Buscar

ED 4 e ED5- Somestesia e dor

Prévia do material em texto

ED 4 da Prova 2 – Somestesia e Dor- neurofisiologia ufjf gv
Lembrando que essas respostas foram feitas por mim e algumas não foram corrigidas, portanto, os eds podem conter alguns erros.
1. Analise a tabela abaixo e discorra sobre algumas características gerais de cada um dos 3 primeiros grupos de receptores indicados pelas chaves. 
Recep Mecânicos: fibras Aalfa e beta (rápidas), captam vibração, tato, pressão e estiramento, podem ter adaptação rápida (Paccini e Meissner) ou lenta (Ruffini e Markel).
Recep térmicos: Agama e C, captam estímulos de frio e quente.
Nociceptores: Agama e C (lentas), captam estímulos de dor, temperaturas e substâncias lesivas ao corpo, são terminações livres. 
2. O esquema abaixo refere-se ao Sistema Epicrítico ou Protopático? Descreva as principais peculiaridades e funções dele. 
 Epicrítico: neurônio de segunda ordem localizado nos núcleos cuneif e grácil do T.E, forma o leminisco medial ao se juntar com fibras vindas do N. do trigêmeo, ascende pela medula pelo funículo posterior (fascículo grácil ou cuneiforme) e transmitem informação de tato fino e propriocepção consciente.
3. O esquema abaixo refere-se ao Sistema Epicrítico ou Protopático? Descreva as principais peculiaridades e funções dele. 
Protopático: ascendem pela medula pelo funículo lateral, forma o leminisco lateral ao se juntar com fibras do N. trigemio, neurônio de segunda ordem localizado na coluna dorsal da substancia cinzenta da medula, transmitem informações de dor, tato grosso e temperatura.
4. O que é: 
a) campo receptor? Região inervada por um neurônio sensorial, cada neurônio possui um campo receptor característico, estímulos aplicados nessas regiões provocam aumento da freq. de PAs.
b) dermátomo? Área da pele inervado pela raiz dorsal de um único de segmento medular.
c) código de linhas privadas? Grupo de neurônios e suas fibras captando determinada sensação em determinado local.
5. Complete a frase abaixo, e em seguida explique a frase que você elaborou. 
O mapa somatotópico nos núcleos da coluna dorsal, no tálamo e no córtex somestésico primário (S1) representa um mapeamento das aréas do corpo na medula, tálamo, córtex. Determinadas regiões do mapa recebem aferências da parte do corpo representada.
6. Explique a dor referida. As visceras não possuem neurônios especializados em transmitir informações nociceptivas.. Então, essa dor é transmitida, pelos neurônios do corno dorsal, que também estão envolvidos com a dor cutânea. Como resultado desse arranjo um distúrbio em um órgão interno algumas vezes é percebido como dor cutânea. O exemplo mais comum é a dor anginosa (originada no musculo cardíaco que não está sendo nutrido com sangue necessário), referida como se fosse na parede superior do tórax, com irradiação para o braço e para a mão esquerdos. A compreensão da dor referida é de suma importância de diagnóstico.
7. Discorra sobre mecanismos de controle da dor (Teoria da comporta da dor; Vias descendentes; Opióides endógenos). 
As informações nociceptivas podem ser moduladas, por exemplo, pela substância cinzenta periaquedutal e regiões do tálamo e da cápsula interna. Dessas áreas saem projeções descendentes que alcançam neurônios nociceptivos na medula espinal. Neurônios localizados na substância cinzenta periaquedutal do mesencéfalo fazem conexões excitatórias com o locus ceruleus (o principal núcleo noradrenérgico do encéfalo) e com o núcleo magno da rafe (serotonina) e o núcleo reticular paragigantocelular. Dessas regiões partem projeções inibitórias em direção a áreas do corno posterior da medula, que recebem as terminações de aferentes nociceptivos. 
 TEORIA DA COMPORTA: de acordo com essa teoria, a atividade de neurônios nociceptivos do corno posterior da medula seria modulada, por intermédio de interneurônios inibitórios, pelo balanço entre as aferências nociceptivas veiculadas por fibras C e outras aferências, não-nociceptivas, transmitidas por fibras mieIínicas Aα e Aβ. Os neurônios de 2 ordem que recebe sinapse do neurônio sensitivo que traz informação nociceptiva, recebem também sinapses inibitórias de intemeurônios situados nas redondezas, os quais, por sua vez, são ativados pelas fibras Aß que veiculam as informações táteis. A consequência funcional desse circuito iníramedular é que os impulsos táteis, quando chegam à medula ao mesmo tempo que os impulsos dolorosos (cada um através de suas vias aferentes específicas, é claro), podem inibir a transmissão sináptica entre o neurônio nociceptivo primário e o neurônio de segunda ordem.
Opióides também possuem uma ação analgésica direta sobre a medula espinal. A morfina, por exemplo, inibe diretamente a atividade de neurônios do corno posterior da medula, região essa que possui uma alta densidade de interneurônios que utilizam peptídeos opióides como neurotransmissores, tais como as encefalinas e dinorfinas. Acredita-se que as encefalinas causem as inibições pré-sinápticas e pós-sinápticas das fibras de dor aferentes do tipo C e Aδ. Assim, o sistema de analgesia pode bloquear os sinais dolorosos no ponto de entrada inicial para a medula espinal. 
8. Verdadeiro (V) ou falso (F). Quando for FALSO, corrija TODOS os erros, a fim de deixar a afirmação 100% correta. 
( f ) Uma fibra sensitiva do tipo C pode conduzir informações químicas inócuas do interior do corpo, mas não da periferia (pele). 
( f ) As fibras sensitivas podem ser mielínicas (Aα, Aβ) e amielínicas (Aδ e tipo C), sendo que as do tipo C veiculam informação tátil discriminativa. fibras Agama são mielinizadas, porém muito finas. As fibras C veiculam informação de dor e temperatura.
( f ) A termocepção é dependente de um sistema de condução rápida (fibras Aα) de informação ao córtex somestésico primário (S1), veiculando informação térmica pelo sistema da coluna dorsal/leminisco espinhal. condução lenta: Agama e C
( f ) Os nociceptores podem ser receptores polimodais, detectando estímulos inócuos mecânicos, químicos e térmicos. 
( f ) Informação tátil precisa (discriminativa) é veiculada pelo sistema anterolateral/leminisco espinhal ao córtex somestésico primário (S1), córtex cingulado anterior e à ínsula.
ED 5 da Prova 2 – Somestesia e Dor
1. Analise as figuras abaixo [note que há um eletrodo registrando o potencial de membrana (número de picos) do neurônio do corno dorsal] 
a) De acordo com o gráfico, pode-se dizer que a frequência de disparos de uma fibra C é maior que aquela de uma fibra Adelta? Explique. 
Sim, por ser uma fibra de condução mais lenta, ela vai disparar mais PAs, pois a despolarização vai ser mais longa. 
b) Por que a estimulação repetida de uma fibra Adelta não induz alteração no “número de picos”, enquanto que a de uma fibra C causa aumento cumulativo? A fibra Adelta, por ser mais rápida, vai estimular rapidamente os receptores e vai causar despolarizações rápidas na membrana, já as fibrasC,por serem mais lentas, causam uma despolarização mais lenta, provocando uma somação dos estímulos, gerando uma maior frequência de PAs. 
c) A despolarização de um neurônio do corno dorsal da medula espinhal pode ser aumentada mesmo que a frequência de disparos em uma fibra C seja a mesma? Explique e dê um exemplo. A palavra-chave aqui é: SE_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ C_ _ _ _ _ _. 
SENSIBILIZAÇÃO CENTRAL-> alodínia, que vem a ser a indução da dor por estímulos inóculos, devida a somação pós sináptica de neurônios do corno dorsal da medula esp, amplificando a transmissão sináptica. d) A despolarização de um neurônio do corno dorsal da medula espinhal pode ser atenuada? Explique e dê dois (02) exemplos, sendo um deles de natureza endógena e o outro por intervenção não-farmacológica. 
d) A despolarização de um neurônio do corno dorsal da medula espinhal pode ser atenuada? Explique e dê dois (02) exemplos, sendo um deles de natureza endógena e o outro por intervenção não-farmacológica. Sim, vias descendentes vindas de determinas área do T.E, como a periaquedutal do mensencéfalo, podem modular a resposta desses neurônios,pela ação de certas substâncias, como a morfina, por exemplo. Outra forma de modular informações nociceptivas provenientes desses neurônios é pela Teoria do Portão, que consiste na influência da estimulação cutânea tátil no alívio da dor. Nesse caso, a atividade das fibras grossas (tato) excita interneurônios que inibem as fibras de que levam informação de dor.
