Buscar

prova fundamentos das ciencias sociais

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			Avaliação: CCJ0100_AV_201603335315 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201603335315 - CINTHIA ABREU SARAIVA DOS SANTOS
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9010/AE
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 15/06/2016 11:08:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201603549453)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Muitas lendas e mitos relatam a história de heróis que, mesmo crescendo no isolamento, tornaram-se humanos ¿ Rômulo e Remo, Tarzan, Mogli ¿ e apresentaram comportamentos compatíveis com o resto da humanidade. Do ponto de vista socioantropológico seria possível a eles apreenderem sozinho os comportamentos humanos? Por quê?
		
	
Resposta: não. porque eles precisariam está inseridos em uma sociedade, para prender a ser social, prender crenças, costumes e valores.
	
Gabarito: Não seria possível o aprendizado de hábitos e costumes humanos vivendo no isolamento. O ser humano necessita de outros seres humanos para realizar seu aprendizado. Neste sentido, ao adquirir cultura, o homem passa a depender muito mais do aprendizado do que a agir através de atitudes geneticamente determinadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603548561)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas:
Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um obstáculo ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.)
1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto?
2- O texto apresenta a idéia de "ficar sozinho", exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
		
	
Resposta: Ação social relativa a fins. O individualismo é uma forma do individuo alcançar e realizar seus objetivos de forma mais rápida e pratica.
	
Gabarito:
1- A ação social que vemos no texto é a ação social com relação a fins, motivada pelo cálculo preciso do objetivo de benefício pessoal, obtenção de vantagens, lucro individual
2- Weber afirma a absoluta singularidade histórica do capitalismo, e aponta a racionalidade econômica e a separação entre os produtores e os meios de produção como elementos de definição do sistema. Nesta perspectiva, percebe o individualismo e a racionalização de condutas como elementos centrais da modernidade.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603941680)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com base na perspectiva das ciências sociais, assinale a ÚNICA opção INCORRETA.
		
	 
	Por serem fenômenos puramente pessoais e subjetivos, as crenças, os valores e os ideais humanos não são assuntos de interesse científico destes estudiosos.
	
	As mudanças cada vez mais rápidas dos padrões morais e culturais das sociedades contemporâneas são assuntos que interessam aos cientistas sociais.
	
	A compreensão crítico-reflexiva da realidade social é uma importante consequência dos estudos científicos das ações humanas em sociedade.
	
	A interpretação é uma dimensão importante deste campo do conhecimento, pois as ações humanas são orientadas por crenças socialmente partilhadas.
	
	As ações dos homens em sociedade resultam de um longo processo de aprendizagem social denominada, por alguns estudiosos, como socialização.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603416231)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quando se comparam as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas:
		
	
	Geralmente as descobertas das Ciências Sociais transformam-se em tecnologia, assim como os resultados das Ciências Naturais.
	 
	Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
	
	Enquanto nas Ciências Naturais o objeto é falante, nas Ciências Sociais ele é mudo;
	
	Nas Ciências Naturais, há uma identidade entre o observador e o objeto, pois ambos são da mesma espécie.
	
	As Ciências Sociais, desde o início, se identificaram mais com os métodos quantitativos, enquanto as naturais usavam mais os qualitativos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603616600)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De fato, dentre os diversos fenômenos sociais observados, um que se destaca como típico da cultura brasileira é o carnaval. Procurando refletir a compreensão teórica do que seja um fenômeno social, assim como as relações que podemos estabelecer entre o social e o cultural, o fenômeno que constitui o carnaval destaca-se como objeto das Ciências Sociais porque :
		
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura ainda que não seja um fenômeno social.
	
	O carnaval pode ser considerado um objeto de cultura por estar associado à violência.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta
	
	O carnaval não pode ser considerado objeto de cultura por ser manipulado pela mídia.
	 
