Buscar

Modelos comtemporaneos de gestão.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Com relação aos Círculos da Qualidade, assinale Certo ou Errado para as seguintes questões:
(    ) A imposição da direção para que os círculos de qualidade sejam formados é um fator positivo para o sucesso da iniciativa.
(     ) Objetivos de trabalho claramente definidos e focados em situações reais de trabalho tornam os resultados dos círculos de qualidade mais eficazes.
(     ) Embora seja uma das característica dos círculos de qualidade, a lealdade entre os membros da equipe não é um aspecto relevante para o sucesso de uma equipe de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	C, C, C
	
	B
	C, E, C
	
	C
	E, E, C
	
	D
	E, C, E
Você acertou!
Os círculos de qualidade devem ser compostos por voluntários, não por imposição da direção. A eficácia está ligada com o grau de atingimento dos objetivos, quanto mais definidos e quanto mais alinhados com a realidade vivenciada pelos membros das equipes tanto mais será possível atingir o sucesso esperado. Para que uma equipe seja bem sucedida, é preciso que haja entrosamento entre seus membros, e o fator confiança é de extrema importância. A falta de lealdade entre os seus membros denota uma falta de confiança mútua. O que levaria a equipe ao fracasso.
	
	E
	E, E, E
Questão 2/10
(Questão 11 – ENADE 2006) Desde o início de seu Curso o jovem gerente tinha aprendido que uma das atividades mais desafiadoras do Administrador era tomar decisões, em especial, em grandes empresas. Ele, todavia, estava agora no comando da pequena empresa pertencente à sua família. Nesta situação, no Brasil, pode-se afirmar que as decisões na maioria dos casos tendem a ser:
	
	A
	Programadas, ocorrendo raras decisões não programadas.
	
	B
	Concentradas em uma alternativa, pois pois o mercado é bastante estável.
	
	C
	Condicionadas pela baixa turbulência do ambiente de negócio.
	
	D
	Tomadas com base na racionalidade plena.
	
	E
	Arriscadas, apesar de ser difícil mensurar o risco.
Você acertou!
Em empresas pequenas familiares, raramente as decisões são programadas, dada a falta de estrutura organizacional. As alternativas de soluções são sempre variadas, pois se há apenas uma alternativa, a decisão já está tomada. Empresas familiares tendem a ter ambiente de negócio conturbado, onde misturam-se os pilares: família, empresa e sociedade. Pela ausência de uma estrutura de informação gerencial, e por se tratar de empresa familiar, as decisões tendem a serem mais emocionais que racionais. É a questão correta, pois uma vez que não há estrutura de informação gerencial adequada, as decisões têm um alto grau de risco.
 
 
Questão 3/10
(ENADE 2009 - questão 15) Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados.
É CORRETO afirmar, tendo em conta os conceitos básicos das teorias da motivação, que:
	
	A
	a expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
Você acertou!
A motivação é intrínseca, portanto quando o indivíduo desempenha sua habilidade de forma eficaz, traz o sentimento motivacional perante a equipe, a organização e a ele mesmo.
	
	B
	objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho.
	
	C
	os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.
	
	D
	todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
	
	E
	os indivíduos não se esforçam em melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas apenas para o grupo.
Questão 4/10
Dentre as vantagens para a instituição, destaca-se o comprometimento dos funcionários, que é alcançado com uma gestão mais participativa. Sobre a Administração Participativa, considere:
I. É uma das ideias mais antigas da administração e tem suas raízes no Japão.
II. É considerada um dos novos paradigmas da administração, já que esse modelo de gestão integra as práticas mais avançadas nas relações de trabalho.
III. O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de gestão articulado e considerado legítimo para toda a organização.
IV. Esse modelo exige flexibilidade da alta administração para permitir acesso às informações necessárias para que se possa tomar a decisão mais adequada possível.
Está correto o que se afirma APENAS em:
	
	A
	II, III e IV.
Você acertou!
A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que teve origem há mais de 2000 anos na Grécia, com a Democracia. Essa filosofia valoriza a capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.
Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.
No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.
	
	B
	I e II.
	
	C
	I, II e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e IV.
Questão 5/10
Há diferentes concepções ou abordagens de multiculturalismo, dentre as quais se destaca a intercultural, que propõe promover uma gestão:
	
	A
	para o reconhecimento do outro, para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, a negociação e o enfrentamento dos conflitos provocados pela diferença de poder entre grupos socioculturais, incluindo todas as diferenças.
Para a abordagem intercultural busca-se reconhecer o outro, dialogar com os diferentes grupos sociais, negociar e principalmente enfrentar conflitos gerados pela diferença cultural (HILL, 2005)
	
	B
	que parta da afirmação descritiva de que vivemos em uma sociedade multicultural, favorecendo a integração de todos na sociedade, incorporando-os à cultura hegemônica, sem que se toque na matriz da organização.
	
	C
	que reconheça e afirme as diferenças, garantindo espaços próprios e específicos para que as culturas possam se expressar com liberdade e manter suas raízes culturais de base, por meio de comunidades homogêneas.
	