2. Os receptores (AR1 e AR2) de adaptação (rápida; lenta), que são os corpúsculos de Paccini e Meissner , apresentam discos de tec, conjuntivo que dissipam energia mecânica provocando o efeito de adaptação rápida.
3. Lesões restritas às áreas 3b e 1 do S1 comprometem o tato _____________________ 
(passivo; cognitivo; grosseiro; ativo; discriminativo indireto; grosseiro), que é identificação de forma, tamanho e textura do objeto. 
4. Aplicação de um anestésico local na área 2 do S1 esquerdo bloqueia temporariamente as habilidades típicas do tato ______________________ (cognitivo; passivo; grosseiro; ativo; discriminativo indireto) da mão ________________________ (esquerda; direita). 
5. Axônios de neurônios corticais da área _______ (1; 2; 5; 4) do ___ (S1; S2) projetam- se para a área ____________________________________________ (6 do M1; 5 do córtex parietal lateral; 8 do córtex parietal posterior; 7 do córtex parietal posterior; 5 do córtex parietal anterior; 3b do S1) e para a área _________________________________ (4 do M1; 5 do córtex parietal posterior; gelatinosa do córtex parietal posterior; 5 do córtex parietal anterior; 3a do S1; 7 do córtex parietal anterolateral ventral), sendo esta última envolvida com coordenação visuomotora. 
6. Lesão restrita à porção anterior lateral esquerda da medula espinhal lombar poderá acarretar em perda das sensações de dor , temperatura e tato grosso de membro ____________________________________ (superior; inferior) ________________ (esquerdo; direito), porém o processamento das sensações de propriocepção consciente e tato fino deverá permanecer preservado porque estas vias ascendem pela medula na parte dorsal da mesma.
7. a) Por que a capacidade discriminativa entre dois pontos muito próximos na pele das pontas dos dedos da mão não é a mesma em qualquer região do corpo? Nas pontas dos dedos e mão há maior densidade de receptores, então os campos recep. nessas regiões são menores, implicando numa maior precisão na sensibilidade.
b) Os campos receptivos dos neurônios dos núcleos de retransmissão, são eles: ???_________________, 
____________________ e ______________________, são menores do que os dos neurônios dos gânglios da raiz dorsal? Explique. 
8. Se uma determinada classe de mutações no canal de sódio SCN9A (também chamado Nav1,7) resulta em uma incapacidade de sentir dor, isto indica que este é um canal sensível a voltagem, pois os canais da família TRP, os canais iônicos sensíveis a ácido, e os canais de sódio ativados mecanicamente permanecem funcionais nesses indivíduos. Neste caso, tal consequência (incapacidade de sentir dor) deve-se ao fato de não haver geração de PAs. 
9. As letras “A, B, C, D e E” da figura abaixo, que representa o Sistema Protopático, correspondem, respectivamente, a: 
 A) neurônio pseudounipolar ou pode ser as fibras Agama e C
(B) trato espinotalâmico lateral C) leminisco lateral D) Núcleo do nervo trigêmeo. E) tálamo.
O conceito de “código de linhas privadas” se aplica a este caso? Explique. 
Sim, visto que determinadas regiões da periferia são inervadas por determinados neurônios e suas fibras que conduzem informação dessa área para regiões específicas do córtex.
10. A figura abaixo representa esquematicamente um processo inflamatório e a consequência deste sobre a neurotransmissão nociceptiva. 
a) O que os mediadores inflamatórios promovem nos terminais periféricos nociceptivos? 
Promovem uma maior sensibilidade desses nocicept, diminuindo seu limiar.
b) Qual é o efeito da liberação central do BDNF? Causa uma maior excitabilidade e facilita a ativação dos neurônios do corno dorsal que conduzem informação de dor.
c) Por que um inibidor da enzima ciclooxigenase (COX), que produz prostaglandina, é capaz de minimizar ou bloquear a dor? Porque essa enzima produz substâncias que interagem com as fibras nocicept, aumentando sua resposta, além disso a prostagalandina pode diminuir o limiar necessário para gerar PA nos receptores nocicept.

Continue navegando