Buscar

Metodologia da Pesquisa AV

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0286_AV_201504302869 » METODOLOGIA DA PESQUISA
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201504302869 - TARSO RODRIGO SILVA DO AMARAL 
	Professor:
	HILDA MONETTO FLORES DA SILVA
	Turma: 9029/AC
	Nota da Prova: 7,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 15/06/2016 16:07:46 
	
	 1a Questão (Ref.: 201504564936)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando trabalhamos o que significa a fonte secundária, procuramos mostrar ao aluno a importância de não usar somente as fontes secundárias.Por que? 
		
	
Resposta: A fonte secundária é a citação e/ou comentário que diz respeito a uma fonte primária, para que a pesquisa tenha mais embasamento e mais credibilidade é necessário fazer uso tanto das fontes primárias quanto das secundárias.
	
Gabarito: Porque basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais não conferindo seriedade e legitimidade ao trabalho.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504562392)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A pesquisa científica integra o conjunto de funções da universidade: ensino, pesquisa e extensão. O resultado escrito é a produção de um TCC que se difere entre tipos definidos por sua formatação e finalidade. No entanto, a qualquer que seja o tipo de TCC, antecede-lhe uma etapa que vários autores descrevem como a fase exploratória da pesquisa. Nomeie e conceitue o documento resultante dessa fase.
 
		
	
Resposta: Revisão de Literatura, resulta da pesquisa e da reunião dos documentos dos autores que são pertinentes ao tema escolhido.
	
Gabarito: 
Sugestão: O documento é o Projeto de Pesquisa. Apresenta o planejamento do trabalho a ser realizado de acordo com normatizações oficiais.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504393615)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Estudamos o conceito de pesquisa e, neste ponto, cabe ressaltar um interessante comentário: Pesquisar é pensar, refletir, ler, discutir, perguntar, criticar, descobrir, enfim, é buscar uma visão, uma explicação, uma idéia, uma solução para as perguntas e problemas que nos movimentam e interessam; é construir, formar e organizar um pensamento (próprio ou não); é alcançar um resultado que apazigúe ou que confirme a inquietude inicial. Saber pesquisar é uma maneira para enfrentar qualquer desafio novo, e a vida dos profissionais é uma constante renova ção destes desafios (MARQUES, 2003). Sobre esta tarefa acadêmica e científica pode-se afirmar que a pesquisa se caracteriza pelo: (MARQUES, Cláudia de Lima. Pesquisa de Iniciação Científica: da inquietude ao sucesso! Palavra do orientador. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2003.) 
		
	
	levantamento de dados sem que seja necessária a elaboração de objetivos gerais e específicos, bem como de uma metodologia específica;
	
	levantamento de dados para a construção de uma visão geral de um assunto qualquer, prescindindo de qualquer problematização;
	
	levantamento de dados que não exigem necessariamente a escolha de um método, já que pesquisar é uma tarefa que realizamos no cotidiano;
	
	levantamento de dados a partir da delimitação e problematização de um tema, a busca de sua solução, bem como o método e as técnicas para sua realização
	
	levantamento de dados secundários e sua compilação com ou sem a referência à fonte da informação porque é uma atividade acadêmica e não científica;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504561854)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre a delimitação de um tema para uma pesquisa, existem alguns critérios. Verifique a citação abaixo e aponte qual critério foi esquecido pelo suposto pesquisador em ambos os casos narrados. CASO 1: Imagine que um estudioso resolveu fazer uma pesquisa sobre as relações sociais entre os índios ianomâmis sem, todavia conhecer as particularidades da pesquisa antropológica, não dominar a língua ianomâmi, não poder se deslocar para a reserva indígena. CASO 2: Um pesquisador ficou muito entusiasmado quando ouviu dizer das novidades no Direito Civil Húngaro. Assim, elaborou um projeto de pesquisa e escolheu para assunto o princípio da informação, a partir da comparação entre o Direito do Consumidor húngaro e o brasileiro. O fato é que não fala húngaro, nunca viajou à Hungria. 
		
