Buscar

PROVA DISCURSIVA LIBRAS E PRÁTICA PROFISSIONAL A ESCOLA

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“(...) atualmente as políticas oficiais emanadas apontam que a educação dos surdos deva ser bilíngue, assegurando o direito de acesso à Libras e à língua portuguesa escrita, ensinadas no contraturno com a participação de educadores surdos e professore bilíngues”.
FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 96.
 
Sobre essa temática, tendo como base todos os artigos lidos, descreva o que consiste a educação bilíngue para os surdos.
 
Nota: 20.0
	Texto 04: Ensino de Língua Portuguesa para Surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica
Páginas 22.
 
Os pais devem estar cientes de que existem duas formas de realizar a educação bilíngüe: uma envolve o ensino das duas línguas, em momentos distintos, e a outra caracteriza-se pelo ensino da segunda língua somente após a aquisição da primeira língua. ?
A educação bilíngüe para crianças brasileiras com surdez consiste na aquisição de duas línguas: a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa (modalidades oral e escrita), com professores diferentes em momentos diferentes, a depender da escolha pedagógica da escola e da família. ?A opção por uma educação bilíngüe oferece às crianças com surdez o ensino da língua de sinais como primeira língua (L1) e o da língua portuguesa como segunda língua (L2).
Resposta: A Educação Bilíngue consiste em apresentar a criança com surdez primeiramente a língua sinalizada para que a criança entenda desde o início a se comunicar utilizando o "visual" como referência. Após esse processo a criança tem mais facilidade para aprender a segunda língua. E também tem mais facilidade na vivencia com a comunidade surda.
Questão 2/5
A ação do pedagogo na escola se justifica na medida em que ele atua não apenas no ato de acompanhar e controlar o trabalho dos professores, mas acima de tudo, como o articulador no projeto político pedagógico. Nesse último processo, ele organiza o trabalho no espaço mais amplo da escola e contribui, desta forma, para a construção de um trabalho coletivo com significação para o processo ensino-aprendizagem.
 BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão Educacional. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p.54) 
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a função do pedagogo no trabalho escolar.
Nota: 20.0
	O papel do pedagogo é de grande importância para o encaminhamento da organização escolar, pois ele é um dos principais interlocutores da função pedagógica da escola, nos contextos das relações educativas. É o pedagogo quem media como profissional da educação, a organização escolar e o trabalho docente, garantindo, assim, elementos e contextos propícios para o alcance dos objetivos pedagógicos da educação proposta no projeto da escola (p. 131)
Resposta: O Pedagogo trabalha diretamente com o professor, ou seja, ele auxilia no desenvolvimento de projetos, orienta os alunos no processo de aprendizagem, auxilia nos métodos de ensino, nos planejamentos escolares e se atenta a qualidade de ensino na escola.
Questão 3/5
As competências necessárias para o desempenho da função de pedagogo estão cada vez mais refinadas, não basta apenas o domínio de conteúdos correlacionados à área educacional, mais é fundamental também, o conhecimento de gestão de pessoas e gestão organizacional, a fim de que seja possível o bom desempenho da função.
FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes (p. 82)   
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o setor pedagógico da escola.
Nota: 20.0
	O setor pedagógico é responsável pelas dimensões de coordenação pedagógica e orientação educacional, sendo funções exercidas por especialistas na área. Deve prestar assistência na área pedagógica e didática aos docentes da sua instituição. Pode ainda acompanhar e intervir na interação entre pais/alunos/professores (p. 53)
Resposta: O setor pedagógico da escola é responsável pelo acompanhamento das tarefas e avaliações propostas pelo professor, pela orientação direta com o aluno, pelo atendimento aos pais nas dúvidas que encontram em relação ao ensino/ aprendizagem e pelo controle e avaliação dos projetos pedagógicos da escola.
Questão 4/5
NUNES, Antonio Ozório. Como restaurar a paz nas escolas: um guia para educadores. São Paulo: Contexto, 2011. (p. 98.)
 
Hengemuhle (2004) citado no livro base da disciplina (GROCHOSKA, 2011) parte de uma concepção de um aluno integral e integrado, desenvolvendo a responsabilidade em todas as áreas. Para isso, o autor propõe um referencial de perfil do aluno, que parte dos quatro pilares sugeridos pelos relatórios de Delors: Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver. Nesse contexto, descreva o aprender a conhecer.
Nota: 16.0
	Aprender a conhecer: Espirito de pesquisa e busca, compreensão de fenômenos, capacidade de argumentar, conhecimento técnico-cientifico, integração da teoria e pratica. Consciência de aprender e aprender, atualizar-se sempre. Conhecimento sensitivo, artístico, estético. Apropriação crítica de informações e dos recursos tecnológicos (p. 26)
Resposta: Tem como fundamento o prazer de conhecer, o prazer de descobrir, de compreender. Aprender a conhecer valoriza a curiosidade, e a constante busca pelo novo, as mudanças e renovações constantes do conhecimento.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir :
 
“O bilinguismo para os surdos, com seus desdobramentos políticos-pedagógicos, é um fato novo no cenário educacional para os profissionais da educação, já que o tema passa a ser incorporado na agenda das políticas educacionais apenas a partir da década de 1980, decorrente da pressão dos movimentos sociais e das contribuições de pesquisas nas áreas da Linguística e Educação”.
FERNANDES, Sueli. Comunicação em Língua Brasileira de Sinais. UFPR/CIPEAD, 2012. Pg. 93.
 
Explique a concepção da proposta bilíngue de ensino na educação dos surdos e argumente no que isso acarreta culturalmente nos aspectos sociais do indivíduo com surdez.
Nota: 20.0
	Texto 3: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a prática Pedagógica
Páginas 57 e 58.
 
A educação bilíngüe nessa concepção é uma proposta de ensino que preconiza o acesso a duas línguas no contexto escolar, considerando a língua de sinais como língua natural e partindo desse pressuposto para o ensino da língua escrita. A proposta bilíngüe busca resgatar o direito da pessoa surda de ser ensinada em sua língua, a língua de sinais, levando em consideração os aspectos sociais e culturais em que está inserida. (...) [Respeitar a pessoa surda e sua condição sociolingüística implica considerar seu desenvolvimento pleno como ser bicultural a fim de que possa dar-se em um processo psicolingüístico normal' (Skliar et al., 1995: 16 ).
 
Resposta: O Bilinguismo tem como proposta adequar o indivíduo em primeiro momento a língua de sinais para que futuramente possa utilizar dessa língua para ensiná-lo a segunda língua oral e escrita. Isso auxilia de forma cultural para que haja inclusão do indivíduo com surdez na sociedade, da mesma forma que ele mantenha sua língua materna e faça uso dela em sua comunidade.

Continue navegando