Buscar

Avaliando aprendizado aula 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância: 
		
	
	ambiental
	
	clínica
	
	epidemiológica
	
	ativa
	
	sanitária
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201302209090)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Considerando a Vigilância Sanitária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	Garante ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores. 
	
	Realiza revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais.
	
	Presta assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho Participa na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
	
	Participa, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde - SUS, em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301870385)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	A Lei 8080 de 1990 define vigilância epidemiológica como:
		
	
	um conjunto com respaldo científico e rigoroso de sistema avaliador de qualidade, também com controle de procedimentos inadequados e eventos adversos de imunobiológicos, acompanhando também de maneira rigorosa o armazenamento, a conservação e o transporte de vacinas até sua utilização.
	
	Um conjunto de ações capaz de rearticular os saberes e práticas sanitárias, indica um caminho fértil para a consolidação do ideário e princípios do Sistema Único de Saude. 
	
	um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
	
	um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
	
	um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302209136)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	O sistema que compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância ambiental em saúde, visando conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde é: 
		
	
	 SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos)
	
	SIA/SUS (Sistema de Informação Ambulatorial)
	
	SIM (Sistema Informação de Mortalidade)
	
	SINVAS (Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde)
	
	SIH/SUS ( Sistema de Informação Hospitalar)
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302204956)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	As atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental são integradas na instância local. Esta última contribui na vigilância à saúde não apenas para o atendimento aos danos e ao controle de determinados riscos, como também para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença. 
Dentre as afirmativas abaixo, assinale as que estão CORRETAS: 
I-Vigilância ambiental em saúde => um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco e das doenças ou agravos. 
II- Vigilância ambiental => um conjunto de ações que controla os bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo. 
III- SINVAS => compreende o conjunto de ações e serviços prestados por órgãos e entidades públicas e privadas, relativos à vigilância ambiental em saúde, visando conhecimento e a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana. 
IV-O Sistema Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde => tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos relacionados às doenças e outros agravos à saúde. 
		
	
	I e IV 
	
	I; III e IV 
	
	II; III e IV 
	
	I e III
	
	I; II e IV 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302204925)
	Fórum de Dúvidas (0)       Saiba (0) 
	
	Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são "verdadeiras". Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. Apresentamos 5 conceitos que podem ser considerados verdadeiros, apenas um é FALSO, assinale: 
		
	
	Antigamente a epidemiologia estudava as doenças epidêmicas, e hoje estuda também doenças endêmicas e, em geral, agravos à saúde. Ou ainda com os primeiros estudos de diferenciais de mortalidade em diversos grupos de uma mesma população. 
	
	A epidemiologia estuda apenas as doenças epidêmicas e os agravos que podem aumentar o índice de mortalidade em diversos grupos populacionais. 
	
	Epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde. 
	
	Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. 
	
	A epidemiologia está atenta para as ocorrências de doença e não doença que envolvem as pessoas em coletividades. Quando se trata da ausência de doença a epidemiologia estuda os casos de doenças infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física. Como exemplo: dengue, malária, diabetes, acidentes de transporte e outras.

Outros materiais