Buscar

APOL 01 DE POLÍTICAS SOCIAS edinalva

Prévia do material em texto

APOL 01 DE POLÍTICAS SOCIAS
Questão 1/5
“O Estado moderno surge para dar garantia e segurança nas relações burguesas que se desenvolviam confrontando-se com a organização feudal. Com a monopolização da força e das normas de proceder, é o Estado quem finca os limites do exercício da liberdade e os faz respeitar. Com isto esperava-se a paz social e o bem-estar dos cidadãos, o que não se concretizou. Atuações mais profundas foram reclamadas desta organização, que passaram a ocorrer mediante determinações legais.”
(DERANI, Cristiane. Política pública e a norma política. Revista da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, n.41, p.19-28, jul. 2004.)
 A tensão entre os interesses de uma classe – burguesia – e o bem-estar coletivo são marca da constituição do Estado Moderno, conforme vimos no texto de Cristiane Derani.
Assinale, a seguir, a alternativa que caracteriza adequadamente o Estado Liberal e o Estado Social, dentro do contexto do Estado Moderno citado acima.
	
	A
	Estado liberal compreende ampla intervenção estatal e defende as liberdades públicas e estatais. Estado social considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção dos direitos individuais
	
	B
	Estado social compreende ampla intervenção estatal e defende as liberdades industriais e comerciais. Estado liberal considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção dos direitos individuais
	
	C
	Estado liberal compreende reduzida intervenção estatal e defende as liberdades públicas e estatais. Estado social considera a concentração da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção do desenvolvimento comum
	
	D
	Estado liberal compreende reduzida intervenção estatal e defende as liberdades individuais e comerciais. Estado social considera a redistribuição da riqueza para amenizar as desigualdades provocadas pelo capitalismo e aproximar-se da promoção do bem comum.
Questão 2/5
Leia com atenção à seguinte caracterização de Estado enquanto sociedade:
“O Estado (...) é uma sociedade, pois se constitui essencialmente de um grupo de indivíduos unidos e organizados permanentemente para realizar um objetivo comum.  E se denomina sociedade política, porque, tendo sua organização determinada por normas de Direito positivo, é hierarquizado na forma de governantes e governados e tem uma finalidade própria.”
(AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do Estado. Porto Alegre: Globo, 1984.)
 
Dada esta explicação, é correto afirmar que a finalidade própria do Estado é:
	
	A
	A defesa da família
	
	B
	O desenvolvimento tecnológico
	
	C
	A geração de empregos
	
	D
	A promoção do bem público
Questão 3/5
A teoria da mais-valia foi uma teoria que contribuiu para mudar a percepção sobre o valor dos bens e serviços na economia. Essa teoria foi defendida por:
	
	A
	Adam Smith.
	
	B
	Alfred Marshall.
	
	C
	David Ricardo.
	
	D
	Karl Marx.
Questão 4/5
Em seus “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, escritos em 1844, Karl Marx (1818-1883) vai estabelecer uma crítica as ideias defendidas economistas políticos clássicos. Marque a única  alternativa que contém os economistas políticos clássicos:
	
	A
	Thomas Gresham (1519-1579) e Jean Baptiste Say (1767-1832).
	
	B
	Thomas Mun (1575-1641) e Phillip von Hornick (1638-1712)
	
	C
	François Quesnay (1694-1774) e William Petty (1623-1687).
	
	D
	Adam Smith(1723-1790) e David Ricardo (1722-1823)
Questão 5/5
Leia com atenção à seguinte definição de Welfare State:
“A definição de Welfare State pode ser compreendida como um conjunto de serviços e benefícios sociais de alcance universal promovidos pelo Estado com a finalidade de garantir uma certa “harmonia” entre o avanço das forças de mercado e uma relativa estabilidade social, suprindo a sociedade de benefícios sociais que significam segurança aos indivíduos para manterem um mínimo de base material e níveis de padrão de vida, que possam enfrentar os efeitos deletérios de uma estrutura de produção capitalista desenvolvida e excludente.”
 
(GOMES, F. G. Conflito social e welfare state: Estado e desenvolvimento social no Brasil. Revista de Administração Pública, mar./abr. 2006, vol.40, nº.2, p.201-234)
 
Assinale, a seguir, a alternativa correta no que se refere ao Welfare State:
	
	A
	O Welfare State  pode ser considerado sinônimo do Estado Mínimo de característica (neo)liberal,  propondo reduzida intervenção estatal na produção e distribuição de riquezas. 
RESP. B
	
	
	O Welfare State é uma proposta de responsabilização do estado pela redistribuição da riqueza por meio de políticas públicas sociais, dentro de uma sociedade capitalista. 
O Welfare State é uma proposta completamente oposta ao Estado Mínimo e tem em vista o bem coletivo antes do que os interesses individuais. Este modelo destacou-se por imprimir nas políticas sociais atributos de responsabilidade estatal e direito universal. Contudo, não caracteriza-se como alternativa revolucionária ao capital.
	
	C
	O Welfare State está relacionado à iniciativas de promoção do desenvolvimento e crescimento econômico, privilegiando  interesses individuais e comerciais. 
	
	D
	O Welfare State organizou-se por meio de políticas sociais executadas pela iniciativa privada e destinada à parcela mais empobrecida da população.

Continue navegando