Pensamento e Linguagem (Questões de av2 e av3)
14 pág.

Pensamento e Linguagem (Questões de av2 e av3)


DisciplinaPsicologia do Pensamento e da Linguagem589 materiais5.627 seguidores
Pré-visualização5 páginas
A definição de inteligência que os psicólogos adotam contém alguns dos mesmos elementos existentes no conceito adotado por uma pessoa leiga. Entretanto existem especificidades que podem ser apontadas como, por exemplo, o conceito de fator G que se refere à:
R: Um fator único e geral para a habilidade mental que se supunha formar a base da inteligência em algumas teorias pioneiras da inteligência.
Os bebês de 1 a 5 meses vocalizam aleatoriamente, ri, choram, brincam com os sons, discriminam sons da linguagem de outros sons. A isso denomina-se:
R: Comunicação reflexiva
Para compreender como a linguagem se desenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algum dos elementos formais da língua e de seus conceitos básicos tal como o conceito de semântica que se refere à:
R: Forma como atribuímos significado aos morfemas, palavras e sentenças; é o conteúdo da linguagem. Muitas vezes um grande problema consiste no fato de que a produção de um comportamento verbal por um falante ou escritor pode ser distinto da compreensão deste comportamento por um ouvinte ou leitor.
Apesar da complexidade da língua a maioria de nós aprende os elementos básicos da gramática sem sequer ter consciência de que aprendemos suas regras. Podemos até ter dificuldade em indicar de modo explícito as regras da gramática, entretanto nossa capacidade linguística sofisticada nos permite proferir um número infinito de afirmações. Esta capacidade normalmente obedece à semântica da língua que se refere à:
R: Conjunto de regras que disciplinam o significado de palavras e sentenças.
Bruno está aprendendo a falar e repete tudo o que as pessoas falam. Seu primo mais velho o apelidou de ¿papagaio¿. Esta fase de Bruno também é denominada de:
R: Ecolalia
De todas as características que definem as capacidades do ser - humano, podemos dizer que o atributo da inteligência é bem valorizado. O termo inteligência assume circunstancialmente uma diversidade de significados. De acordo com o conteúdo assimilado em sala de aula podemos entender como uma definição de inteligência para Gardner:
R: A capacidade de resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da sociabilidade se expressa pela:
R: Capacidade de iniciar, aprofundar e manter relações sociais.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da empatia se expressa pela:
R: Habilidade em perceber os sentimentos dos outros.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da autoconsciência se expressa pela:
R: Capacidade para perceber, observar, distinguir e nomear seus próprios sentimentos.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da autocontrole se expressa pela:
R: Capacidade de administrar sentimentos e desenvolver habilidades pessoais para atingir metas.
Goleman e Gardner vão chamar de inteligência emocional tudo que não é intelectivo. Para Goleman (1996), as emoções são os impulsos para a ação. Goleman aborda o conceito de inteligência emocional pautado em cinco habilidades básicas e interdependentes. A habilidade da automotivação se expressa pela:
R: Capacidade de elaborar metas para si mesmo, persistindo e entusiasmando-se com os objetivos pessoais.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor o conceito de Inteligência lingüística se expressa por:
R: Uma sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência lógico-matemática se expressa por:
R: Analisar problemas com lógica e ter habilidade de raciocínio. É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência interpessoal se expressa por:
R: Entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Habilidade para perceber intenções e desejos de outras pessoas e para reagir apropriadamente a partir dessa percepção. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência intrapessoal se expressa por:
R: Habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva.Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência corporal-cinestésica se expressa por:
R: Controle do próprio corpo de maneiras hábeis para propósitos expressivos e na manipulação de objetos com destreza. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência musical se expressa por:
R: Perceber e organizar padrões musicais, utilizando a voz como meio de expressão. Têm sua origem e limites genéticos, substratos anatômicos específicos e dispõem do processamento cognitivo próprio.
A Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner (1994) postula que o ser humano é capaz de desenvolver múltiplas inteligências e que algumas delas são desvalorizadas pela cultura dominante. De acordo com este autor e o conteúdo assimilado em sala de aula o conceito de Inteligência espacial se
blogueirinha da
blogueirinha da fez um comentário
RESPOSTA DO SIA
0 aprovações
blogueirinha da
blogueirinha da fez um comentário
Conjunto completo de morfemas de uma língua ou repertório lingüístico de uma pessoa.
0 aprovações
blogueirinha da
blogueirinha da fez um comentário
Para compre ender como a linguagem se d esenvolve e se relaciona ao pensamento é necessário conhecer algu m dos el ementos formais d a líng ua e de seus conceitos básicos tal como o con ceito de sitnaxe qu e se refere à: R: Sistem a de regras qu e cuida da f orm a como organiza m os as palavras p ara form ar uma sentença significati va. ESTA DANDO UMA RESPOSTA DIFERENTE NO SIA... Veja mais
0 aprovações
Carregar mais