Buscar

prova discursiva de libras

Prévia do material em texto

No Brasil, de acordo com Baggio e Nova (ULBRA, 2009), firmou-se o bimodalismo – método que combina sinais e fala. Muitos teóricos o consideram inadequado. Por quê?
 
Nota: 10.0
	Expectativa de resposta: Desconsidera a riqueza estrutural da língua de sinais e também o português. Isso faz com que a interação de reconhecimento das línguas de sinais seja eliminada tanto em termos de filosofia como de implementação, pois além de artificializar a comunicação, desconsidera as implicações da surdez. (p. 54) BAGGIO, Maria Auxiliadora; CASA NOVA, Maria das Graças (ORG). Libras. Curitiba: Ibpex, 2009.
Resposta:Para Baggio o bimodalismo era inadequado ,para eles os surdos deviam aprender a se comunicar ,como uma pessoa ouvinte ´pois só assim eles poderiam se desenvolver na sala de aula e interagir na sociedade como cidadãos.
Questão 2/5
As discussões a respeito da construção de uma identidade surda surgem a partir do reconhecimento da língua de sinais como língua natural. Como eram, até então, as representações sobre a surdez e o surdo?
 
Nota: 16.0
	Expectativa de resposta: O sujeito surdo era identificado como deficiente, marcado pela falta e pela incapacidade. A identidade do surdo era atribuída socialmente mais pela inexistência da fala do que pelo déficit auditivo. (p. 66) BAGGIO, Maria Auxiliadora; CASA NOVA, Maria das Graças (ORG). Libras. Curitiba: Ibpex, 2009.
Resposta:As representações sobre a surdez e o surdo eram através da linguagem oral e da leitura labial no convívio familiar e até mesmo na sala de aula .E sendo assim eles tinham dificuldades de frequentar escolas com alunos e professores ouvintes pois não conseguia desenvolver as atividades dadas pelo professor. E no convívio familiar não participava das conversas devido não entender o que os familiares ouvintes diziam.
Questão 3/5
Leia o caso a seguir.
Em uma sala de aula, o professor aborda e explica sobre a Pedagogia Crítico Social. Ele faz diversas perguntas para os alunos, escolhendo sempre aqueles que parecem estar menos atentos. Enquanto explica, faz registros no quadro de giz, resumindo a aula. Embora os alunos pareçam estar atentos, o professor não tem garantia de que prestem atenção no que ele diz. Quando termina a aula, os alunos guardam o material e conversam sobre diferentes assuntos, sendo que nenhum está relacionado com o conteúdo tratado em sala. O professor, observando esta situação, resolve que na próxima aula irá fazer arguição oral para verificar se os alunos assimilaram o conteúdo sobre a Pedagogia Critico Social.
De acordo com o caso descrito acima, por qual método este professor orienta seu ensino?
Nota: 20.0
	Expectativa de resposta: O professor baseia seu ensino pelo método da Perspectiva da transmissão e assimilação, pois ao professor cabe passar o conteúdo e ao aluno, compreendê-lo (MARTINS, 2008 p. 37).
Resposta:transmissão e assimilação o professor transmite o conteúdo e espera obter conhecimento adquirido pelos seus alunos; por isso ele resolve fazer uma arguição oral para testar a capacidade deles.
Questão 4/5
Apesar da língua de sinais ser uma língua gestual-visual, os estudos linguísticos reconheceu que ela tem suas unidades mínimas (fonemas). De acordo com a linguística, o que são fonemas?
 
Nota: 10.0
	Expectativa de resposta: Fonologia é a parte da gramática que estuda os fonemas. Os fonemas são unidades mínimas sonoras de uma língua, capazes de estabelecer distinção de significado. (p. 35) BAGGIO, Maria Auxiliadora; CASA NOVA, Maria das Graças (ORG). Libras. Curitiba: Ibpex, 2009.
Resposta:os fonemas estão relacionados com as características linguísticas da língua gestual visual.
Questão 5/5
Leia o caso a seguir.
Uma professora de Física do Ensino Médio pauta a sua didática no método sistematizado por Herbart, o de transmissão-assimilação. 
De acordo com o caso acima, quais serão as técnicas utilizadas pela professora para ministrar as suas aulas, segundo o método sistematizado por Herbat?
Nota: 6.0
	Expectativa de resposta: Os passos formais de Herbart percorrem o seguinte caminho: Preparação do aluno – pode se dar com a recordação da lição anterior, o despertar do interesse, a proposição de linhas gerais dentro das quais se situa a matéria que vai ser apresentada, entre outras técnicas. Apresentação – pelo professor, do conteúdo a ser assimilado pelo aluno pela técnica da exposição (aulas expositivas). Assimilação – pelo aluno, do novo conteúdo por meio da comparação com o já conhecido. Generalização – por parte do aluno, que deve identificar todos os fenômenos explicados pelos conteúdos recém-adquiridos. Aplicação – por meio de exercícios de aplicação em diferentes situações novas, do conhecimento recém-adquirido (MARTINS, 2008 p. 37- 38).
Resposta:As técnicas utilizadas pela professora de física no método sistematizado por Herbart , o de transmissão e assimilação está relacionada com a maneira com que ela desenvolve seu papel na sala de aula. Ela explica o conteúdo de maneira que seus alunos compreendam e participam.
Conheça o novo AVA

Continue navegando