	D
	abrangente e inclusiva, que favoreça a participação de todas as culturas no interior da empresa, com a adoção de estratégias de caráter compensatório para minimizar as diferenças e dar a todos o acesso aos bens culturais.
	
	E
	afirmativa, por acreditar que, quando se enfatiza a assimilação, se termina por negar ou silenciar as diferenças, o que implica o estímulo à formação de grupos fechados nos quais se desenvolve a identidade e se promovem lutas pelo reconhecimento.
Questão 6/10
No processo de gestão do futuro da organização, é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas, refinamento e agregação
de valor ao conteúdo e sua socialização/distribuição pela organização:
	
	A
	Feedback.
	
	B
	Gestão da qualidade de conteúdo
	
	C
	Gestão do conhecimento
Você acertou!
é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas.
	
	D
	Gestão de enfoque
	
	E
	Gestão da Qualidade Total
Questão 7/10
Analise as sentenças a seguir:
 
Competência é uma característica dos indivíduos e está relacionada com o alto desempenho na realização de uma tarefa ou solução de problema.
 
PORQUE
 
Os recursos cognitivos dos indivíduos são os oriundos da experiência de cada pessoa e dizem respeito ao raciocínio, valores, atitudes, informações, habilidades e inteligências dos indivíduos.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	As afirmativas I e II são excludentes.
	
	B
	A afirmativa I é contraria a afirmativa II.
	
	C
	As afirmativas I e II são falsas.
	
	D
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	E
	As afirmativas I e II são verdadeiras.
Você acertou!
Competência é uma característica dos indivíduos e está relacionada com o alto desempenho na realização de uma tarefa ou solução de problema. Os recursos cognitivos dos indivíduos são os oriundos da experiência de cada pessoa e dizem respeito ao raciocínio, valores, atitudes, informações, habilidades e inteligências dos indivíduos.
Questão 8/10
Os modelos de administrativos com foco em competências e habilidades se enquadram dentro do conceito de RH Estratégico e nasceram inseridos num contexto de competitividade crescente como uma forma inovadora e inteligente de atender às novas demandas dos ambientes organizacionais. A principal característica da gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando crescimento nos níveis salariais recebidos.
 
CATHO ONLINE. Modelos de Habilidades e Competências. Disponível em: http://www3.catho.com.br/salario/action/artigos/Modelos_de_Habilidades_e_Competencias.php
Os indivíduos, como explicitado na contextualização, devem possuir certas competências de forma a agregar valor à empresa. Nesse sentido, assinale a alternativa que contemple o conceito de ‘Ter Visão Estratégica’.
	
	A
	Compreender o negócio da organização, bem como seu ambiente, sabendo identificar oportunidades e alternativas para a organização.
Você acertou!
	Ter visão estratégica
	Conhecer e entender o negócio da organização, o seu ambiente, identificando oportunidades, alternativas.
	
	B
	Saber o que e o porquê fazer tal tarefa. Ou seja, deve-se saber julgar e decidir sobre determinadas circunstâncias.
	
	C
	Criar sinergia e mobilizar os recursos e competências.
	
	D
	Saber empreender e assumir riscos, ou seja, comprometer-se.
	
	E
	Trabalhar o conhecimento e a experiência, isto é, rever os modelos mentais, baseando-se no saber desenvolver-se.
Questão 9/10
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional.
 
PORQUE 
 
O aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
 
A esse respeito, conclui-se que:
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Você acertou!
A adoção de uma estratégia de diversificação no nível corporativo envolve a decisão de quantos e quais negócios a empresa virá a desenvolver, sugerindo a mudança de uma estrutura funcional para uma estrutura multidivisional. PORQUE com o aumento da diversificação dos negócios no nível corporativo gera problemas de processamento de informação, coordenação e controle com os quais a estrutura funcional tem grandes dificuldades de lidar.
	
	B
	as duas afirmações são falsas.
	
	C
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	D
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	E
	a primeira alternativa é falsa e a segunda é verdadeira.
Questão 10/10
"Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação." (Drucker,2004, palestra na universidade  de Oxford)
A base da gestão administrativa está na capacidade que o gestor tem de utilizar todos os recursos disponíveis para administrar o negócio de maneira organizada. Quando falamos dos recursos disponíveis não estamos falando apenas dos membros da empresa que realizam diretamente o trabalho ou dos equipamentos adquiridos, mas também todos os indiretos (http://www.administradores.com.br, acessado em 30/11/2015)
Marque a resposta correta.
São características do Administrador:
	
	A
	Profissional com formação ampla e variada.
	
	B
	Capacidade de lidar com pessoas.
	
	C
	Necessidade de estar atento a eventos passados, presentes e às previsões futuras.
	
	D
	Precisa lidar com eventos externos e internos.
	
	E
	Todas as alternativas.
Você acertou!
Segundo Chiavenato (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013) o administrador, para exercer plenamente suas funções necessita estar apto a ter uma formação ampla de variada, saber lidar com pessoas, atuar com eventos externos e internos, além de estar em prontidão a situações passadas e presentes para projetar o futuro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais