o juiz deverá declarar que, nas circunstâncias, não tendo sido possível se determinar qual dentre os comorientes precedeu ao outro, não ocorrerá transferência de direitos entre eles, de modo que cada falecido deixará a herança aos próprios parentes.
	
	não tendo sido possível se determinar qual das vítimas faleceu antes da outra, caberá, simplesmente, no tempo oportuno, declaração judicial de herança jacente
	
	há que se presumir que foi o varão quem morreu primeiro, porque era pessoa já um tanto alquebrada pelo peso da idade e, assim, somente os parentes da mulher deverão ser os destinatários dos bens deixados pelas vítimas.
	
	o juiz não pode admitir a comoriência no próprio inventário, embora a contar com dados de fato disponíveis e seguros para tanto, porque a matéria deve ser definida nas vias ordinárias, sem limitações.
	
	Não cabe comoriência neste caso.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402841209)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A orientação do Código Civil Brasileiro de 2002 no sentido de conceder maiores poderes hermenêuticos aos magistrados está consagrada
		
	 
	A) na Teoria Tridimensional do Direito
	
	B) no princípio da socialidade
	
	C) no princípio da anterioridade da lei
	
	E) Nenhuma alternativa correta
	 
	D) no princípio da operabilidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402855370)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Marque a alternativa INCORRETA sobre as pessoas jurídicas
		
	
	d) As Pessoas Jurídicas de direito privado, em geral, começam a existir a partir do registro de seu ato constitutivo nos seus órgãos competentes;
	 
	b) São Pessoas jurídicas de direito público externo apenas os Estados estrangeiros;
	
	e) As pessoas jurídicas de direito publico interno são criadas ou autorizadas mediante lei;
	
	c) São Pessoas jurídicas de direito privado as associações, as sociedades, as fundações, as organizações religiosas e os partidos políticos;
	
	a) São Pessoas jurídicas de direito público interno a União, os Estados, o Distrito Federal e os Territórios, os Municípios e as Autarquias;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403015726)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do Direito Civil brasileiro, assinale a opção CORRETA:
		
	
	d) A obrigatoriedade da lei surge a partir da sua publicação oficial, o que implica, salvo disposição em contrário, na sua vigência e vigor imediatos, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito internacional.
	
	a) O Direito Civil volta-se à solução de problemas abstratamente previstos, independentemente de sua expressão concreta e simplificada.
	
	b) Diante da ausência de legislação, o aplicador do Direito valer-se-á de outras fontes, tais como analogias, costumes e princípios gerais de direito. Para tanto, recorrerá à doutrina e à jurisprudência, sendo-lhe vedado, no entanto, o recurso à equidade.
	
	e) O princípio da socialidade reflete a prevalência dos valores coletivos sobre os individuais, razão pela qual o direito de propriedade individual, de matriz liberal, deve ceder lugar ao direito de propriedade coletiva, tal como preconizado no socialismo real.
	 
	c) O princípio da eticidade, utilizando-se de critérios éticos, tem como base o valor da pessoa humana como fonte de todos os demais valores, o que possibilita a relativização do princípio do pacta sunt servanda, quando o contrato estabelecer vantagens exageradas para um contratante em detrimento do outro.

Outros materiais