Buscar

1 Roteiro de Estudos Farmacocinética Farmacodinâmica

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDOS
Prova 1 – Farmacologia aplicada a Medicina I
Professora: Larissa Torres, Monitora: Anelise Silva.
FARMACOCINÉTICA:
ABSORÇÃO: 
1-) Defina farmacocinética: 
2-) Quais são as características determinantes de um fármaco de importância para a farmacocinética?
3-) Defina bioequivalência: 
4-) Complete as sentenças de acordo com a melhor definição da ANVISA sobre os medicamentos disponíveis e sob inspeção do órgão. 
I – ___________________________: Medicamento que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é bioequivalente ao _______________________, registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária. Pode diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca.
II - ___________________________: Medicamento inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro através de estudos clínicos.
III - ___________________________: Medicamento semelhante ao ___________________, geralmente produzido quando expirado ou renunciado a patente, com finalidade de ser intercambiável, com comprovação de sua eficiência, segurança e qualidade. Não possui nome comercial ou marca. 
5-) Assinale a alternativa que melhor define o Coeficiente de Partição óleo-água (CP):
A – É a relação entre quantidade dissolvida em óleo sobre a quantidade dissolvida em água. Quanto maior o CP mais hidrossúvel é o fármaco e mais facilmente ele atravessa a membrana celular, desse modo aumenta-se a absorção e diminui-se a excreção. 
B – É a relação entre a quantidade dissolvida em água sobre a quantidade dissolvida em óleo. Quanto maior a CP mais lipossolúvel é o fármaco e mais facilmente ele atravessa a membrana celular. Desse modo diminui-se a absorção e aumenta-se a excreção. 
C – É a relação entre a quantidade dissolvida em óleo sobre a quantidade dissolvida em água. Quanto menor a CP mais hidrossolúvel é o fármaco e mais dificilmente ele atravessa a membrana celular. Desse modo diminui-se a absorção e aumenta-se a excreção. 
D – É a relação entre a quantidade dissolvida em óleo sobre a quantidade dissolvida em água. Quanto menor a CP mais lipossolúvel é o fármaco e mais facilmentente ele atravessa a membrana celular. Desse modo, diminui-se a absorção e aumenta-se a excreção.
E – É a relação entre a quantidade dissolvida em água sobre a quantidade dissolvida em óleo. Quanto maior a CP, mais hidrossolúvel é o fármaco e mais dificilmente ele atravessa a membrana celular. Desse modo, diminui-se a absorção e aumenta-se a excreção. 
6-) Assinale a alternativa correta em relação à equação de Equação de Henderson Hasselbalch: 
A – Um ácido fraco, como por exemplo, o AAS, varfarian, fenilbutazona, pentobarbital ioniza-se em pH ácido resultando em excreção. Do contrário é mais absorvido em pH básico.
B – Um ácido fraco, como por exemplo, o AAS, varfarian, fenilbutazona, pentobarbital ioniza-se em pH básico resultando em excreção. Do contrário, é mais absorvido em pH ácido. 
C – Uma base fraca, como por exemplo, anfetamina, morfina, lidocaína, ioniza-se em pH básico resultando em absorção. Do contrário é mais absorvida em pH ácido. 
D – Uma base fraca, como por exemplo, anfetamina, morfina, lidocaína, ioniza-se em pH ácido, resultando em absorção. Do contrário é mais excretada em pH ácido. 	
E – Uma base fraca e um ácido fraco não possuem diferenciação quanto ao pH melhor absorvido e excretado, desse modo a equação iguala-se a 0.
7-) Discuta o uso concomitante de antiácidos e aspirina:
8-) Para o alívio da disúria nas infecções vesicais bacterianas; para profilaxia de colonização/infecção vesical em cateterização vesical; e para profilaxia de infecções vesicais recorrentes utiliza-se Metenamina 120 mg combinada com Cloreto de metiltionínio 20 mg. Uma vez que os microrganismos que desdobram a ureia tendem a elevar o pH da urina não é recomendado que não se ingerira frutas (todos os tipos, exceto oxicoco e ameixa), leite e derivados, e antiácidos contendo carbonato de sódio ou bicarbonato, para evitar a alcalinização. Discuta a partir da Equação de Henderson Hasselbalch o efeito da alcalinização da urina, se concomitante ao tratamento da disúria administrou-se antiácidos. 
9-) Assinale a alternativa incorreta quanto à absorção dos fármacos:
A – Refere-se à entrada do fármaco para a corrente sanguínea.
B – Fármacos administrados por via intravenosa sofrem absorção máxima.
C – Termo aplicado somente para fármacos de aplicação enteral ou tópica.
D – Fármacos administrados por via intravenosa não sofrem absorção. 
E – Termo não aplicado para fármacos de aplicação parenteral. 
10-) Defina Biodisponibilidade e fatores que a modificam:
11-) Assinale a alternativa que melhor representa os parâmetros a serem avaliados nos estudos de biodisponibilidade comparativa de duas formulações, levando-se em conta o gráfico abaixo:
A. Pico de concentração máxima, tempo para ocorrer o pico de concentração máxima e área sob a curva da concentração plasmática;
B. Tempo de dissolução da forma farmacêutica e área sob a curva de concentração plasmática;
C. Concentração máxima atingida, tempo de duração de ação; 
D. Quantidade total de fármaco de fármaco absorvida na circulação depois da administração de uma dose e tempo de desintegração da forma farmacêutica;
E. Pico de concentração máxima e velocidade de eliminação do fármaco.
12-) Conceitue Potência e Eficácia de acordo com o gráfico abaixo: 
13-) Discuta com base na definição de potência o gráfico abaixo: 
14-) Sabendo que uma transportador inverso ligado a glicoproteína-P ejeta das células instinais alguns fármacos, explique:
(a) a relação de funcionamento normal da glicoproteína- P com a absorção e biodisponibilidade do fármaco;
(b) o resultado da inibição da glicoproteína-P ou da atividade da parede instestinal.
DISTRIBUIÇÃO: 
15-) Tendo em vista que o volume de distribuição da imipramina é 23 L/Kg e da fenitoína é 0,64 L/Kg, assinale a alternativa que melhor descreve a farmacocinética desses fármarcos: 
a-) a fenitoína e a imipramina possuem a mesma lipossolubilidade e estão distribuídas igualmente nos tecidos periféricos e no plasma. 
b) a fenitoína é mais hidrossolúvel que a fenitoína, desse modo está mais distribuída nos tecidos periféricos e a menor fração está no plasma
c-) a imipramina é mais hidrossúvel que a fenitoína, desse modo está mais distribuída nos tecidos periféricos e a menor fração está no plasma.
d-) a imipramina é mais lipossuvél que a fenitoína, desse modo está mais distribuída nos tecidos periféricos e a menor fração está no plasma.
e-) a fenitoína é mais lipossúvel que a imipramina, desse modo está mais distribuída nos tecidos periféricos e a menor fração está no plasma. 
16-) Cite os fatores que afetam a distribuição: 
17-) Sabendo que os fármacos ácidos ligam-se à albumina plasmática, explique a consequência de diagnóstico de uma hipoalbunemia secundária a doença hepática grave ou síndrome nefrótica em relação à meia-vida do fármaco:
18-) Assinale V ou F relação à barreira hematoencefálica e o SNC à distribuição dos fármacos. Justifique as que forem falsas. 
A- as anestesias intravenosas administradas que atingem o SNC rapidamente têm suas concentrações diminuídas devido à alta vascularização cerebral e a pouca afinidade por estruturas cerebrais. Desse modo, como ocorre com o tiopental o inicio da anestesia é rápido, mas seu efeito é curto. 
B- a barreira hematoencefálica é constituída de células com junções oclusivas, assim o transporte paracelular é menos efetivo que o transcelular. Assim quanto mais hidrossolúvel, melhor o transporte aoSNC.
ELIMINAÇÃO: 
- Biotransformação: 
19-) Defina Biotransformação, diferenciando as reações de FASE I e FASE II: 
20-) Cite fatores que afetam a Biotransformação:
21-)Tendo em vista que a rifampicina é um indutor enzimático (CYP3A4) e que o diazepam é metabolizado por esse complexo enzimático, explique o efeito da coadministração dos dois fármacos, o efeito sobre a terapêutica e a provável solução. 
 
