Buscar

Prova Discursiva Didatica&Curriculo


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Questão 1/5
No momento atual, segundo Salgado (1992), ao professor de Didática se apresentam duas alternativas: a receita ou a denuncia. Isto é, ou ele transmite informações técnicas desvinculadas dos seus próprios fins [...] ou critica esta perspectiva. [...]
A perspectiva fundamental da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem e coloca a articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro configurador de sua temática.
 
CANDAU, Vera Maria. A Didática Em Questão. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 23.
 
 
Caracterize a “Didática Fundamental”, contrapondo-a a didática instrumental.
Nota: 20.0
	Foi além de um novo enfoque sobre a didática uma reação à perspectiva que se baseava na neutralidade didática.
 Além da mera crítica e denuncia de uma didática de caráter instrumental, buscou alternativa e a construção de novos conhecimentos na área da didática.
Pensou a teoria a partir da prática.
Este movimento da “didática fundamental” foi um movimento crítico, em prol da reconstrução da didática.
 (LIVRO-BASE, p. 20-21)
Resposta:A didática fundamental trás consigo o propósito maior a ser transmitido para o individuo (aluno), que aborda não só o transmitir informações para as pessoas, sem nenhuma perspectiva intelectual como é a didática instrumental. E sim ter um olhar diferenciado abordando a temática de que a aprendizagem, ela possui sim técnicas que são posteriores aos métodos de ensino, para que haja uma visão de humanidade que pensa, reflete e tem posições políticas dentro de uma sociedade.
Questão 2/5
“reduzimos o currículo e o ensino a uma sequenciação do domínio de competências e a uma concepção pragmatista, utilitarista, cientificista e positivista de conhecimento e de ciência. Currículos presos a essa concepção tendem a secundarizar o conhecimento e a reduzir o conhecimento à aquisição de habilidades e competências que o pragmatismo do mercado valoriza. Terminamos por renunciar a ser profissionais do conhecimento, deixamos de ser instigados pelo conhecimento, sua dinâmica e seus significados e terminamos por não garantir o direito dos educandos ao conhecimento. O mercado é pouco exigente em relação aos conhecimentos dos seus empregados. O que valoriza é a eficácia no fazer.”
 
ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 26
 
O currículo é o instrumento da socialização do conhecimento formal. Conhecimento este que é considerado bem comum da humanidade.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva:
O que é este conhecimento formal?
Dê exemplos de conhecimento formal?
Nota: 20.0
	Conhecimento formal é todo saber sistematizado criado a partir do desenvolvimento da humanidade; caracteriza-se por ser a organização de informações e redes de significado.
São exemplos de conhecimento: as artes como um todo, as ciências (LIVRO BASE, p. 37-38).
Resposta:O conhecimento formal, é aquele que já está inserido na vida de cada individuo, através do contato com a mídia ou a sociedade que está pessoa vive. Cada ser humano trás consigo um conhecimento sobre algo (uma habilidade e competência sobre algum assunto), seja ele vivenciado ou assimilado.
Questão 3/5
O termo currículo apresenta diferentes possibilidades e funções, sendo que cada uma pode indicar diferentes abordagens teóricas e suscitar práticas curriculares também diferenciadas. Ao adotarmos, portanto, uma definição de currículo, estamos optando por uma teoria que o fundamenta [...]”
EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 17.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, explique:
O que são as teorias sobre currículo?
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno entenda que as teorias de currículo podem ser compreendidas:
Como conjuntos de representações, significações, ideias, imagens que produzem e descrevem o que se pretende fazer, em termos educacionais, com os conhecimentos produzidos ao longo da história humana;
Ou como área de estudo que se define pelos conceitos e representações que utiliza para descrever a realidade.
(LIVRO BASE, p.89)
Resposta:O currículo escolar não é neutro, ele é formado( definido) pela região, pela sociedade que vai ser inserido e com alguma finalidade, seja ela a de uma alfabetização com um bom índice regional, ou uma qualificação profissional para uma determinada área no município a qual a escola está inserida. E é neste momento em que as teorias são aplicadas, para fundamentar a escolha deste currículo. Alguns exemplos destas teorias são: a Teoria Crítica, a Não Crítica e Teoria Tecnicista.
Questão 4/5
Na tabela dada temos as principais distinções entre a forma de pensar da didática tradicional e da moderna, com base nesta reflexão e nos conteúdos abordados no livro-base, descreva:
 Qual o principal aspecto que influencia na mudança de visão da didática com o passar do tempo?
Nota: 16.0
	Essa mudança de visão na pratica pedagógica decorre da relação social básica característica de um dado contexto sócio-político em viga, ou seja, o contexto histórico influencia diretamente nas diferentes concepções de educação e na visão de como se deve desenvolver o processo de ensino aprendizagem.
(LIVRO-BASE, p. 35)
Resposta:A didática tradicional é aquela que o aluno devia aprender a fazer, a transmissão do conhecimento era feita através de "apostilas" (livros), já estruturados por um poder maior (governo, secretarias etc.), o professor está ali inserido para transcrever este "conhecimento", de uma forma mecânica sem muito indagar, com o objetivo de que seus alunos assimilem e produzem o que foi passado a ele ( o educador). Já na didática moderna o educador tem uma visão diferente sobre ensino, e ensina com outro propósito, está mudança se deu, devido a autonomia dada ao professor.
Questão 5/5
“Vê-se, assim, que a amplitude, a complexidade e a importância da organização e da seleção dos conteúdos são indiscutíveis. No entanto, o que se presencia na literatura da área, bem como nos programas da disciplina didática, é a ausência de um tratamento mais orgânico da questão do conteúdo, que especifique os pressupostos subjacentes às diferentes formas de seleção e de organização de conteúdos e suas implicações práticas. Aos professores em formação são apresentadas apenas as instancias operacionais de orientação predominantemente tecnicista, como se fossem a única forma de tratamento da questão”.
MARTINS, Pura. Conteúdos Escolares: A quem compete a seleção e a organização? In VEIGA, Ilma. Repensando a didáctica. São Paulo: Papirus, 2008, p. 78.
 
De acordo com o livro-base, quais são os principais aspectos criticados pelos professores com relação aos conteúdos impostos curricularmente a serem ministrados em sala de aula? Cite  dois.deles :
Nota: 16.0
	É importante que aluno cite:
A distância existente entre o conteúdo programático e a realidade dos alunos;
A quantidade de informações geralmente prejudica a qualidade;
A distribuição, organização e a dosagem do conteúdo são inadequadas;
A defasagem do conteúdo em relação às necessidades e aos interesses dos alunos.
(LIVRO-BASE, p.62)
Resposta:Muitas vezes os conteúdos impostos a serem ministrados em sala de aula, não foi planejados em comum acordo com os professores, nem se quer reuniões foram feitas para que aja uma interdisciplinariedade curricular. O Plano Político Pedagógico (PPP) da escola que este profissional da educação trabalha, não é revisto ou muitas vezes reformulado a anos, e é estes aspectos que os professores criticam, a falta de autonomia, para que eles posam rever estes conteúdos com a complexidade e importância que a organização e a seleção do mesmo necessita. Não possuem o devido "espaço" para que eles possam selecionar e programar o método e a prática para o uso destes conteúdos, para que possa haver um único propósito curricular.