Buscar

AV INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 1.2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fechar 
 
Avaliação: CCT0209_AV_201402140185 » INOVAÇÃO TECNOLOGICA 
Tipo de Avaliação: AV 
Professor: PAULO HENRIQUE BORGES BORBA Turma: 9004/AD 
Data: 18/06/2016 09:06:43 
 
 1a Questão (Ref.: 201402219990) Pontos: 1,0 
Por que afirmamos que o CONHECIMENTO é uma condição imprescindível para que ocorra a inovação tecnológica? 
 Gabarito: A inovação expressa a criação de conhecimento organizacional e deve ser entendida como um processo no qual a organização concebe os problemas e desenvolve meios para resolvê-los, para conseguir tomar as decisões. A inovação, entendida como o uso do conhecimento e das competências organizacionais com o objetivo de criar valor, pode ser aplicada nos processos para melhorar a qualidade dos bens/serviços, reduzir tempo e custos, entre outros objetivos organizacionais. 
 
 2a Questão (Ref.: 201402211406) Pontos: 1,0 
Cite 3 objetivos do uso da Gestão do Conhecimento em uma empresa indicando como podem ser obtidos. 
 Gabarito: · Tornar acessíveis grandes quantidades de informação corporativa, compartilhando as melhores práticas e tecnologias; · Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional); · Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas. · Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário. · Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis. 
 
 3a Questão (Ref.: 201402397316) Pontos: 1,0 
Após entender o valor de conhecimento (o ativo mais importante numa empresa) como principal bem da nossa sociedade, percebemos que é necessário um fluxo de criação, difusão e utilização do conhecimento. Quais os conceitos que surgem como princípios orientadores para conduta de indivíduos e organizações? 
 
 
 aprendizado - criatividade - flexibilidade - sustentabilidade 
 criatividade - flexibilidade, habilidade - aprendizado 
 flexibilidade - habilidade - sustentabilidade - aprendizado 
 utilidade - criatividade - sustentabilidade - habilidade 
 sustentabilidade - habilidade - criatividade - utilidade 
 
 4a Questão (Ref.: 201402391619) Pontos: 1,0 
Segundo Nonaka e Takeuchi, existem diferenças básicas entre o pensamento japonês e o ocidental sobre o conhecimento. Essas diferenças residiriam no fato do pensamento ocidental ter uma compreensão estreita do que seja conhecimento, consequentemente, também dos meios para a sua exploração, e de não ter se desvencilhado do dualismo cartesiano impregnado no pensamento ocidental. Para os japoneses, o conhecimento vai além dos dados quantificáveis e das informações codificadas, e o dualismo estaria presente em separações, tais como tácito e explícito, corpo e mente, individual e organizacional, burocracia e força-tarefa, racionalismo e empirismo, planejamento e implementação, entre outros. A proposta principal do trabalho desses autores foi 
formular uma nova teoria sobre a criação de conhecimento no âmbito organizacional. Para isso, eles investigaram três dimensões do tema: ontológica, epistemológica e temporal. Investigaram também as condições necessárias para a sua criação e exploração. I. Dimensão ontológica - Está fundamentada no ser e na construção do conhecimento pelo indivíduo, independente do modo pelo qual se manifesta. II. Dimensão epistemológica - Está fundamentada no conhecimento, na distinção entre o conhecimento tácito e o explícito. Essa teoria estudou a interação entre o conhecimento tácito e o explícito, identificando quatro modos de conversão. III. Dimensão temporal - Quando as interações na dimensão ontológica e epistemológica se sobrepõem ao longo do tempo (terceira dimensão desta teoria), é formada a espiral do conhecimento, que representa a dinâmica do processo de criação do conhecimento. Marque a alternativa correta: 
 
 
 Apenas as sentenças II e III estão corretas. 
 Apenas a sentença I está correta. 
 Apenas as sentenças I e II estão corretas. 
 Todas as sentenças estão corretas. 
 Apenas a sentença III está correta. 
 
