AV PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I -Pedagogia EAD
4 pág.

AV PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I -Pedagogia EAD


DisciplinaPesquisa e Prática em Educação I387 materiais3.211 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Fechar
	Avaliação: CEL0469_AV_201512226459 » PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512226459 - ALENE MARIA DOS SANTOS
	Professor:
	MARCIA MEDEIROS DE SOUZA
ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9009/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 11/06/2016 14:59:55
	
	 1a Questão (Ref.: 201512912196)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Para Demo (2001), o que é a pesquisa como princípio acadêmico?
		
	
Resposta: Para Demo a pesquisa é a forrma eficaz de adquirir conhecimento, pois pesquisando estamos buscando e compartilhando conhecimentos.
	
Gabarito: A pesquisa como princípio científico e/ou acadêmico, diz respeito as diversas possibilidade de formação acadêmica tendo como principal referência a pesquisa. O conhecimento científico precisa ser constantemente revisitado, reelaborado considerando a dialeticidade da vida humana. Nesse sentido a pesquisa deve ser inserida nos processos educativos também com vistas a formação de novos pesquisadores, comprometidos com a produção do conhecimento científico que esteja a serviço do ser humano, para a vida humana.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512309432)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para a divulgação e análise crítica de livros, filmes, textos, podemos utilizar a resenha, também chamada de resumo crítico porque o recensor (o resenhista):
		
	
Resposta: Analisou criticamente o filme ou livro(...), possibilitando a elaboração da resenha.
	
Gabarito: Avalia a obra, contextualiza o autor e a obra, inserindo-os em um quadro referencial mais amplo, dialoga com o (s) autor (es) e faz um julgamento do valor e da aplicabilidade da obra e dos conceitos, faz comentários sobre a sua importância.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512414971)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A educação no Brasil está dividida em Educação básica e educação superior. A Universidade Estácio de Sá pode ser considerada como uma das principais instituições de ensino privado de nível superior. Visando uma formação de qualidade cabe a instituição desenvolver sue trabalho a partir da missão do ensino superior. Podemos classificar como missão de uma Instituição de Ensino Superior:
		
	
	Ensinar conteúdos que gerem profissionais repetidores de informações.
	
	Desenvolver prioritariamente atividades de pesquisa
	
	Facilitar a construção de saberes e a aprovação discentes para ingresso no trabalho.
	
	Realizar avaliações para classificar os melhores profissionais e cidadãos.
	 
	Proporcionar o acesso de diferentes segmentos da população ao ensino superior.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512414985)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É por meio do trabalho que homens e mulheres transformam e adaptam a natureza e extraem dela os meios que garantem a sua subsistência. Assim, o trabalho lhes possibilita irem além da pura natureza, podendo, então, assumir uma postura de contraposição, como sujeitos, ao mundo dos objetos. Podemos assim afirmar que do ponto de vista ontológico o ser humano se diferencia dos animais pela necessidade de:
		
	 
	Produzir as suas próprias condições de vida.
	
	Docilizar o seu corpo e o corpo do outro
	
	Imitar outros seres existentes na natureza
	
	Reproduzir ações mecânicas
	
	Alimentar a si e aos outros.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512518848)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da existência da universidade traz à tona, a partir do século XV até meados do século XX, a luta pela conquista da autonomização das universidades, distanciando-se do que então determinava a Igreja e o Estado. Essa autonomia se refere
		
	
	a somente visando a formação de quadros para o Estado.
	
	Ao modelo napoleônico de produzir conhecimento;
	
	Ao modelo francês;
	 
	À produção do conhecimento livre; produção intelectual;
	
	a uma visão de modelo próprio da era medieval;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512485365)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A LDBEN 9394/06 determina que os docentes de educação básica possuam o curso superior, ou seja, que a formação de nossos professores aconteça em cursos de graduação. Ao estudar a história da universidade no Brasil, encontramos nos educadores escolanovistas uma preocupação com os estudos superiores e a precária formação de professores existente. A frase abaixo confirma esta afirmativa:
"A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação dos professores para os colégios secundários de que o Imperial Colégio Pedro II era o modelo e o padrão".
Esta frase faz parte da análise que um dos principais educadores e intelectuais escolanovistas fez sobre as escolas superiores oficiais que o Brasil teve até o final do Império em 1889 e o início da República. Podemos afirmar que o autor desta análise foi:
		
	
	Darcy Ribeiro
	 
	Anísio Teixeira
	
	Plínio Leite
	
	Dermeval Saviani
	 
	Paulo Freire
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512486819)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
		
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	 
	O controle político ideológico; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512516426)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Todo trabalho acadêmico, ou seja, toda pesquisa ou atividade acadêmica pode e deve ser divulgada em diferentes tipos de textos: Assinale a alternativa que não se configura como um trabalho acadêmico:
		
	
	Teses.
	
	Artigos.
	
	Livros.
	 
	Revistas de publicações mensais, vendidas nas bancas de jornais.
	
	Periódicos especializados (revistas) que têm por finalidade publicar artigos e resenhas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512310819)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Memorial é um documento elaborado por você; lá, aparecem suas impressões sobre sua aprendizagem, os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas e as dúvidas. Aparece sua trajetória acadêmica e profissional. É considerado como um "diário" no qual você escreve o que sente, reflete, vive, suas impressões ao longo do caminho. É relevante sobre o memorial:
		
	
	que ele seja produzido coletivamente.
	 
	que seja a descrição de um conjunto de observações e comentário, cuja construção espelha e acompanha o seu processo de aprender.
	
	que ele seja escrito apenas de memória.
	
	que ele seja algo pronto e acabado, com roteiro rígido e previamente definido.
	
	que apresente apenas os fatos de seu percurso acadêmico.
	
	
	 10a