Buscar

Aula 07 Aditivos para concreto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ADITIVOS PARA CONCRETO
INTRODUÇÃO
Eles tem a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos.
Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:
     
Trabalhabilidade
Resistência
Compacidade
Durabilidade
Bombeamento
Fluidez (auto adensável)
E pode diminuir sua:
Permeabilidade
Retração
Calor de hidratação
Tempo de pega (retardar ou acelerar)
Absorção de água
 
Sua utilização, porém, requer cuidados. Além do prazo de validade e demais precauções que se devem ter com a conservação dos aditivos é importante estar devidamente informado sobre o momento certo da aplicação, a forma de se colocar o produto e a dose exata.
TIPOS DE ADITIVOS
Plastificantes Redutores de Água - P
Função: plastificar o concreto aumentando o Slump sem adição de água, ou reduzir a água mantendo o Slump com conseqüente aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega e podendo ainda diminuir o consumo de cimento.
Super Plastificantes Redutores de Água - SP
Função: Idem a dos plastificantes, porém consegue-se os mesmos efeitos com menores dosagens e também a confecção de concretos de alta performance.
Microssílica
Função: produção de concreto de alta performance – alta resistência mecânica e impermeabilidade – sempre utilizando com auxílio de super plastificantes.
Cinza Volante: “FLY ASH”
Retardam o ganho de resistência mecânica
Melhoram a trabalhabilidade do concreto
Minimiza a retração do concreto fresco
Minimiza as fissuras por contração térmica
Aceleradores de Pega - A
Função: acelerar pega do concreto ou argamassa, com aumento da resistência inicial (podendo diminuir a final se dosados em excesso). Reduz o tempo de acabamento dos projetos. Possibilitam a liberação de pavimentos mais cedo para o tráfego, tecnologia fast track.
Retardadores de Pega - R
Função: retardar a pega do concreto para facilitar sua aplicação em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, etc.; geralmente estão associados a um aditivo plastificante. Dosagem máxima (+/- 0,5% do peso do cimento). 
Lubrificante e aglutinante
Função: aglutinar o concreto aumentando sua coesão e lubrificá-lo, sem mudar plasticidade e tempo de pega, possibilitando também o bombeamento do mesmo.
Expansor / Estabilizantes Plastificantes/ Adesivos – Polímeros
Função: plastificar e expandir argamassas, para injeções, tratamentos e encunhamento de alvenaria / Produção de argamassas para assentamento de tijolos e revestimentos de paredes e tetos em geral. / Aumentar a aderência e resistência das argamassas.
Métodos de encunhamento de parede
Incorporadores de Ar - IAR
Função: Reduzem a tensão superficial da água e incorporam ou adicionam ar ao concreto ou argamassa, tornando-as mais coesivas e plásticos, aumentam resistências mecânicas ao gelo e degelo, diminuem segregação, melhora o acabamento das faces nas desenformas e deixam as arestas das peças melhores acabadas, porém quando utilizado em excesso diminui a resistência à compressão.
Imagem microscópica do concreto com IAR
Efeito causado pelo fenômeno do gelo e degelo junto ao aditivo IAR

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais