Buscar

A ENTIDADE DA CLASSE E A ÉTICA PROFISSIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Projeto e o Empreendorismo: 
 As etapas do Projeto
 
 O Projeto
O projeto prevê e direciona como, quando e por quem as operações serão realizadas. Com o estudo do projeto de construção da obra, as previsões são mais precisas, o processo pode ser otimizado, e o bom resultado tem maior garantia. Na fase de projeto, ainda podem ser estudadas soluções para uma melhor eficiência das edificações, como, por exemplo, economia de energia e reuso de água, gerando uma economia no custo da operação após a entrega.
O Planejamento da obra inclui a previsão de prazo de entrega para cada uma das fases da obra, assim como seus custos, inclui decisões a respeito dos seguintes:
Prazos; Qualidade; Bem estar; Segurança; Meio Ambiente.
 Introdução
Muito mais do que empilhar tijolos ou montar estruturas metálicas, construir é uma missão elaborada que requer análise de cálculos, detalhamento estrutural, tomada de decisões, entre outros fatores que fazem toda a diferença no produto final da obra. Diante disso, o projeto de construção uma obra torna-se indispensável atualmente, quando custo, tempo e exploração de recursos são itens fundamentais ao construir. Ele é um dos elementos fundamentais do processo de produção no setor da construção. É neste momento que são feitas as escolhas que vão direcionar a obra: definições de material, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais, entre outros aspectos que compõem o momento construtivo. É no projeto de construção também que se especificam objetivos, prazos, custos, enfim, é quando se traça o planejamento da obra.
 Etapas do Empreendimento 
As etapas se organizam dentro de grupos (exemplo de grupos: Fundações, Estruturas, Vedações, Coberturas, Instalações, Acabamentos, etc). Sem uma organização das etapas dentro de seus grupos, a lista acaba ficando de difícil compreensão.
Etapas do Projeto
1. PRIMEIRO CONTATO COM O CLIENTE
2. ESTUDOS DE VIABILIDADES PRELIMINARES 
3. LEVANTAMENTOS PRELIMINARES
4. ANTEPROJETO 
5. PROJETO DE ARQUITETURA
6. PROJETO LEGAL 
7. ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO 
8. FASE PRÉ-EXECUTIVO - COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES
9. PROJETO EXECUTIVO
10. LEVANTAMENTO QUANTITATIVO PARA COTAÇÃO DE ORÇAMENTOS
Etapas da Obra:
11. LIMPEZA DO TERRENO ANTES DO INÍCIO DOS TRABALHOS
12. CANTEIRO DE OBRAS
13. PREPARAÇÃO DO TERRENO
14. LOCAÇÃO DA OBRA 
15. FUNDAÇÕES 
16. ESTRUTURAS
17. VEDAÇÕES
18. INSTALAÇÕES DE DUTOS ELÉTRICOS, HIDRÁULICOS, DE GAS, ETC (SISTEMAS COMPLEMENTARES) 
19. INSTALAÇÕES DE CONTRAMARCOS DE ABERTURAS (PORTAS E JANELAS) 
20. COBERTURA
21. ACABAMENTOS
22. OBTENÇÃO DO HABITE-SE
 Conclusão
 Em sua concepção, todos os edifícios devem ser avaliados sob a óptica de um empreendimento, sejam aqueles construídos para uso próprio, objetivando um repasse futuro para incorporar fundos patrimoniais ou, mais comumente, para comercialização. A visão de um negócio é que seja lucrativo e ao se elaborar um projeto, esta condição deverá ser primordial, mesmo que levada em conta de forma intuitiva. A rigor, a visão de empreendimento deveria ser mais abrangente e se estender a todos os requisitos que são usualmente avaliados pelos empreendedores em seus projetos, como exemplo: a questão da durabilidade, o padrão de acabamento, as facilidades de manutenção, a tecnologias das instalações, avaliando-se o reflexo destes itens na determinação do valor de mercado, quanto às preferências do consumidor. Todo projeto deve ser pensado em função das possibilidades do retorno de seu investimento. Fundamentalmente, este trabalho objetiva chamar a atenção sobre estes aspectos, em especial, no ensino da arquitetura.
 Anexo

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais