Buscar

av2 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301549675)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA - é uma política pública que tem objetivos institucionais, econômicos, gerenciais e ecológicos. Explique o que vem a ser tal objetivo econômico.
		
	
Resposta: A Política Nacional do Meio Ambiente é uma política que visa o desenvolvimento econômico de forma sustentável, ou seja, através da solução de necessidades do ser humano sem causar problemas que possam dificultar o desenvolvimento de gerações futuras.
	
Gabarito: Refere-se ao ato de compatibilizar o desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301636306)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A poluição visual ou estética está associada aos objetivos da política urbana, já que a paisagem urbana é sujeita ao controle do poder público municipal. Justifique a alternativa discorrendo sobre o que é poluição visual ou estética, em suas principais manifestações.
		
	
Resposta: A poluição visual ou estética é considerada crime sendo passível de sanções disciplinares seja de cunho administrativo, civil ou penal.
	
Gabarito: A poluição visual ou estética consiste na desarmonia visual ou degradação visual que gera desequilíbrio do meio ambiente artificial (cidade e paisagem urbana). As principais manifestações da poluição visual são a proliferação desordenada de anúncios (publicitários ou eleitorais); estações de rádio-base de telefonia celular; pichações e grafites; postes com fiação aérea, favelas e lixo acumulado; alterações de fachada com estilos contrastantes e até excesso de luminosidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302191123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Palermo
	
	Bogotá
	 
	Rio de Janeiro
	
	Estocolmo
	 
	Paris
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301661145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo:
		
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental;
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	
	a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas;
	 
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301679444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	VII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Um shopping center, que possui cerca de 250 lojas e estacionamento para dois mil veículos, foi construído há doze anos sobre um antigo aterro sanitário e, desde sua inauguração, sofre com a decomposição de material orgânico do subsolo, havendo emissão diária de gás metano, em níveis considerados perigosos à saúde humana, podendo causar explosões. Em razão do caso exposto, assinale a alternativa correta:
		
	 
	A decomposição de material orgânico continua ocorrendo, e é considerada perigosa à saúde humana e ao meio ambiente. Logo, o shopping center em questão poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente a adotar medidas para promover a dispersão do gás metano, de forma a minimizar ou anular os riscos ambientais, mesmo que já possua licença de operação válida.
	
	Caso o shopping center possua licença de operação válida, não poderá ser obrigado pelo órgão ambiental competente, no caso exposto, a adotar novas medidas para a dispersão do gás metano. Apenas no momento da renovação de sua licença de operação poderá ser obrigado a adquirir novo equipamento para tal fim.
	
	A licença de operação ambiental tem prazo de validade de dez anos. Logo o shopping já cumpriu com suas obrigações referentes ao licenciamento e ao estudo prévio de impacto ambiental, e poderá continuar com suas atividades regularmente.
	
	Como o shopping foi construído há mais de cinco anos, a obrigação de elaborar estudo prévio de impacto ambiental e de se submeter a licenciamento já prescreveu. Assim o empreendimento poderá continuar funcionando.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302056810)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre Proteção Legal da Flora nacional, é correto afirmar:
		
	
	São considerados biomas brasileiros apenas o Cerrado, a Caatinga e a Mata Atlântica, bens de uso comum do povo, a serem defendidos e preservados, como todos os recursos naturais.
	 
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira estão especificamente protegidos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, § 4º.
	
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira não estão protegidos pela nossa Constituição Federal de 1988.
	 
	A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, a Zona Costeira, Caatinga, o Cerrado e os Pampas (Campos Sulinos), estão todos previstos na pátria Constituição Federal de 1988 como biomas nacionais a serem protegidos e preservados.
	
	Não são considerados biomas brasileiros a Caatinga, o Cerrado, os Pampas (Campos Sulinos).
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302098994)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	De acordo com a doutrina de Direito Ambiental quais as formas que podemos classificar o meio ambiente:
		
	
	meio ambiente distrital, meio ambiente natural, meio ambiente federal e meio ambiente cultural.
	
	meio ambiente florestal, meio ambiente estadual, meio ambiente artificial e meio ambiente internacional.
	 
	meio ambiente municipal, meio ambiente estadual, meio ambiente federal e meio ambiente distrital.
	 
	meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301551129)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A responsabilidade por dano ao meio ambiente no Brasil é:
		
	 
	Objetiva, independentemente da existência de culpa
	 
	Objetiva e subsidiária, necessária a existência de culpa
	
	Subjetiva e subsidiária, não é necessária a existência de culpa
	
	Subjetiva e concorrente, independentemente da existência de culpa
	
	Subjetiva, independentemente da existência de culpa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302110347)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Complete com a resposta CORRETA sobre a terceira atividade clandestina que mais movimenta dinheiro sujo no pais, e que incorre em crime ambiental, denominado tráfico de:
		
	 
	Animais Silvestres
	
	Animais em Extinção
	
	Animais Peçonhentos
	
	Animais Selvagens
	
	Aves Migratórias
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302111987)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Têm legitimidade para propor a Ação Civil Pública para proteção do meio ambiente: I - A Defensoria Pública e o Ministério Público; II - a pessoa física ou jurídica vítima de dano ambiental; III - a associação que esteja constituída há pelo menos 3 (três) anos, qualquer que seja sua finalidade institucional; IV - os entes de direito público externo, que tenham investido recursos financeiros de entidade ou governoestrangeiros, na proteção ambiental; V - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista. Análise os incisos acima e escolha a opção adequada.
		
	
	Estão certas apenas as I e III.
	 
	Estão certas apenas as I, II e IV.
	 
	Estão certas apenas as I e V.
	
	Estão certas apenas as I, II e III.
	
	Estão certas apenas as I, III e V.

Outros materiais