Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AV 18

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS AV 18/06/2016
	1a Questão (Ref.: 201509434533)
	Pontos: 0,7  / 1,0
	Considerando a importância das ciências sociais ainda nos dias atuais, em que cenário social a Sociologia produziu suas primeiras explicações? Justifique.
		
	
Resposta: A sociologia produziu suas primeiras explicações através do Iluminismo que se inicio na França, pois foi apartir do iluminismo que começou o estudo sobre a sociedade geral e o indivíduo inserido nesta sociedade mesmo com pensamento diferentes, ou seja a sociedade vem até os dias de hoje modelando os sujeitos e suas sociedades.
	
Gabarito: A Sociologia surge em um cenário de grandes transformações marcado pela industrialização, o cientificismo e de conflitos sociais, políticos econômicos e religiosos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201509248658)
	Pontos: 0,6  / 1,0
	Para Durkheim, as sociedades apresentam uma estrutura de relações e vínculos recíprocos que o autor denominou de solidariedade. A solidariedade social exige formas de controle e constrangimento aplicáveis aos indivíduos que ameaçam a coesão social.
Isso posto, identifique e explique: (I) O fato social apresentado no texto; (II) O tipo de sociedade descrita e a forma de solidariedade social existente.
"Tortura Cotidiana: Mulheres nas Sombras" (Veja, 10 outubro 2002)
A lista de horrores já soa, a esta altura, familiar. Meninas proibidas de ir à escola e condenadas ao analfabetismo. Mulheres impedidas de trabalhar e de andar pelas ruas sozinhas. Milhares de viúvas que, sem poder ganhar seu sustento, dependem de esmolas ou simplesmente passam fome. Mulheres com os dedos decepados por pintar as unhas. Casadas, solteiras, velhas ou moças que sejam suspeitas de transgressões - e tudo que compõe a vida normal é visto como transgressão - são espancadas ou executadas. E por toda parte aquelas imagens que já se tornaram um símbolo: grupos de figuras idênticas, sem forma e sem rosto, cobertas da cabeça aos pés nas suas túnicas - as burcas. Quando o Afeganistão entrou no noticiário por aninhar os terroristas que bombardearam o World Trade Center e o Pentágono, essas cenas de mulheres tratadas como animais voltaram a espantar o Ocidente. (...) Elas veem o mundo através de uma grade de tecido. Sem rosto e sem direitos, as afegãs têm sido vítimas de todo tipo de atrocidades. Qualquer um pode aplicar a lei islâmica.. O mulá (autoridade religiosa) Omar explicou claramente a posição do Talibã: " É um costume milenar, as mulheres, por natureza, são fracas e caem facilmente em tentação. Se deixarmos saírem de casas sozinhas, sem a vigilância de um homem, elas acabam sendo levadas para o pecado."
		
	
Resposta: 1) fato social: A exclusão/discriminação das mulheres da sociedade 2) Sociedade etnocentria por "pregar" a fraqueza da mulher em relação ao homem, solidariedade social de controle e constrangimento.
	
Gabarito: I- O fato social apresentado são as restrições à mulher verificadas na sociedade afegã. II - Trata-se de uma sociedade simples, com grande força da consciência coletiva e pouca autonomia do indivíduo, caracterizando o que Durkheim denominou solidariedade mecânica.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201509381546)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção correta.
		
	
	A explicação sociológica deve seguir os padrões de pensamento dominantes na sociedade estudada.
	
	Todos os sociólogos estão de acordo cm a ideia de que é necessário mudar, além da natureza humana, também a sociedade em que vivem.
	
	No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.
	 
	A explicação sociológica exige um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.
	
	Há estreita vinculação entre a psicologia e a sociologia, pois os estados de consciência individual e coletiva têm a mesma natureza.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201509381541)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Roberto da Matta, em seu livro Relativizando, discute as principais diferenças entre ciências naturais e ciências sociais (e humanas). A compreensão destas questões permite afirmar que:
		
	
	A principal característica das ciências sociais é o estabelecimento de uma distinção fortemente marcada entre a qualidade do sujeito e do objeto pesquisado.
	 
	Nas ciências sociais o conhecimento de outras realidades sociais permite, por contraste, o reconhecimento de elementos do próprio sistema social do pesquisado.
	
	Enquanto os objetos das ciências naturais podem ser considerados complexos, os objetos das ciências sociais devem ser considerados simples.
	
	São considerados verdadeiros em ciências sociais apenas os conhecimentos que podem ser reproduzidos em condições controladas.
	
	Nas ciências sociais o investigador mantém sob controle o objeto de sua investigação, sem que este reaja a suas formulações.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201509789885)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na segunda metade do século XIX a "antropologia de gabinete" é questionada. Afinal, como falar sobre uma cultura que nunca se viu? Como descrever eventos que nunca se vivenciou? Com esses questionamentos nasce uma nova prática na antropologia que tem características próprias das Ciências Sociais e é chamada de
		
	
	Estudo de caso
	
	Antropologia de Gabinete
	
	Relativista
	
	Etnocêntrica
	 
	Etnografia
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201509379681)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carta Capital - 06/03/2013 - Multidão acompanha cortejo de Hugo Chávez Brasília " Acompanhada por uma multidão de simpatizantes e seguidores, a urna com o corpo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou o Hospital Militar, em Caracas, ao meio-dia, e iniciou o cortejo rumo ao Forte Tiuna, na Academia Militar, onde começou a ser velado. (...) A multidão, que portava bandeiras vermelhas, identificam o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), entoava canções que expressavam seu carinho pelo líder bolivariano, a quem reconhece sobretudo pelas políticas de inclusão social e pela defesa da unidade latino-americana."Chávez é nosso pai. Mesmo que não esteja aqui conosco, sempre nos acompanhará. Um homem como ele aparece a cada 200 ou 300 anos", disse, emocionado, um homem de cerca de 60 anos. Ao lado, uma jovem de não mais que 20 anos, exibia, chorando, uma bandeira com o rosto do presidente, que dizia: "Todos somos Chávez". A multidão que acompanhou o funeral de Hugo Chaves e as expressões do tipo "Chávez é nosso pai", reportada na notícia acima, nos recorda qual conceito central na teoria dos tipos puros de dominação elaborada por Max Weber?
		
	
	Dominação protestante.
	 
	Dominação carismática.
	
	Dominação política.
	
	Dominação capitalista.
	
	Dominação bolivariana.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201509277388)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Assinale a alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema:
		
	
	Negação do Estado como entidade organizadora e responsável pela harmonia coletiva baseada na hierarquia social.
	
	Concepção que idealiza a superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.
	 
	Denúncia dos laços de funcionalidade que unem as instituições sociais e garantem os privilégiosda classe dominante.
	
	Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas e implantar o igualitarismo social..
	 
	Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201509871690)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a Consciência Coletiva, um dos principais conceitos sociológicos de Durkheim, assinale a alternativa correta:
		
	
	Se baseia na consciência de indivíduos singulares e garante o individualismo.
	 
	A consciência coletiva define o que, em uma sociedade, é considerado "imoral", "reprovável" ou "criminoso".
	
	Toda teoria sociológica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais não têm existência própria, já que depende daquilo que pensa e faz cada indivíduo em particular.
	
	Durkheim afirma categoricamente que no interior de qualquer grupo ou sociedade, não existe a consciência individual.
	
	A consciência coletiva aparece como um conjunto de regras fracas as quais não se constitui em uma moral.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201509792713)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A telenovela difunde uma maneira de ver o mundo na qual tudo pode acontecer, todos podem ser ricos, os pobres são felizes, há sempre um príncipe encantado que resolve os problemas da moça pobre e assim por diante. Que conceito marxista é o mais apropriado à análise desta situação social?
		
	
	Práxis
	 
	Ação social
	
	Anomia
	
	Ordem social
	 
	Ideologia
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201509253435)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia o artigo transcrito da Constituição da Republica Federal: "Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. §1° O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional." (BRASIL. Constituição [1988]. Constituição da República Federativa do Brasil. 31. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. p. 134.) É correto afirmar que no artigo transcrito a Constituição Federal:
		
	
	Propõe um modelo para apresentação de projetos culturais.
	
	Orienta o processo de homogeneização e padronização cultural.
	
	Impõe restrições para o exercício da interculturalidade.
	
	Estimula o investimento estatal que visa evitar o hibridismo cultural.
	 
	Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.

Outros materiais