Buscar

prova discursiva libras e pratica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento do texto a seguir:
 
“No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação por 160 votos com quatro contra, a favor dos métodos orais na educação dos surdos, a partir daí a língua de sinais foi proibida oficialmente alegando que a mesma destruía a habilidade da oralização dos sujeitos surdos”.
STROBEL, K; PERLIN, G. Fundamentos da Educação de Surdos. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006. Pg. 12.
 
Examinando o acontecimento do Congresso de Milão em 1880, descreva as consequências trazidas pela filosofia educacional oralista para os surdos.
Nota: 16.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 56 e 57.
As conseqüências dessa filosofia educacional, o oralismo, podem ser observadas por meio dos resultados de pesquisas e do esmagador fracasso acadêmico em que o surdo está inserido. Segundo Sacks (1990: 45) '[o] oralismo e a supressão do Sinal resultaram numa deterioração dramática das conquistas educacionais das crianças surdas e no grau de instrução do surdo em geral. Muitos dos surdos hoje em dia são iletrados funcionais. Um estudo realizado pelo Colégio Gallaudet em 1972 revelou que o nível médio de leitura dos gradua- dos surdos de dezoito anos em escolas secundárias nos Estados Unidos era equivalente apenas à quarta série; outro estudo, efetua- do pelo psicólogo britânico R. Conrado, indica uma situação similar na Inglaterra, com os estudantes surdos, por ocasião da graduação, lendo no nível de crianças de nove anos (...).'
No Brasil, é constatado que a grande maioria dos surdos submetidos ao processo de oralização não fala bem, não faz leitura labial, nem tampouco participa com naturalidade da interação verbal, pois há uma discrepância entre os objetivos do método oral e os ganhos reais da maioria dos surdos. Apenas uma pequena parcela da totalidade de surdos apresenta habilidade de expressão e recepção verbal razoável. Os profissionais e a comunidade surda reconhecem as defasagens es- colares, que impedem que o surdo adulto participe do mercado de trabalho. Em todo o Brasil, é comum haver surdos com muitos anos de vida escolar nas séries iniciais sem uma produção escrita compatível com a séries, além de defasagens em outras áreas.
Resposta: O oralíssimo foi a técnica mais usada para educação dos surdo no século XIX, o que fez com quem houvesse muitas limitações para os mesmos de aprendizagem dos surdos, eles ficaram limitados.
Questão 2/5
NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011. (p. 98.)
 
Hengemuhle (2004) citado no livro base da disciplina (GROCHOSKA, 2011) parte de uma concepção de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. Para isso, o autor propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. Nesse contexto, descreva o aprender a ser.
Nota: 10.0
	Aprender a ser: Afetividade, valores éticos e morais, honestidade e coerência, liberdade e responsabilidade, perseverança, constância e persistência, pensamento autônomo e crítico, equilíbrio emocional, integração entre o físico, psíquico e espiritual. (p. 26)
Resposta: O aprender a ser integra todos os demais conceitos, o aluno precisa conhecer, fazer e a conviver para ser, é o que dá a noção do porque o cidadão tem que viver.
Questão 3/5
Leia o texto a seguir:
 
“[...] pode-se dizer que a narração dos surdos por eles mesmos não necessariamente estaria carregada de uma maior veracidade ou autenticidade deste discurso sobre a surdez. São novos olhares que se constroem (e acredito que é nesse ponto que reside a grande contribuição), mas que produzem, assim, novos objetos, eles mesmos carregados, como todo saber, de relações de poder.”
PERLIN, Gladis; QUADROS, Ronice Muller de.(Org.). Estudos Surdos II. Rio de Janeiro: Gralha Azul, 2007. Pg 39.
 
Tendo em vista os textos lidos, analise os fatos históricos ocorridos dos os surdos e explique como era a concepção sobre a pessoa com surdez antes e depois da década de 70 quando houve diversas pesquisas em busca de um pensamento crítico em relação a Educação Brasileira.
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno fale que o surdo, antes da década de 70 era visto como uma pessoa cheia de limitações, de ideias pré concebidas e equivocadas e que após esse período passou-se a discutir sobre o tema focalizando muito mais na diferença no que na deficiência.
 
Texto 1: As Primeiras Aprendizagens da Criança Surda
Páginas 30, 31, 32 e 33.
Resposta: Os surdos antes da década de 70 eram vistos como incapazes, deficientes, depois com a união da classe os surdos conseguiram adquirir os seus direitos a ter uma educação como todos os outros e a serem alfabetizados, utilizando os recursos necessários a eles como a linguagem dos sinais (as libras)
Questão 4/5
(....) Toda via, essa intermitência nas definições governamentais não impediria a cristalização de uma cultura autoritária na qual as soluções escolares foram se identificando com a figura do diretor. Essa cultura autoritária calçada numa sabedoria empírica, manteve-se por gestões que duraram décadas, tendo celebrizado o regime das decisões individuais.
CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e avaliação educacional. Curitiba:Intersaberes, 2013 p.40
 
A formação do diretor escolar é algo complexo, que prevê o entendimento da escola como um todo. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina descreva as características principais de sua formação.
Nota: 10.0
	Em sua formação, o diretor deve entender a gestão com caráter coletivo e interdisciplinar, considerando as especificidades das partes. Supervisionar e responder pelas atividades administrativas e pedagógicas, com os pais, a comunidade e outros movimentos da sociedade civil. Garantir a manutenção de um espaço de trabalho saudável, materiais necessários, responsabilidade pelo patrimônio escolar e sua utilização (p. 33).
Resposta: O gestor escolar deve ser responsável por toda parte administrativa e pedagógica de uma escola, deve ter consciência e refletir sobre todos os aspectos relacionados a isso. 
Questão 5/5
( ..) Compreendemos que é possível aos pedagogos coordenarem as ações desenvolvidas pelos professores para a oferta de uma educação de qualidade a população. Isso demandará desse profissional o pensamento em ações que possibilitem o enfrentamento dos desafios da organização escolar da atualidade.
SOARES, Marco Aurelio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes,2014 (p. 60)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre as demandas do sistema capitalista e suas consequências na organização da instituição escolar.
Nota: 16.0
	A organização escolar, estruturada pela sociedade capitalista, procura, em última instancia, a manutenção das relações sociais de produção, refletindo as divisões sociais existentes, a manutenção do poder da classe dominante. Sob a influência da ideologia burguesa, realiza escolhas, estabelece critérios que desfavorecem aos já desfavorecidos, excluindo de seus limites a bagagem experimental da criança, especialmente a criança do povo, utilizando-se do autoritarismo e das práticas centralizadoras (p.22-23)
Resposta: Com o capitalismo existem as classes sócias, e as classes sociais menos favorecidas desde a era colonial dão menos importância a educação, com isso a melhora da educação nas classes menos favorecidas é bem menor. Já nas mais favorecidas as melhorias na educação são mais constantes e visíveis.

Outros materiais

Perguntas Recentes