	O carnaval consiste num objeto de cultura porque constitui, como qualquer fenômeno social, produto da inteligência humana.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603989207)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Christopher Hill, em seu livro Reformation to Industrial Revolution: a social and economic history of Britain (apud livro proprietário FCS), no começo do século XVI, um trabalhador inglês levava em média três meses para conseguir sustentar sua família pelo ano inteiro. No final do século XVIII, precisava trabalhar o ano inteiro, sem parar, para obter a mesma renda. A vida estava ficando mais difícil em termos econômicos: para o trabalhador médio, ganhar dinheiro tornava-se um desafio cada vez maior. De acordo com a perspectiva marxista, qual foi o fator decisivo para esta transformação desta realidade social?
		
	
	A ciência que fornece ao homem o domínio sobre a natureza.
	 
	A imensa transformação que a Revolução Industrial havia colocado em movimento.
	 
	A economia de mercado, com a ascensão do capitalismo moderno.
	
	O conhecimento das leis dos fenômenos dos três estados.
	
	O surgimento de uma política liberal, com o decréscimo do capitalismo moderno.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603969691)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os primeiros sociólogos procuravam entender o estado de organização da sociedade em formação, sendo o século XVIII muito importante para o surgimento dessa ciência profunda e complexa, a qual é estudada e analisada até os dias de hoje. Todas as transformações que ocorreram na época trouxeram consigo problemas para a vida em comunidade, daí surge a Sociologia e seus pesquisadores para esclarecerem e organizarem as mudanças ocorridas no meio social, juntamente com os processos que interligam os indivíduos em grupos, associações e insituições. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte(foto acima), em1838, que pretendia unificar a Psicologia, a Economia e a História, levando em consideração que todos esses assuntos giram em torno do homem e seu comportamento. Mas os fundamentos sociológicos só foram institucionalizados com Karl Marx, Émile Durkheim eMax Weber, pensadores renomados que se tornam base para nosso estudo. (http://www.sociologia.com.br/) Sobre os eventos históricos que determinaram o surgimento da sociologia é correto afirma que:
		
	 
	Com a revolução Francesa e a Revolução Industrial a Europapassa por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que determinam o surgimento da Sociologia.
	 
	É a partir da desagregação feudal e da consequente consolidação do trabalho servil que a sociologia passa a ter seus fundamentos estabelecidos.
	
	É somente a partir da Revolução Americana que a Sociologia passa a se constituir como ciência, consolidando-se nas universidades europeias e anglo-saxônicas.
	
	O renascimento Comercial e Urbano, assim, com a ascensão das monarquias absolutistas determinou o surgimento das ciências sociais.
	
	A partir da consolidação do modo de produção feudal a Sociologia passa a ter todos os fundamentos necessários para se organizar sistematicamente como ciência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603955308)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos revelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdem os parâmetros de julgamento da realidade
Qual o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Paulinho Moska exposta abaixo:
"Meu amor o que você faria se só lhe restasse esse dia? Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria? Abria a porta do hospício, fechava a da delegacia? Entrava de roupa no mar, trepava sem camisinha? Dinamitava o seu carro? Parava o trânsito e ria..."
		
	 
	Anomia
	
	Solidariedade orgânica
	
	Anarquia
	
	Alienação
	
	Normalidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603604456)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Weber diz que só existe uma ação social quando o indivíduo a faz orientando-se pela ação de outros. Exemplo disto, é comemorar aniversários, seguir os mandamentos de uma religião, seguir a moda, etc..Neste caso, Weber se refere ao tipo de:
		
	
	ação social afetiva
	
	ação social instrumental
	
	ação social relativa a fins
	
	ação social relativa a valores
	 
	ação social tradicional
	
	
	Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
		
	
	Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.
	
	Impõe restrições para o exercício da interculturalidade.
	 
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
	
	Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais.
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
	 10a Questão (Ref.: 201603416071)
	Pontos: 0,5  / 0,5
Parte inferior do formulário

Continue navegando