Buscar

Sobre as previsões legais do reconhecimento Jurídico do pedido.

Prévia do material em texto

Sobre as previsões legais do reconhecimento. Jurídico do pedido.
O reconhecimento jurídico do pedido consiste no julgamento do mérito. As situações em que o pedido é reconhecido juridicamente estão previstas no art 487 do ncpc
Art. 487.  Haverá resolução de mérito quando o juiz:
I – acolher (pedido do autor contra o réu) ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção ( pedido do réu contra o autor);
II - decidir, de ofício ou a requerimento, sobre a ocorrência de decadência (perda do direito em si num período de tempo razoável) ou prescrição (perca do direito de ação);
III - homologar:
a) o reconhecimento da procedência do pedido formulado na ação ou na reconvenção;
Parágrafo único.  Ressalvada a hipótese do § 1o do art. 332,( Art. 332.  Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar: § 1o O juiz também poderá julgar liminarmente improcedente o pedido se verificar, desde logo, a ocorrência de decadência ou de prescrição.) a prescrição e a decadência não serão reconhecidas sem que antes seja dada às partes oportunidade de manifestar-se.
Diferença entre reconhecimento jurídico e não reconhecimento jurídico.
O reconhecimento jurídico do pedido importa na extinção do processo com julgamento do mérito, onde cabe o juiz somente homologar a manifestação processual das partes e, decretar a extinção do feito, decidindo o mérito da lide.já o não reconhecimento jurídico importa que o réu tem a faculdade de reconhecer a procedência do pedido pretendida pelo autor, isto é sentença de mérito.
Ele também destaca que inexiste obrigatoriedade legal que obrigue o réu a reconhecer a procedência do pedido ou a adotar essa postura no prazo da contestação.
Ou seja, mesmo após a sentença ou acórdão, o réu poderá reconhecer o pedido, independentemente de concordância do autor. 
Resolução do mérito é quando o juiz julga o processo procedente, sem resolução ele dar por fim o processo sem sentenciar o processo, (Ex: Quando as partes acordam antes de sentenciar o processo. Homologa sem resolução do mérito quando chega um fim.

Continue navegando