22-)’’A existência de polimorfismo no gene CIP2D6 gera diferentes fenótipos de metabolização (metabolizadores lentos e rápidos) de fármacos como morfina, dextrometorfano, metoprolol e nortriptilina’’. Tendo em vista essas diferenças genéticas e levando-se em conta o aparecimento de efeitos adversos e considerando a janela terapêutica, discuta o que ocorre no organismo com diferentes expressões da CIP2D6.
Referência: http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/11/infarma10.pdf
- Excreção: 
23-) Cite as principais vias de excreção dos fármacos:
24-) Assinale a alternativa que melhor define Excreção: 
A- É o processo que elimina exclusivamente os fármacos lipossolúveis pela urina.
B – É o processo que elimina do organismo fármacos de forma inalterada ou que sofreram biotransformação a compostos que não são lipossolúveis ou a compostos polares. 
C- É o processo que elimina do organismo somente fármacos que sofreram biotransformação a compostos que não são lipossolúveis ou a compostos polares.
D – É o processo que elimina exclusivamente os fármacos que não sofreram alteração pela via renal, respiratória e pelo suor.
E – É o processo que elimina os fármacos a partir da sua absorção pela via Intravenosa, uma vez que esses fármacos são direcionados aos órgãos que filtram o sangue, como o fígado e pulmão. 
FARMACODINÂMICA 
1-) Defina Farmacodinâmica:
- Receptores e Interações: 
2-) Denomine os receptores abaixo de acordo com sua estrutura:
3-) Associe as colunas de acordo com as definições dos receptores dos fármacos:
Tipo de receptor:
(A) Canal iônico transmembrana
(B) Receptor Transmembrana ligado a proteína G intracelular
(C) Receptor Transmembrana com domínio citosólico enzimático
(D) Receptor Intracelular
(E) Enzima extracelular
(F) Receptor de Adesão de Superfície Celular
Local de Interação: 
(I) Extracelular
(II) Extracelular ou dentro da membrana
(III) Extracelular, no interior do canal ou intracelular.
(IV) Citoplasma (enzima, proteína constituinte) ou Núcleo (fator de transcrição)
4-) Identifique o tipo de proteína G, subunidade que faz parte do receptor mais abundante no corpo humano: 
A- Ativa os canais de Ca++, ativa a adenilil ciclase.
B- Ativa os canais de K+, inibe a adenilil ciclase, ativa fosfodiesterase, fecha canais de Ca++.
C- Ativa a fosfolipase C, aumenta IP3 e DAG3, aumenta Ca++ intracelular.
5-) Defina: 
A- Dessensibilização e Infra-regulação;
B- Refratariedade;
C- Inativação;
- Agonistas:
6-) Associe as colunas de acordo com as interações fármaco-receptor: 
(a) agonista total
(b) agonista parcial
(c) agonista inverso
(d) antagonista competitivo
(e) antagonista não competitivo
(f) antagonista reversível
(g) antagonista irreversível 
(h) agonista direto
(i) agonista indireto
( ) Produz resposta. A Ligação de um fármaco a receptor espontaneamente ativado resulta em desativação do receptor ativado, tem efeito farmacológico final parecido com um antagonista.
( ) Não produz resposta, impedindo que outros ligantes a produzam. Mas a ligação é temporária. O efeito inibitório é proporcional à sua concentração, do mesmo modo que se aumentando a concentração do agonista, o seu efeito pode ser superado.
( ) Produz uma resposta em menor escala se comparada aos fármacos que exercem atividade máxima com a mesma finalidade farmacológica. Funciona como um inibidor à ação dos agonistas totais, uma vez que competem pelo mesmo sítio. Como por exemplo, a buprenorfina, que atua sobre os receptores µ-opiódes.
( ) Não produz resposta, impedindo que outros ligantes a produzam. Acopla-se a partir de ligações covalentes que tornam o ligante indisponível a ligação de agonistas.
( ) Produz resposta, ou seja, induz o receptor a efetuar sua função. Sua ação é maior se comparada aos outros tipos de agonistas mesmo em concentrações máximas. 
( ) Não produz resposta, impedindo que outros ligantes a produzam. Liga-se em sítio diferente do ligante endógeno e do agonista. 
( ) Produz resposta. Atua mimetizando o papel do ligante endógeno. Para continuar o efeito farmacológico, deve desligar-se e ligar-se novamente ao receptor. 
( ) Não produz resposta, impedindo que outros ligantes a produzam. Liga-se no mesmo sítio do ligante endógeno, diminuindo a ligação do agonista progressivamente ao aumento da concentração, como por exemplo, a Naloxana que bloqueia o efeito dos opioides. 
( ) Produz resposta de maneira indireta. Atua aumentando os níveis do ligante endógeno, por exemplo, impedindo sua degradação (inibidores da acetilcolinesterase) ou aumentando sua velocidade de liberação (anfentaminas).
- Parâmetros importantes:
7-) Associe as curvas dose-resposta aos tipos fármacos correspondentes: 
Obs: Eixo X: concentração da droga em Log; Eixo Y: Resposta (% basal) 
A
 
 
(1) antagonista
B
 
(
2 ) 
agonista
 total
C
(
3) 
agonista
 parcial
D
(
4) 
agonista
 inverso
8-) De acordo com o gráfico abaixo, descreva a importância de manter a concentração do fármaco dentro da janela terapêutica:
 
9-) Tendo em vista o gráfico abaixo, explique sobre o índice terapêutico:
10-) Comente sobre a Teoria dos Receptores: 
11-) Defina a Afinidade e a Atividade Intrínseca de cada um dos receptores abaixo:
A- Agonista Pleno;
B- Agonista Parcial;
C- Antagonista Competitivo;
D – Antagonista Não competitivo.
12-) Em algumas situações como por exemplo na intoxicação por organofosforados, em que a ligação com o receptor é irreversível, é necessário administrar medicamentos que quebram a ligação em até 48h, já no caso de altas doses de Benzodiazepínicos, pode-se administrar Flumazemil, uma vez que o antagonismo é reversível. Com base nessas informações, associe os gráficos abaixo a cada um dos casos e justifique a escolha.

Continue navegando