	
	O caso 1 mostra que o tema pode ser exequível no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser específico.
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser acessível às suas condições, o tema é obviamente inacessível; no caso 2, temos uma pesquisa igualmente inacessível pelo desconhecimento do idioma estrangeiro.
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser genérico; no caso 2, não observou que o tema deve ser viável.
	
	O caso 1 mostra que o tema deve ser amplo; no caso 2, não considerou que o tema deve respeitar as exigências institucionais.
	
	O caso 1 mostra que o tema não precisa ser delimitado no prazo estipulado; no caso 2, não considerou que o tema deve ser factível.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504571225)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Fontes primárias e fontes secundárias possuem diferentes significações em termos conceituais e diferentes papéis numa pesquisa acadêmica. Dentre as opções abaixo, marque a que melhor condiz com essa perspectiva:
		
	
	Fontes primárias são fontes indicativas e fontes secundárias não são elaboradas como textos e sim como gráficos.
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias não são elaboradas como textos científicos.
	
	Fontes primárias são fontes primitivas e fontes secundárias são elaboradas como estruturas aprimoradas
	
	Fontes primárias são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como textos que debatem e ou comentam essas fontes primárias.
	
	Fontes primárias não são fontes prioritárias e fontes secundárias são elaboradas como estruturas que debatem indiretamente essas fontes primárias.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201504907826)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A etapa do planejamento que propõe uma questão para a qual se buscará responder através da pesquisa é uma das fases mais importantes da pesquisa. A esta fase se dá o nome de: 
		
	
	hipótese 
	
	delimitação do tema.
	
	objetivos 
	
	revisão de literatura 
	
	problematização 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201504598469)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao redigir os objetivos de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) você deverá ter cuidados técnicos e EVITAR o seguinte:
		
	
	iniciar com verbos no infinitivo.
	
	 escrever com  linguagem clara e direta. 
	
	usar linguagem prolixa e subjetiva.
	
	 utilizar termos com significado preciso.
	
	organizar logicamente o pensamento.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505041435)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	 Um grupo de universitários, ao  participar da elaboração de um projeto de iniciação científica,  estava debatendo sobre o que significa visão onisciente. André, um dos alunos da graduação, após consultar o dicionário, esclareceu dizendo:
- Olá  Pessoal! Nenhum assunto de pesquisa pode ser abordado numa visão onisciente, ou seja, de quem já sabe tudo sobre o assunto.
As alternativas  complementam a explicação de André, EXCETO: 
		
	
	Os pesquisadores geram conhecimento permanente.
	
	O olhar da ciência e do pesquisador buscam interpretações diferentes.
	
	Os pesquisadores precisam sustentar argumentos com teorias fundamentadas.
	
	Os pesquisadores realizam pesquisas com fundamentos teóricos diferentes.
	
	Outros pesquisados sobre o mesmo tema podem apresentar diferentes achados teóricos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201504598472)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Confira atentamente a lista de fontes consultadas  e organizadas por  Vanessa Barcellos, quando  escreveu  sua monografia de conclusão de curso. Considere as normas da ABNT e assinale a única que reúne contribuição de distintos autores:
		
	
	LASTRES, Helena M. M.(org.). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1999.
	
	MORIN, Edgar. Os Sete saberes necessários à educação do futuro. Ed.9 . São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2004. 
	
	MARIOTTI, Humberto. O Pensamento complexo. São Paulo:Atlas, 2007.
	
	MEISTER, Jeanne C. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
	
	TARDIF. Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Ed.8, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201504990082)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Ao concluir o TCC, o estudante pesquisador precisa verificar se a paginação do mesmo está de acordo com as normas da ABNT, indicando a localização dos capítulos e das seções  do texto e para  isso  organiza o seguinte item: 
		
	
	ANEXO porque exemplifica argumentos teóricos.
	
	CONCLUSÃO pessoal porque mostra reflexão do próprio autor.  
	
	SUMÁRIO  porque orienta o leitor.
	
	LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS  porque esclarece a terminologia.
	
	REFERÊNCIAS porque atribui  créditos aos autores consultados.

Continue navegando