 5a Questão (Ref.: 201402218201) Pontos: 1,0 
Podemos definir inovação tecnológica como: 
 
 
 o desenvolvimento de uma empresa em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades da empresa e dos clientes da mesma. 
 o desenvolvimento de uma estratégia de negócios na qual os clientes atendem às necessidades da empresa e dos empresários do conselho administrativo. 
 a invenção de um produto, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. 
 desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem, processo, empresa ou mercado em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. 
 desenvolvimento, produção ou aprimoramento de um produto, bem ou processo, em que a tecnologia desenvolvida atenda às necessidades ou aos anseios humanos, incorporando-se às atividades humanas. Uma empresa não entra neste contexto de desenvolvimento ou aprimoramento. 
 
 6a Questão (Ref.: 201402218356) Pontos: 1,0 
A empresa Future and Us, que procura uma posição de liderança técnica e de mercado, começou a inovar. Ela tem dado muito valor ao sistema de patentes e está se organizando para disputar com suas concorrentes. Seu departamento de P & D é bem conceituado e está contratando técnicos e cientistas altamente qualificados. A estratégia adotada pela empresa Future and Us é: 
 
 
 uma estratégia dependente. 
 uma estratégia ofensiva. 
 uma estratégia oportunista. 
 uma estratégia defensiva. 
 não se trata de uma estratégia, e sim de um ataque. 
 7a Questão (Ref.: 201402218400) Pontos: 0,5 
Sr. Cannes é um homem persistente, com uma família numerosa, que aceitou riscos ao abrir um negócio próprio. Pesquisou algumas informações pertinentes ao negócio que desejava, buscou eficiência e qualidade no negócio, é muito comprometido com o trabalho, vem estabelecendo metas, planejando e monitorando sistematicamente o seu negócio, é autoconfiante e possui uma grande rede de contatos. Com relação às características de Sr. Cannes, podemos afirmar que: 
 
 
 Sr. Cannes não é um empreendedor, pois somente buscou algumas informações sobre o negócio desejado. 
 Sr. Cannes precisa garantir mais algumas características para ser um empreendedor. 
 Sr. Cannes é um empreendedor. 
 Sr. Cannes precisa alterar seu comportamento empresarial para ser considerado um empreendedor. 
 Sr. Cannes não é um empreendedor, pois com uma família numerosa não estará comprometido com o trabalho. 
 
 8a Questão (Ref.: 201402218776) Pontos: 0,5 
Sobre o comportamento do empreendedor é correto afirmar que o empreendedor busca oportunidades e tem iniciativa porque é capaz de: 
 
 
 Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade, como por exemplo obter financiamentos, entre outros; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias. 
 Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, desde que não seja com riscos, como por exemplo obter grandes financiamentos; agir para se expandir em novas áreas em que tenha algum conhecimento; fazer as coisas antes de solicitado ou de forçado pelas circunstâncias. 
 Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, através da ajuda de terceiros; agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas de solicitado, desde que seja inevitável. 
 Aproveitar oportunidades para copiar projetos e ganhar dinheiro com isso; agir para ocupar cargos de seus colegas que trabalham menos e possuem menor capacidade intelectual; correr muitos riscos. 
 Aproveitar oportunidades para iniciar um projeto, negócio ou atividade;agir para se expandir em novas áreas, produtos ou serviços; fazer as coisas antes de solicitado com moderação e evitando riscos. 
 
 9a Questão (Ref.: 201402729492) Pontos: 0,5 
Quais características distinguem os líderes de perfil inovador? 
 
 
 Deve-se capturar as ideias e conhecimentos dos concorrentes. 
 Coragem de inovar e cuidado para não gerar impacto a partir de suas ideias. 
 Deve-se ter a capacidade de sintetizar coisas dos outros. 
 Coragem para gerar impacto e capacidade acima da média de associar ideias. 
 Deve-se ter a capacidade média de fazer associações de ideias. 
 
 10a Questão (Ref.: 201402218977) Pontos: 0,5 
No exercício profissional de TI problemas geralmente são necessidades do cliente não atendidas. Correlacione os tipos de problemas entre anomalias e crônicos, utilizando (A) para anomalias e (C) para crônicos. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência que completa os parênteses. ( ) São identificados como falhas. ( ) Relatados geralmente por envolvidos na tarefa. ( ) Fazem parte da cultura da organização. ( ) Problemas que geralmente passam despercebidos. ( ) Vistos como acontecimentos normais. 
 
 
 C, A, C, A, C 
 A, C, A, A, C 
 A, A, C, A, C 
 A, A, C, A, A 
 C, C, C, A, C

Outros materiais