Buscar

Ética na Reprodução Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0083_Etica
	 Voltar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	
	Data:  (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201401259069)
	
	Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
		
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	 
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401381841)
	
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401441592)
	
	Os aspectos éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana são os relativos à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões. Um importante assunto, de crescente discussão ética, moral e legal é o aborto. Independentemente da questão legal, existe nesta situação um conflito entre a autonomia, a beneficência, a não-maleficência e a justiça da mãe, do feto e do médico. Os julgamentos morais sobre a justificativa do aborto dependem mais das convicções sobre a natureza e desenvolvimento do ser humano do que das regras e princípios. Marque a opção correta, sobre os aspectos éticos e tecnológicos, relacionados a reprodução humana.
		
	 
	Os avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas
	
	Por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são em grande quantidade.
	
	A questão da gênese do ser humano, talvez o menos importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século X já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção
	
	As questões éticas individuais, relativas aos direitos da pessoa e ao modo como pretendem se beneficiar destas tecnologias, mas também nos incitam às questões relativas à saúde hospitalar, na medida em que, em geral, estas tecnologias vêm associadas a velhos instrumentos de diagnóstico e tratamento.
	
	Sempre que a tecnologia avança, seja em que campo for, ela trás consigo outros fatores paralelos à não evolução do conhecimento. O mais pragmático destes fatores não está no próprio uso destas novas tecnologias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401435833)
	
	A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
		
	
	reprodução eficaz
	 
	fertilização in vitro
	
	fertilização múltipla
	
	fertilização integrada
	
	reprodução inócua
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401381839)
	
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401381837)
	
	Um casal decidiu manter material criopreservado para posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
		
	
	É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
	 
	É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
	
	O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
	
	A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
	 
	Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.

Outros materiais